Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

sábado, 22 de maio de 2010

"MOBBING NA PROFISSÃO DE ENFERMAGEM" (a pedido de uma colega - ajudem)

"Ana Lúcia João, enfermeira a exercer funções no serviço de Cirurgia Geral do Hospital Distrital de Santarém, encontro-me a realizar o Doutoramento em "Novos contextos de Intervenção Psicológica em Saúde, Educação e Qualidade de Vida" no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.
O tema do meu trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito do curso de doutoramento é o "Mobbing na profissão de Enfermagem".
A nível conceptual, o mobbing, também designado por assédio moral ou psicológico, caracteriza-se pela repetição, durante um longo período de tempo, de comportamentos hostis e condutas desprovidas de ética, desenvolvidas por um superior ou colega de trabalho contra outros trabalhadores. Ele poderá ser revelado por actos ou comportamentos que visam a desqualificação e desmoralização profissional, bem como, a desestabilização emocional e moral das vítimas. As consequências deste fenómeno podem ser avassaladoras tanto para a vítima, como para a própria empresa.
Assim, com a realização deste estudo, pretendo verificar, em que medida, o mobbing está presente e como se manifesta nos enfermeiros portugueses, bem como avaliar em que grau ele afecta o bem-estar, o equilíbrio psicológico e a integridade dos sujeitos em estudo. Com um melhor conhecimento da temática em questão, poder-se-á obter uma melhor compreensão da situação difícil vivenciada pelas vítimas e prestar-lhes um apoio mais adequado, bem como actuar na prevenção desta problemática.
Este estudo é confidencial e garante o anonimato de todos os que participam nele. Agradeço a sua ajuda na luta contra a violência no trabalho, bem como, a sinceridade no preenchimento do questionário.
Muito obrigada pela vossa compreensão e colaboração.

Ana Lúcia João"

Clique aqui

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também