Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Greve dos Enfermeiros, mas..."Médicos fizeram Enfermagem"! (in DE)

"Médicos fizeram Enfermagem" link

Fonte: Correio da Manhã

E se fosse o inverso? Numa greve dos Médicos: "Enfermeiros fazem Medicina"!

Penso que isto ilustrará de alguma forma o status da conjuntura. Quando leio coisas destas lembro-me logo daqueles que veneram um REPE que está a morrer de velhice. Lembro-me das ideologias disformes made by Lucília Nunes. Lembro-me como até tivemos sorte em serem médicos a fazer Enfermagem, noutros locais foram AAM's a fazer Enfermagem. É normal, está tudo bem. O REPE é bom, regula a profissão, protege os interesses dos cidadãos e zela pela qualidade dos cuidados, não afirma é que os profissionais intervenientes são Enfermeiros. Está lá escrito, mas não está, perceberam? Estar e não estar é igual. É uma anarquia.

Voltemos ao início: supondo que a notícia era "Enfermeiros fazem Medicina". Amanhã os ventos ciclónicos já tinham desmoronado a sede da Ordem dos Enfermeiros, Oliveiras Marçais, Nunes e amigos, Deodatos e companhia, couratos, pernas de lagosta, bules de chá e o periquito da vizinha.

O que vai acontecer agora? Precisamente o que aconteceu aos Farmacêuticos quando começaram a administrar injectáveis nas farmácias: nada, um bom dia de sol e parabéns a você.
Aqui fica mais umas peças de arte para o nosso museu:

"As consultas de ortopedia realizaram-se, mas sem o apoio dos enfermeiros. “Pode ter havido médicos a fazer alguns tratamentos na ortopedia”, admitiu Graça Carneiro, directora-enfermeira." link

"(...) apesar da evidente perturbação interna que a adesão dos enfermeiros à greve causou na rotina diária (...) muitos médicos assumiram alguns serviços que normalmente não fazem, desde pequenos tratamentos em consulta até à retirada de drenos a pacientes." link

Notem bem: "muitos médicos assumiram alguns serviços que normalmente não fazem". Isto reflecte bem o que opinião pública pensa dos Enfermeiros - um conjunto de profissionais subordinados que desempenham serviços que os médicos não querem, não desejam ou não têm interesse.

Podíamos ser uma classe que conquista autonomia através da competência e do conhecimento, mas a maior parte prefere funcionar pelo método da desresponsabilização e angariação de competências por delegação de funções que já não têm interesse para outros profissionais.

Não se procura apanhar o fruto por mérito e esforço profissional, espera-se que ele caia da árvore podre de maduro.

in: DE

1 comentários:

Anónimo disse...

Vejam o que precisaremos de fazer !

Aí os Enfermeiros pararam o Pais e este governo senão mudar de atitude tera a mesma dose.

http://www.dre.pt/pdf1s%5C1976%5C03%5C06501%5C00010002

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também