Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Arábia é oásis para enfermeiras de 800 a 3800 Euros

Arábia é oásis para enfermeiras de 800 a 3800 Euros: "No Gravatar


Uma vez que o nosso País, Portugal é um autêntico deserto para os Enfermeiros em Geral, ficamos intrigados e satisfeitos com esta noticia do Jornal SOL- Leiam o artigo completo aqui (LINK)



A Arábia Saudita começa a ser um oásis para as enfermeiras insatisfeitas com a situação laboral em Portugal. Para Riade, a capital do país, emigraram já quatro portuguesas. O objectivo: ganhar muito dinheiro. Por mês recebem acima de 3.200 euros, livres de impostos.


«Toda a gente vai para a Arábia Saudita pelo mesmo motivo: ganhar dinheiro», frisa a pioneira portuguesa, Sofia Macedo. Em Portugal, segundo Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, existirão cerca de três mil enfermeiros desempregados. Cansadas do cenário de precariedade, Sofia Macedo, Andreia Viana, Marta de Sousa e Diana Oliveira desvalorizaram as diferenças culturais do mundo árabe e apostaram na estabilidade económica e na realização profissional.


Isentas de impostos e com alojamento e despesas de água, luz e gás pagos, as quatro enfermeiras conseguem ter um nível de vida que dificilmente teriam em Portugal. Dois anos de experiência profissional e domínio do Inglês são os requisitos exigidos.


«Ninguém pode ir para lá sem ter contrato de trabalho; só se é aceite se a agência de recrutamento for bem vista no país», explica Sofia Macedo. É o caso da Professional Connections, empresa através da qual as portuguesas conseguiram contrato de trabalho na Arábia.


Ann Griffin-Aaronlahti, directora da Professional Connections, explica ao SOL que, devido ao rápido desenvolvimento dos cuidados de saúde e dos grandes hospitais da Arábia, entre 1970 e 1980, houve sempre necessidade de recrutar expatriados. Mas, sublinha, «a percentagem de enfermeiras ocidentais tem vindo a aumentar desde 2008».


De 800 para 3.500 euros


Com contratos renováveis de um ano, 50 dias de férias anuais, horas extraordinárias pagas a 150% e viagens gratuitas no início e no final do ano, as quatro portuguesas decidiram aventurar-se num país onde as mulheres não podem conduzir e onde têm de usar abaya (longo vestido preto, que cobre pernas e braços) quando andam na rua.


Em Outubro de 2010, Andreia Viana, que trabalha em cuidados paliativos ao domicílio, trocou os 800 euros, que recebia na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, pelos cerca de 3.500 euros de ordenado no Hospital King Faisal, em Riade. «Em seis meses, consegui poupar sete mil euros», conta.


Em Portugal, Sofia Macedo ganhava entre 1.200 e 1.300 euros. Em Riade começou por ganhar 3.200 euros e, após ter sido promovida a educadora clínica (cargo que não existe em Portugal), passou a auferir 3.800 euros. «Se fizesse uma vida de trabalho-casa, gastaria por mês só 500 euros».


Sofia conta que ao Hospital King Faisal – um dos mais prestigiados do Médio Oriente – «chegam, todos os meses, 40 enfermeiros vindos de todo o mundo». E acrescenta ter colegas portuguesas a querer seguir-lhe os passos.


Na Arábia, as enfermeiras expatriadas e solteiras ficam a residir no campus do hospital, em acomodações só para mulheres. Ali, rapaz não entra. Já as enfermeiras casadas vivem num compound (área habitacional privada, onde só se entra com autorização). É o caso da alentejana Marta de Sousa, de 33 anos, que vive em Riade com o marido.


Se não estivesse noiva, a enfermeira portuense ficaria em Riade até se fartar. Mas, como o contrato de trabalho de François termina em 2012, seguir-se-á outro país: «Provavelmente ficaremos em Inglaterra, mas o mundo é uma ervilha e podemos ser enfermeiras em qualquer parte do mundo. Menos em Portugal, para muita tristeza minha». (FONTE : SOL)







"

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também