Leia mais clicando aqui...
A Saúde, a Sociedade, a Tecnologia, o Futuro e muito humor à mistura!!!
Torna-te leitor do blog
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Turbo-anestesista na PPP de Braga
Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República
No dia 14 de Novembro de 2011, um médico anestesista do hospital de Braga, gerido em regime de Parceria Público-Privada (PPP) pelo grupo Mello, anestesiou, simultaneamente, vários doentes operados em diferentes salas do bloco operatório do Hospital de Braga, o que constitui uma má prática susceptível de colocar em risco a vida dos doentes. Esta situação, que é contrária às orientações internacionais e também da própria Ordem dos Médicos sobre esta matéria, repetiu-se por diversas vezes ao longo desse dia. Acresce salientar que é física e tecnicamente impossível monitorizar o que se passa em todas as salas ao mesmo tempo.
O anestesista em questão foi escolhido pelo grupo Mello para o cargo de director clínico do novo Hospital de Braga. O referido médico ficou conhecido por, em 2009, ter abandonado o serviço de urgência do hospital para participar numa inauguração de um campo de golfe, ausentando-se durante oito horas, sem se fazer substituir, apesar dos registos hospitalares assinalarem a sua entrada às 8h37 e a saída às 9h48 do dia seguinte.
Em declarações ao jornal que denunciou a anestesia simultânea de vários doentes pelo mesmo clínico, tipo turbo-anestesista, o médico refuta a acusação. No entanto, as explicações avançadas não são convincentes, nem esclarecedoras, uma vez que colidem com a informação contida nos próprios registos individuais das cirurgias realizadas nesse dia, a que o Bloco de Esquerda teve acesso.
Os registos das cirurgias mostram que o médico foi o anestesista responsável, em horas coincidentes, em 2 ou 3 salas simultaneamente.
No período da manhã, até às 14h, houve sete doentes operados, nesta situação. Por exemplo, o médico anestesiou em duas salas diferentes – uma era de Ortopedia (sala 10) e a outra de Urologia (sala 4) – onde decorriam procedimentos cirúrgicos que não podem ser feitos com a tal anestesia tópica/local, mencionada nas declarações feitas hoje pelo médico à imprensa.
No período da tarde, outro exemplo desta prática irregular, em que uma das suites operatórias era Oftalmologia. Mesmo quando na presença de técnicas cirúrgicas "mais simples" a presença do médico de anestesia é fundamental, conforme prática corrente e obrigatória no Serviço nacional de Saúde (SNS) e internacionalmente. Cita-se a este propósito o Parecer da Direcção do Colégio de Especialidade de Oftalmologia da Ordem dos Médicos: “A presença de um especialista em anestesiologia, ainda que a cirurgia decorra sob anestesia tópica, é sempre imprescindível. Eventuais complicações durante a cirurgia, que sempre poderão surgir mesmo a cirurgiões experientes e até o grupo etário em que habitualmente a cirurgia da catarata é realizada são motivos bastantes, mas não únicos, para que o anestesiologista esteja efectivamente presente”.
Ainda no período da tarde, uma doente sujeita a procedimento cirúrgico diferenciado ginecológico das 14h10 às 17h16, “partilhou” o anestesista em questão com outra sala de Urologia, onde decorria um procedimento igualmente diferenciado, das 15h25 às 15h55, e ainda com três outros doentes da sala de Oftalmologia (das 15h às 16h21, das 16h34 às 16h55 e das 17h06 às 17h24). Ou seja no mesmo horário foram anestesiados 5 doentes em três salas distintas.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:
1.Já decretou o Ministério da Saúde a abertura de algum inquérito para apurar os factos e os motivos por que ocorreu a situação acima descrita?
2.O gestor do contrato relatou o ocorrido ao Ministério da Saúde?
3.Considera o Ministério da Saúde compatível a acumulação de funções de director clínico do Hospital de Braga com o exercício de actividade clínica no mesmo hospital?
4.O número de anestesistas no Hospital de Braga é suficiente para assegurar o normal funcionamento no bloco operatório, de acordo com as boas práticas e normas vigentes?
Palácio de São Bento, 21 de Novembro de 2011.
O Deputado, João Semedo
As PPPs não param de nos surpreender. E a PPP da inginheira ainda não começou!
Esperem para ver.
Médicos portugueses receitam e pedem exames a mais
Grande parte do desperdício no Serviço Nacional de Saúde é da responsabilidade dos médicos. Esta é pelo menos a convição do presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida – ele próprio um médico. Miguel Oliveira e Silva diz que os clínicos portugueses receitam demais, pedem exames a mais e, muitas vezes, fazem-no por causa de interesses comerciais.
Vejam aqui ou cliquem em baixo – Reportagem de Jorge Correia.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Kinect 2 terá capacidade para ler os lábios dos utilizadores
domingo, 27 de novembro de 2011
SEP insurgiu-se contra a colheita de sangue executada por Enfermeiros!!
A agonia continua...
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Promovendo Saúde Mental | entroncamentoonline.pt
"O meu nome é João Tomás, vivo e trabalho na nossa terra e sou enfermeiro especialista em Saúde Mental. Começo aqui a minha rubrica mensal com pequenos artigos que pretendo nos ajudem a todos a ter melhor Saúde Mental, logo a ser mais felizes e a sentirmos-nos melhor.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Ordem dos Enfermeiros cria alerta pela Qualidade e contra cortes no SNS
A Ordem dos Enfermeiros de forma a tentar responder ao contexto socioeconómico e politico do País que tem implicado graves e fortes cortes com implicação directa no funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – com sucessivos anúncios de cortes nas despesas do SNS, decidiu monitorizar no terreno a tradução desses cortes, ao nível da qualidade da prestação de cuidados de saúde aos portugueses.
Criou-se assim o espaço – Enfermeiros alerta pela Qualidade – através do email: enfermeirosalerta@ordemenfermeiros.pt – para receber as informações dos membros sobre situações:
- reveladoras de dificuldades de acesso a cuidados de saúde / Enfermagem;
- reveladoras de situações de insegurança na prestação de cuidados.
Assim, na defesa dos cuidados prestados à população e no quadro da discussão do orçamento Pede-se aos enfermeiros para transmitirem à OE todas as situações que, tendo origem em medidas de restrição introduzidas nas várias organizações de saúde, se venham a traduzir em prejuízo para a qualidade da prestação de cuidados de saúde e de Enfermagem.
Concordamos com a frase “Não há boa decisão sem envolvimento dos profissionais, nomeadamente dos enfermeiros que melhor conhecem a dinâmica das organizações de saúde.”
PS: Acrescentamos, pede-se a todos os Enfermeiros que estão em campanha nestas eleições da Ordem dos Enfermeiros que reportem estas situações.
70%
"A injúria e a violência física são as principais agressões de que os profissionais de saúde são alvo e os enfermeiros são os principais atingidos, representando mais de 70% dos casos reportados, revela um relatório sobre esta temática, divulgado hoje pela Direcção-Geral da Saúde." link (Jornal Público)
.
O título não deixa de ser verdade, mas subverte a intenção coerente dos números. Os Enfermeiros levam, mas pelos vistos é os Médicos é que sofrem... (não tarda um subsídio de risco para eles)
Por falar em violência contra Enfermeiros, alguma estrutura ou associação de Enfermagem tem alguma iniciativa projectada ou em execução nesta área? Alguém? Sindicatos? Ordem?
Resposta da Enfermagem Primeiro (Lista A) às questões mais frequentes!
domingo, 13 de novembro de 2011
Braços robóticos autônomos ficam mais espertos
Diodo nanofluídico une mundos eletrônico e biológico
O novo componente pode dar um novo impulso ao nascente campo da bioeletrônica, fazendo a interface entre os computadores e o mundo biológico.
velhos hábitos
É como aquela do pároco de Tomar (nalguns meandros apontado como putativo candidato do PSD local para 2013, desejo confirmado em off por sociais-democratas locais) de propor a mudança de feriado para o dia de Santa Iria...
Boa resposta do arqº Costa Rosa. (se não estou em erro n'O Templário).
A césar o que é de césar, a deus o que é de deus, lê-se na biblia, o livro que a instituição igreja produziu e por onde supostamente se rege. Porque não seguem as suas próprias orientações?
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Afinal vai haver Subsídio de Férias e Natal... senão vejam e confirmem...!!!!!!!
Afinal vai haver subsidio de férias... senão vejam e confirmem na publicação do Diário da República de 18 de Outubro 2011...!
Uma situação que merece a maior indignação da parte de todos nós, funcionários públicos, a quem vão ser retirados os subsídios de férias e de Natal.
Se o vosso cepticismo vos impede de acreditar, consultem o anexo que vos envio (sublinhado a amarelo)
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Mais palavras para quê?
Imagem cedida por Anastácia Venenosa, mulher-a-dias na Quinta da Marinha, Bicuda, Lapa e Parque das Nações
Teste de Miopia
Teste de Miopia, olhe para imagem abaixo e diga quem você está vendo, se já usar óculos veja a foto com ou sem óculos para ver a diferença.
Os motivos porque não estudo
Nada de me chamar de vagabundo, tudo tem uma lógica na vida, veja se não estou certo?!?!
Tecnologia transforma qualquer superfície num ecrã tátil
O projeto, que nasce uma parceria entre a Microsoft e o Instituto de interação homem-máquina da Universidade Carnegie Mellon, foi apresentado ao público esta semana, gerando entusiasmo entre meios especializados como TechCrunch, que experimentou a novidade.
Este interface de utilizador é totalmente multitoque e o sensor do sistema é capaz de localizar no espaço a superfície que está a ser usada pelo utilizador, garantindo que o interface está sempre disponível. Para isso, recorre a um projetor portátil e um scanner 3D semelhante ao Kinect.
Denominado OmniTouch, é capaz de identificar cliques feitos com um dedo em qualquer superfície onde esteja a ser projetado, assim como de reconhecer comandos que impliquem a deteção da posição e deslocação dos dedos nessa superfície.
Ao contrário de outros projetos, como o Microsoft Surface, este dispensa grandes aparatos ao nível do hardware, não podendo, no entanto, abdicar de um sensor colocado no ombro do utilizador. Mas note-se que este não passa ainda de uma prova de conceito.
Os testes e potencialidades são demonstrados num vídeo online, que reproduzimos abaixo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Médicos e Enfermeiros do INEM Passam a trabalhar nas Urgências
Saiu dia 03 e está disponível no portal da saúde … O objectivo será rentabilizar os recursos humanos disponíveis e ao mesmo tempo diminuir os custos. Assim cerca de dois mil médicos e enfermeiros do INEM vão ser integrados nas equipas de urgências no prazo de um ano.
O Despacho n.º 14898/2011, DR n.º 211 Série II, de 2011-11-03 (DOwnload AQUI) define os meios de emergência pré-hospitalares de suporte avançado e imediato de vida do INEM, que actuam no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), e as bases gerais da sua integração na rede de serviços de urgência.
Deste Despacho saliento :
— Os meios de emergência pré -hospitalar referidos devem existir,obrigatoriamente, na rede articulada de serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde consoante os seguintes níveis diferenciados:
a) Os serviços de urgência polivalente (SUP) e os serviços de urgência médico -cirúrgica (SUMC) devem integrar uma VMER;
b) Os serviços de urgência básica (SUB) devem integrar uma ambulância SIV.
2.1 — As excepções ao previsto no número anterior devem ser devidamente fundamentadas e autorizadas pelo membro do Governo responsável pela área da saúde.
3 — As equipas das VMER e das ambulâncias SIV já criadas devem ser integradas, no prazo de um ano a contar da data da produção de efeitos do presente despacho, nas equipas dos serviços de urgência das unidades de saúde em que estão instaladas, sob orientação das administrações regionais de saúde, através de protocolo específico celebrado com o INEM, I. P., e homologado pelo membro do Governo responsável pela área da saúde.
4 — As equipas das VMER e das ambulâncias SIV a criar iniciam a sua atividade de emergência pré -hospitalar, em modelo de equipas integradas nos serviços de urgência, no prazo de três anos a contar da data da produção de efeitos do presente despacho, em função dos recursos disponíveis, sob orientação das administrações regionais de saúde, através de protocolo específico celebrado com o INEM, I. P., e homologado pelo membro do Governo responsável pela área da saúde.
5 — As responsabilidades financeiras e de gestão são partilhadas entre o INEM, I. P., e a unidade de saúde na qual o meio fica sediado, com as seguintes atribuições e orientações reflectidas no referido protocolo.
domingo, 6 de novembro de 2011
Please?
Submitted by: samanthaviana
Posted at: 2011-11-02 04:14:54
See full post and comment: http://9gag.com/gag/466201
Trust me, I'm an engineer
Submitted by: yufanwang
Posted at: 2011-11-03 04:14:10
See full post and comment: http://9gag.com/gag/475066
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Saúde: Empresa desenvolveu dispositivo microeletrónico para evitar úlceras de pressão em acamados
O MovinSense, colocado no peito do paciente acamado e privado da capacidade de se movimentar sozinho, regista a posição do paciente e comunica via «wireless» com as equipas de enfermagem, alertando-as sempre que é necessário reposicionar um paciente.
O objetivo é prevenir o aparecimento de úlceras de pressão, um tipo de ferida facilmente evitável e que, por isso, é consensualmente considerado um erro clínico, mas cujo tratamento é dispendioso, custando em média cerca de quatro por cento do orçamento de saúde de um país desenvolvido.
O Ministério da Saúde já se atolou...
Primeiro filme de homenagem aos ENFERMEIROS em Portugal
Mensagens populares
-
15 CAUSAS PARA MENSTRUAÇÃO ATRASADA : O atraso menstrual é o sinal mais precoce de uma gravidez, porém dezenas de outras causas podem fazer ...
-
FISSURA ANAL | Tratamento e sintomas : A fissura anal é um pequeno rasgo na pele ao redor do ânus, que pode surgir após traumas, como a pas...
-
Ponto para as morenas : " Uma pesquisa apontou que para os homens, mulher 'perfeita' é enfermeira, morena e tem corpo de '...
Partilhando
A minha Lista
-
DELITO há dez anosHá 2 horas
-
-
-
Chapéus há muitosHá 16 horas
-
-
-
-
-
-
-
-
-
E SE A ARMA DE ODAIR MONIZ FOSSE INVISÍVEL?Há 4 semanas
-
-
-
-
-
-
-
Frangos & galetosHá 3 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
Salvador Sobral - o Herói NacionalHá 7 anos
-
-
-
Festas na festa. CampeõesHá 8 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
um. welcomeHá 12 anos
-
Fernanda Serrano seduz em "Sedução"Há 13 anos
-
Mudança de EspaçoHá 13 anos
-
E agora?Há 13 anos
-
-
Nota final.Há 14 anos
-
-
-
A força da música...Há 14 anos
-
-
-
29 AnosHá 15 anos
-
TASTE ITHá 15 anos
-
MARKETING PARA MALUCOSHá 15 anos
-
-
-
-
Desopilar #003Há 15 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-