Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ataque a site não se fez sentir no parlamento

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

Turbo-anestesista na PPP de Braga

0 comentários

Turbo-anestesista na PPP de Braga:
Assunto: Doentes anestesiados em simultâneo pelo mesmo médico no Hospital de Braga

Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República

No dia 14 de Novembro de 2011, um médico anestesista do hospital de Braga, gerido em regime de Parceria Público-Privada (PPP) pelo grupo Mello, anestesiou, simultaneamente, vários doentes operados em diferentes salas do bloco operatório do Hospital de Braga, o que constitui uma má prática susceptível de colocar em risco a vida dos doentes. Esta situação, que é contrária às orientações internacionais e também da própria Ordem dos Médicos sobre esta matéria, repetiu-se por diversas vezes ao longo desse dia. Acresce salientar que é física e tecnicamente impossível monitorizar o que se passa em todas as salas ao mesmo tempo.

O anestesista em questão foi escolhido pelo grupo Mello para o cargo de director clínico do novo Hospital de Braga. O referido médico ficou conhecido por, em 2009, ter abandonado o serviço de urgência do hospital para participar numa inauguração de um campo de golfe, ausentando-se durante oito horas, sem se fazer substituir, apesar dos registos hospitalares assinalarem a sua entrada às 8h37 e a saída às 9h48 do dia seguinte.

Em declarações ao jornal que denunciou a anestesia simultânea de vários doentes pelo mesmo clínico, tipo turbo-anestesista, o médico refuta a acusação. No entanto, as explicações avançadas não são convincentes, nem esclarecedoras, uma vez que colidem com a informação contida nos próprios registos individuais das cirurgias realizadas nesse dia, a que o Bloco de Esquerda teve acesso.
Os registos das cirurgias mostram que o médico foi o anestesista responsável, em horas coincidentes, em 2 ou 3 salas simultaneamente.

No período da manhã, até às 14h, houve sete doentes operados, nesta situação. Por exemplo, o médico anestesiou em duas salas diferentes – uma era de Ortopedia (sala 10) e a outra de Urologia (sala 4) – onde decorriam procedimentos cirúrgicos que não podem ser feitos com a tal anestesia tópica/local, mencionada nas declarações feitas hoje pelo médico à imprensa.

No período da tarde, outro exemplo desta prática irregular, em que uma das suites operatórias era Oftalmologia. Mesmo quando na presença de técnicas cirúrgicas "mais simples" a presença do médico de anestesia é fundamental, conforme prática corrente e obrigatória no Serviço nacional de Saúde (SNS) e internacionalmente. Cita-se a este propósito o Parecer da Direcção do Colégio de Especialidade de Oftalmologia da Ordem dos Médicos: “A presença de um especialista em anestesiologia, ainda que a cirurgia decorra sob anestesia tópica, é sempre imprescindível. Eventuais complicações durante a cirurgia, que sempre poderão surgir mesmo a cirurgiões experientes e até o grupo etário em que habitualmente a cirurgia da catarata é realizada são motivos bastantes, mas não únicos, para que o anestesiologista esteja efectivamente presente”.

Ainda no período da tarde, uma doente sujeita a procedimento cirúrgico diferenciado ginecológico das 14h10 às 17h16, “partilhou” o anestesista em questão com outra sala de Urologia, onde decorria um procedimento igualmente diferenciado, das 15h25 às 15h55, e ainda com três outros doentes da sala de Oftalmologia (das 15h às 16h21, das 16h34 às 16h55 e das 17h06 às 17h24). Ou seja no mesmo horário foram anestesiados 5 doentes em três salas distintas.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

1.Já decretou o Ministério da Saúde a abertura de algum inquérito para apurar os factos e os motivos por que ocorreu a situação acima descrita?

2.O gestor do contrato relatou o ocorrido ao Ministério da Saúde?

3.Considera o Ministério da Saúde compatível a acumulação de funções de director clínico do Hospital de Braga com o exercício de actividade clínica no mesmo hospital?

4.O número de anestesistas no Hospital de Braga é suficiente para assegurar o normal funcionamento no bloco operatório, de acordo com as boas práticas e normas vigentes?
Palácio de São Bento, 21 de Novembro de 2011.

O Deputado, João Semedo

As PPPs não param de nos surpreender. E a PPP da inginheira ainda não começou!
Esperem para ver.
Leia mais clicando aqui...

Médicos portugueses receitam e pedem exames a mais

0 comentários

Médicos portugueses receitam e pedem exames a mais:

Grande parte do desperdício no Serviço Nacional de Saúde é da responsabilidade dos médicos. Esta é pelo menos a convição do presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida – ele próprio um médico. Miguel Oliveira e Silva diz que os clínicos portugueses receitam demais, pedem exames a mais e, muitas vezes, fazem-no por causa de interesses comerciais.


Vejam aqui ou cliquem em baixo – Reportagem de Jorge Correia.





Leia mais clicando aqui...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Kinect 2 terá capacidade para ler os lábios dos utilizadores

0 comentários

Kinect 2 terá capacidade para ler os lábios dos utilizadores: Agora que se aproxima a data de lançamento da nova versão da XBox e do Kinect, começam a surgir as primeiras novidades de monta e os primeiros rumores surgiram também. Segundo os últimos rumores, apresentados pelo site Eurogamer, a nova Kinect terá uma definição tão grande que terá a capacidade de ler lábios e avaliar [...]
Leia mais clicando aqui...

domingo, 27 de novembro de 2011

SEP insurgiu-se contra a colheita de sangue executada por Enfermeiros!!

0 comentários

SEP insurgiu-se contra a colheita de sangue executada por Enfermeiros!!:
(Clicar para ampliar e ler)

Isso mesmo: o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP, quem mais?) considera que Enfermeiros que colham sangue a utentes estão a usurpar funções!!! Ou seja, é contra a colheita de sangue realizada por Enfermeiros!

É no mínimo assombrosa a notícia veiculada pelo Jornal Alto Alentejo, onde um dirigente do SEP acusou o Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) de obrigar (!?) os Enfermeiros a usurpar funções dos técnicos de análises clínicas.

Segundo o dirigente sindical são os técnicos de análises clínicas que têm "formação específica na área", pelo que o CA estará a "obrigar os Enfermeiros a usurpar funções a que não são suas"!!! Surrealmente anedótico!!

Os Enfermeiros sempre colheram e colherão este tipo de espécimen (sangue), desde que enquadrado na normal prestação de cuidados, subordinada ao processo de enfermagem, e na observância da complementaridade de funções dentro dos serviços de saúde! A competência é nossa! O Enf. Filipe Marcelino (lista Continuidade..) partilha também desta posição: essa "função é dos flebotomistas"! Inaceitável! Que defensores da classe!

Pelos vistos o SEP voltou à vida, considerando que inclusivé vão a eleições (depois de 2 anos em situação ilegal). É pena que os cabecilhas sejam os mesmos de sempre… aqueles que negociaram a bela carreira que temos e que não souberam rentabilizar a força de um protesto com mais de 15 mil Enfermeiros!

É também estranho que a Ordem não se tenha já insurgido contra a barbaridade proferida por este dirigente, visto que é a quem compete qualquer pronunciação sobre regulação do exercício profissional. Ou, porventura, nem será assim tão estranho, se considerarmos que uma das principais defensoras da lista C para a Ordem (a que representa a continuidade da actual Ordem) na blogosfera, sites e facebook tem sido a Enf. Guadalupe Simões, actual Vice-Coordenadora Nacional do SEP e mais uma vez recandidata ao mesmo.
A agonia continua...
Leia mais clicando aqui...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Promovendo Saúde Mental | entroncamentoonline.pt

0 comentários

Promovendo Saúde Mental | entroncamentoonline.pt

"O meu nome é João Tomás, vivo e trabalho na nossa terra e sou enfermeiro especialista em Saúde Mental. Começo aqui a minha rubrica mensal com pequenos artigos que pretendo nos ajudem a todos a ter melhor Saúde Mental, logo a ser mais felizes e a sentirmos-nos melhor.
Nestes tempos em que a névoa da crise ensombra as nossas cabeças e os /cabeçalhos dos jornais apenas nos trazem preocupações, nunca foi tão difícil manter a nossa Saúde Mental.
Mas o que é isto de Saúde Mental?
Tal como Saúde não é apenas a ausência de doença, Saúde Mental está também muito para além da ausência de doença mental. Isto de se ter Saúde Mental está directamente ligado ao nosso nível de Bem-Estar (psicológico) perante nós e a nossa vida. Significa sentirmos-nos bem connosco e com os outros, em nossa casa, na rua, no trabalho, no café, no clube, etc. Obviamente nem tudo depende de nós, existe uma
grande parte da nossa Saúde Mental que depende do local de trabalho onde estamos ou da cidade onde vivemos, por exemplo, no entanto, a forma como nos conhecemos e como nos dispomos a viver é uma grande parte do trabalho a ser feito. Neste período de crise é extremamente importante manter uma atitude positiva perante a vida, isto é, procurar ver sempre “o copo meio cheio” ao invés do tradicional “meio
vazio”, ou seja, temos de tentar retirar alguma coisa positiva das coisas menos positivas que nos acontecem diariamente, das notícias preocupantes que despejam sobre nós. Difícil? Com certeza, mas nunca se perde nada em tentar… já diz o povo.
Uma grande ideia a mudar na sociedade é que procurar ajuda por não nos sentirmos bem mentalmente é sinal de fraqueza, ou que somos “loucos”. Pedir ajuda a um profissional especializado (Enfermeiro especialista em Saúde Mental, Psiquiatra, Psicólogo, entre outros) é considerado pela sociedade, erradamente, como um sinal de loucura, razão pela qual muitas pessoas que dela necessitam não a buscam.
Temos de encarar a Saúde Mental com a naturalidade com que encaramos a Saúde Física, porque, no fundo, as duas estão tão ligadas que é impossível desligar uma da outra. Logo, se procuramos ajuda quando nos dói um joelho porque não procurar ajuda se sentimos que algo não está bem connosco? Se andamos cansados, desmotivados ou demasiado ansiosos, porque não procuramos solução para estes problemas?
Muitas pessoas no nosso país têm algum tipo de sofrimento mental, em números, 1 em cada 4 portugueses sofre em algum período da sua vida de sofrimento mental, que pode originar doença mental, sendo que 5% a 8% da população portuguesa desenvolve, em cada ano, uma doença mental com um certo grau de
gravidade, no entanto, apenas 1,7% procura ajuda especializada. Tudo isto acontece, muito devido ao estigma social que existe em relação a esta temática.
O ser humano, naturalmente, teme o que desconhece, e que maior mistério para a existência humana do que o funcionamento da sua mente. Para além deste receio natural, o estigma contra o tema da Saúde Mental e, especialmente, contra a Doença Mental desenvolveu-se de outras ideias erradas, tais como:
· Mito : As pessoas com doença mental são agressivas, são capazes de tudo;
· Realidade : Existem, de facto, pessoas mais agressivas e outras menos agressivas. Na verdade, a grande maioria das pessoas na sociedade é pouco agressiva, existindo uma minoria muito pequena de pessoas que é agressiva e violenta. Isto é verdade para todas as pessoas, quer tenham ou não doença mental.
· Mito : As pessoas com doença mental estão assim por que querem, ou porque não tiveram capacidade de organizar a sua vida;
· Realidade : Ninguém tem uma doença mental por que quer. As doenças mentais são como as demais doenças, existem comportamentos de risco é certo, mas a grande maioria das doenças (incluindo as doenças mentais) surgem sem que possamos fazer nada para as evitar.
· Mito : As pessoas com doença mental são incapazes de viver junto dos demais, porque são esquisitos e não se sabem comportar.
· Realidade : É completamente falso que uma pessoa com doença mental não possa viver junto dos demais, estas pessoas são como outra qualquer.
Devidamente acompanhados são pessoas produtivas e completamente integradas na sociedade e nem sequer se repara que têm esta ou aquela doença mental. São completamente “normais”.
Bem-haja a todos."
Leia mais clicando aqui...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ordem dos Enfermeiros cria alerta pela Qualidade e contra cortes no SNS

0 comentários

Ordem dos Enfermeiros cria alerta pela Qualidade e contra cortes no SNS:


A Ordem dos Enfermeiros de forma a tentar responder ao contexto socioeconómico e politico do País que tem implicado graves e fortes cortes com implicação directa no funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – com sucessivos anúncios de cortes nas despesas do SNS, decidiu monitorizar no terreno a tradução desses cortes, ao nível da qualidade da prestação de cuidados de saúde aos portugueses.


Criou-se assim o espaço – Enfermeiros alerta pela Qualidade – através do email: enfermeirosalerta@ordemenfermeiros.pt – para receber as informações dos membros sobre situações:






        1. reveladoras de dificuldades de acesso a cuidados de saúde / Enfermagem;

        2. reveladoras de situações de insegurança na prestação de cuidados.





Assim, na defesa dos cuidados prestados à população e no quadro da discussão do orçamento Pede-se aos enfermeiros para transmitirem à OE todas as situações que, tendo origem em medidas de restrição introduzidas nas várias organizações de saúde, se venham a traduzir em prejuízo para a qualidade da prestação de cuidados de saúde e de Enfermagem.


Concordamos com a frase “Não há boa decisão sem envolvimento dos profissionais, nomeadamente dos enfermeiros que melhor conhecem a dinâmica das organizações de saúde.”



PS: Acrescentamos, pede-se a todos os Enfermeiros que estão em campanha nestas eleições da Ordem dos Enfermeiros que reportem estas situações.




Leia mais clicando aqui...

70%

0 comentários

70%:


"A injúria e a violência física são as principais agressões de que os profissionais de saúde são alvo e os enfermeiros são os principais atingidos, representando mais de 70% dos casos reportados, revela um relatório sobre esta temática, divulgado hoje pela Direcção-Geral da Saúde." link (Jornal Público)

Este é um fenómeno perfeitamente reconhecido por nós. Agora notem bem a mesma notícia, mas veiculada pela TVI:

"Médicos insultados e agredidos por utentes" link (TVI)

Curioso como a sensacionalização dos factos virou isto a favor da vitimização médica. Nem a verdade imputada aos Enfermeiros é tratada coma devida decência e rigor! A seguir acrescenta: "num total de 79 indivíduos, entre os profissionais de saúde vítimas de violência no local de trabalho, 56 são enfermeiros, 16 médicos, 5 são auxiliares de ação médica e 2 são administrativos."
.
O título não deixa de ser verdade, mas subverte a intenção coerente dos números. Os Enfermeiros levam, mas pelos vistos é os Médicos é que sofrem... (não tarda um subsídio de risco para eles)
Por falar em violência contra Enfermeiros, alguma estrutura ou associação de Enfermagem tem alguma iniciativa projectada ou em execução nesta área? Alguém? Sindicatos? Ordem?
Leia mais clicando aqui...

Resposta da Enfermagem Primeiro (Lista A) às questões mais frequentes!

0 comentários

Resposta da Enfermagem Primeiro (Lista A) às questões mais frequentes!:
As Frequent Asked Questions (FAQ) reflectem, na sua globalidade, a filosofia de trabalho e postura da candidatura Enfermagem Primeiro - Lista A - para uma renovada Ordem dos Enfermeiros. Esta filosofia e estratégia de intervenção deve ser transversal, harmoniosa e coerente: é um imperativo condicional para o funcionamento sintónico da mesma!

É de vital importância que se eleja a mesma lista (Lista A) em todos os órgãos e secções regionais, sob a pena da Ordem se tornar numa MANTA DE RETALHOS ingovernável, com prejuízo máximo para todos os Enfermeiros, respectivo exercício profissional e cidadãos.
Qual a vossa posição sobre as quotas? link

Como olham e pensam acompanhar outras actividades dos Enfermeiros em áreas específicas e de risco? link

Qual a vossa posição relativamente ao Modelo de Desenvolvimento Profissional? link

Porque é que a Ordem dos Enfermeiros não intervém para reduzir os numerus clausus? link

Qual a vossa opinião sobre a disparidade de currículos e critérios de ingresso para os cursos de Enfermagem de base e especialidades? link

Qual a vossa opinião sobre a disparidade de vencimentos entre os Enfermeiros que estão no público vs privado? link

Acham que os especialistas que não sejam pagos como tal devem exercer a especialidade? link

Qual a vossa opinião sobre a precariedade a que os Enfermeiros são actualmente sujeitos? link

Qual a vossa opinião sobre o facto de um número significativo de especialistas estar a exercer como generalistas? link

Qual a vossa opinião sobre o valor dos vencimentos dos Enfermeiros? link

Que incremento pensam dar ao papel da Ordem dos Enfermeiros? link

Que mais-valias pensam criar para os Enfermeiros por serem membros da Ordem dos Enfermeiros? link

O que acham relativamente à acumulação de empregos? link

O que acham da nova carreira? link

Como vão regular a qualidade dos Enfermeiros que entram na profissão? link

Como vão lidar com as usurpações de funções? link

O que vão fazer relativamente às funções de gestão na Enfermagem? link

Que mudanças vão introduzir no funcionamento da Ordem dos Enfermeiros? link

Como pensam promover a investigação no seio da profissão? link

Qual a vossa opinião sobre a prescrição por Enfermeiros? link

O que vão fazer relativamente às dotações seguras? link

O que vão mudar relativamente aos pareceres "nim" que a Ordem dos Enfermeiros emite? link

Qual a vossa posição relativamente às especialidades? link

Qual a vossa opinião sobre a relação entre a especialização e o Modelo de Desenvolvimento Profissional? link

O que vão fazer quanto ao desemprego? link

Como vão acabar com os "feudalismos" na Ordem dos Enfermeiros? link

O que vão fazer para melhorar a qualidade da intervenção pública da Ordem dos Enfermeiros? link

Quais serão algumas das vossas bandeiras políticas? link

Qual a vossa opinião sobre os Enfermeiros que aceitam trabalhar por valores/hora ou vencimentos indignos para a profissão? link

Como pensam resolver o problema dos Enfermeiros militares? link

Como pensam defender a dignidade e escopo de intervenção da profissão, nomeadamente ao nível das funções dos Enfermeiros? link

Como pensam valorizar a profissão, tanto a nível económico, social e político? link

Qual a vossa opinião sobre as actividades formativas da Ordem dos Enfermeiros, nomeadamente os seminários e congressos que organiza? link

Qual a vossa opinião sobre as relações pouco claras entre Ordem dos Enfermeiros e os partidos, as instituições de ensino e os sindicatos? link

Que vão fazer para promover a autonomia da Enfermagem? link


Leia mais clicando aqui...

domingo, 13 de novembro de 2011

Votar com ponderação...

0 comentários

Votar com ponderação...:
(Clicar para ampliar e ler)
Leia mais clicando aqui...

Braços robóticos autônomos ficam mais espertos

0 comentários

Braços robóticos autônomos ficam mais espertos: Cientistas do MIT criaram dois novos algoritmos capazes de calcular trajetórias ao longo de um espaço livre com altíssima eficiência.
Leia mais clicando aqui...

Diodo nanofluídico une mundos eletrônico e biológico

0 comentários

Diodo nanofluídico une mundos eletrônico e biológico:

O novo componente pode dar um novo impulso ao nascente campo da bioeletrônica, fazendo a interface entre os computadores e o mundo biológico.
Leia mais clicando aqui...

velhos hábitos

0 comentários

velhos hábitos: "A Igreja Católica aceitou renunciar a dois feriados religiosos, caso o Governo renuncie também a dois feriados civis. "Esta é a condição"", lê-se no JN.

Ora, independentemente do que pense sobre a questão dos feriados, expliquem-me lá como se eu fosse burro: Mas Portugal não é um país laico? Isso não está consagrado na Constituição da República Portuguesa?
Então mas quem é a Igreja Católica para aceitar ou deixar de aceitar e ainda impor condições?!

Ainda por cima a mesma instituição que faz coisas destas.

É como aquela do pároco de Tomar (nalguns meandros apontado como putativo candidato do PSD local para 2013, desejo confirmado em off por sociais-democratas locais) de propor a mudança de feriado para o dia de Santa Iria...
Boa resposta do arqº Costa Rosa. (se não estou em erro n'O Templário).

A césar o que é de césar, a deus o que é de deus, lê-se na biblia, o livro que a instituição igreja produziu e por onde supostamente se rege. Porque não seguem as suas próprias orientações?
Leia mais clicando aqui...

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O exame da troika

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

Saúde XXI

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Afinal vai haver Subsídio de Férias e Natal... senão vejam e confirmem...!!!!!!!‏

0 comentários

Se o exemplo deveria vir de cima, como é possível que no Orçamento de Estado para 2012 esteja prevista uma verba para pagamento de subsídio de férias e de Natal aos que exercem funções na Assembleia da República?
 Afinal vai haver subsidio de férias... senão vejam e confirmem na publicação do Diário da República de 18 de Outubro 2011...!

 Uma situação que merece a maior indignação da parte de todos nós, funcionários públicos, a quem vão ser retirados os subsídios de férias e de Natal.

Se o vosso cepticismo vos impede de acreditar, consultem o anexo que vos envio (sublinhado a amarelo)


 
Por favor.....não parem este email.....!É preciso que se saiba o que é a igualdade de sacrifícios neste País !!
 
Importante reenviar....
 
 

 
Leia mais clicando aqui...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mais palavras para quê?

0 comentários

Mais palavras para quê?:



Imagem cedida por Anastácia Venenosa, mulher-a-dias na Quinta da Marinha, Bicuda, Lapa e Parque das Nações
Leia mais clicando aqui...

Teste de Miopia

0 comentários

Teste de Miopia:

Teste de Miopia, olhe para imagem abaixo e diga quem você está vendo, se já usar óculos veja a foto com ou sem óculos para ver a diferença.


Leia mais clicando aqui...

Os motivos porque não estudo

0 comentários

Os motivos porque não estudo:

Nada de me chamar de vagabundo, tudo tem uma lógica na vida, veja se não estou certo?!?!





Leia mais clicando aqui...

Tecnologia transforma qualquer superfície num ecrã tátil

0 comentários

Tecnologia transforma qualquer superfície num ecrã tátil: Uma nova tecnologia promete transformar (quase) qualquer superfície num ecrã tátil. A palavra mais correta será interface tátil, na medida em que este pode ser projetado nos mais diversos suportes, incluindo mesas, portáteis e o próprio corpo humano, relata quem já interagiu com a nova plataforma.



O projeto, que nasce uma parceria entre a Microsoft e o Instituto de interação homem-máquina da Universidade Carnegie Mellon, foi apresentado ao público esta semana, gerando entusiasmo entre meios especializados como TechCrunch, que experimentou a novidade.



Este interface de utilizador é totalmente multitoque e o sensor do sistema é capaz de localizar no espaço a superfície que está a ser usada pelo utilizador, garantindo que o interface está sempre disponível. Para isso, recorre a um projetor portátil e um scanner 3D semelhante ao Kinect.



Denominado OmniTouch, é capaz de identificar cliques feitos com um dedo em qualquer superfície onde esteja a ser projetado, assim como de reconhecer comandos que impliquem a deteção da posição e deslocação dos dedos nessa superfície.



Ao contrário de outros projetos, como o Microsoft Surface, este dispensa grandes aparatos ao nível do hardware, não podendo, no entanto, abdicar de um sensor colocado no ombro do utilizador. Mas note-se que este não passa ainda de uma prova de conceito.




Os testes e potencialidades são demonstrados num vídeo online, que reproduzimos abaixo.











Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Leia mais clicando aqui...

Médicos e Enfermeiros do INEM Passam a trabalhar nas Urgências

0 comentários

Médicos e Enfermeiros do INEM Passam a trabalhar nas Urgências:


Saiu dia 03 e está disponível no portal da saúde … O objectivo será rentabilizar os recursos humanos disponíveis e ao mesmo tempo diminuir os custos. Assim cerca de dois mil médicos e enfermeiros do INEM vão ser integrados nas equipas de urgências no prazo de um ano.


O Despacho n.º 14898/2011, DR n.º 211 Série II, de 2011-11-03 (DOwnload AQUI) define os meios de emergência pré-hospitalares de suporte avançado e imediato de vida do INEM, que actuam no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), e as bases gerais da sua integração na rede de serviços de urgência.


Deste Despacho saliento :



— Os meios de emergência pré -hospitalar referidos devem existir,obrigatoriamente, na rede articulada de serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde consoante os seguintes níveis diferenciados:



a) Os serviços de urgência polivalente (SUP) e os serviços de urgência médico -cirúrgica (SUMC) devem integrar uma VMER;

b) Os serviços de urgência básica (SUB) devem integrar uma ambulância SIV.



2.1 — As excepções ao previsto no número anterior devem ser devidamente fundamentadas e autorizadas pelo membro do Governo responsável pela área da saúde.



3 — As equipas das VMER e das ambulâncias SIV já criadas devem ser integradas, no prazo de um ano a contar da data da produção de efeitos do presente despacho, nas equipas dos serviços de urgência das unidades de saúde em que estão instaladas, sob orientação das administrações regionais de saúde, através de protocolo específico celebrado com o INEM, I. P., e homologado pelo membro do Governo responsável pela área da saúde.



4 — As equipas das VMER e das ambulâncias SIV a criar iniciam a sua atividade de emergência pré -hospitalar, em modelo de equipas integradas nos serviços de urgência, no prazo de três anos a contar da data da produção de efeitos do presente despacho, em função dos recursos disponíveis, sob orientação das administrações regionais de saúde, através de protocolo específico celebrado com o INEM, I. P., e homologado pelo membro do Governo responsável pela área da saúde.



5 — As responsabilidades financeiras e de gestão são partilhadas entre o INEM, I. P., e a unidade de saúde na qual o meio fica sediado, com as seguintes atribuições e orientações reflectidas no referido protocolo.




Leia mais clicando aqui...

domingo, 6 de novembro de 2011

Please?

0 comentários

Please?:



Submitted by: samanthaviana

Posted at: 2011-11-02 04:14:54

See full post and comment: http://9gag.com/gag/466201

Leia mais clicando aqui...

Trust me, I'm an engineer

0 comentários

Trust me, I'm an engineer:



Submitted by: yufanwang

Posted at: 2011-11-03 04:14:10

See full post and comment: http://9gag.com/gag/475066

Leia mais clicando aqui...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Saúde: Empresa desenvolveu dispositivo microeletrónico para evitar úlceras de pressão em acamados

0 comentários

Saúde: Empresa desenvolveu dispositivo microeletrónico para evitar úlceras de pressão em acamados:
A Tomorrow Options, «spin-off» INESC TEC/FEUP, apresentou hoje, no Porto, um dispositivo microeletrónico que vai auxiliar as equipas de enfermagem a prevenir o aparecimento das úlceras de pressão em pacientes privados de movimentos.
O MovinSense, colocado no peito do paciente acamado e privado da capacidade de se movimentar sozinho, regista a posição do paciente e comunica via «wireless» com as equipas de enfermagem, alertando-as sempre que é necessário reposicionar um paciente.
O objetivo é prevenir o aparecimento de úlceras de pressão, um tipo de ferida facilmente evitável e que, por isso, é consensualmente considerado um erro clínico, mas cujo tratamento é dispendioso, custando em média cerca de quatro por cento do orçamento de saúde de um país desenvolvido.
Leia mais clicando aqui...

O Ministério da Saúde já se atolou...

0 comentários

O Ministério da Saúde já se atolou...:

Afinal...

"Ministério da Saúde assegura que ajustamentos nos salários só se aplicam a médicos contratados a partir de Janeiro.

Os cerca de dez mil médicos com contratos individuais de trabalho que trabalham no Serviço Nacional de Saúde (SNS) não vão, afinal, ver o seu salário reduzido" link

Portanto, salários de 30 mil euros mensais vão continuar a ser possíveis.
Leia mais clicando aqui...

Primeiro filme de homenagem aos ENFERMEIROS em Portugal

0 comentários

Primeiro filme de homenagem aos ENFERMEIROS em Portugal:

.
O Enf. Germano Couto foi o pioneiro que quebrou o preconceito quanto à utilização do audiovisual para promover o trabalho dos Enfermeiros.
Leia mais clicando aqui...

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também