Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

domingo, 10 de junho de 2012

POSSO ESTAR GRÁVIDA?

POSSO ESTAR GRÁVIDA?: Uma das dúvidas que as mulheres em idade fértil frequentemente apresentam é em relação a possibilidade de estarem grávidas. Mesmo aquelas que não desejam engravidar podem acabar tendo relações sexuais sem a proteção de métodos contraceptivos, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, passando a correr o risco de apresentarem uma gravidez.



Antes de se perguntar se você pode estar grávida, tenha em mente um dado: qualquer relação sexual desprotegida pode provocar uma gravidez. Portanto, se você teve sexo desprotegido, não importa como nem quando, haverá sempre a chance de estar grávida.



Neste texto vou responder as dúvidas mais comuns que as nossas leitoras enviam a este site sobre o assunto.



Posso estar grávida mesmo sem ter sintomas?



Sim, muitas gravidezes passam despercebidas por vários meses. Há inacreditáveis casos em que a mulher só descobre que está grávida quando entra em trabalho de parto. Portanto, o fato de você não apresentar os sintomas clássico da gravidez, como aumento dos seios, enjoos, alterações do apetite, cansaço e excesso de urina não é suficiente para se descartar uma gravidez.



Leia: PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ.



Posso engravidar mesmo sem o meu parceiro ejacular dentro de mim?



Sim. Sem a ejaculação o risco é menor, mas ainda assim é possível haver espermatozódes no líquido pré-ejaculatório que sai do pênis durante o ato sexual. A ejaculação aumenta a probabilidade de uma gravidez, mas a sua ausência de modo algum é suficiente para preveni-la.



É possível engravidar com coito interrompido?



Sim. Como foi dito acima, o líquido pré-ejaculatório pode conter espermatozoides. Além disso, é comum o homem não conseguir interromper o coito a tempo, ejaculando parcialmente na vagina. A taxa de gravidez nos casais que praticam coito interrompido chega a 20%, o que é muito alto para ser considerado um método contraceptivo confiável.



Tive penetração desprotegida por alguns segundos apenas. É possível eu ter engravidado?



Gravidez
Sim. Se o tempo de penetração foi muito curto, a chance de gravidez é muito baixa, porém qualquer relação sexual desprotegida, mesmo muito rápida e sem ejaculação, pode levar à gravidez.



Posso engravidar tendo relações sexuais durante a menstruação?



Sim. Engravidar estando menstruada é raro, mas não é impossível. Na verdade, tecnicamente falando, a gravidez não ocorre na menstruação, mas sim poucos dias depois do fim da mesma. Se mulher tiver um ciclo menstrual muito curto é possível que ela ovule poucos dias depois do fim da menstruação. Como o espermatozoide pode ficar viável por até 7 dias dentro do trato reprodutor feminino, se a relação acontecer nos últimos dias do período é possível que o espermatozoide ainda esteja em condições de fecundar o óvulo quando este surgir.



Leia: PERÍODO FÉRTIL | Quando ocorre a ovulação?



Existe algum momento do ciclo menstrual que seja impossível engravidar?



Teoricamente não. Porém, na imensa maioria das mulheres a época da menstruação costuma ser segura, sendo pouco provável que ocorra  uma gravidez tendo relações nesta fase. Mas 100% de segurança, não existe.




É possível engravidar estando amamentando?



A amamentação costuma inibir a ovulação, tornando uma gravidez pouco provável. Porém, é possível que algumas mulheres ovulem durante o período que ainda estão amamentando, principalmente quando começam a reduzir a frequência das mamadas.




É possível engravidar tendo o homem ejaculado apenas do lado de fora da vagina?



Sim. Também é pouco comum, mas não impossível que algum espermatozoide consiga progredir até a vagina e de lá para o útero.



É possível engravidar apenas encostando o pênis vagina, sem haver penetração?



É pouco provável, mas se houver liberação de líquido pré-ejaculatório, há um pequeno risco.



Posso estar grávida mesmo apresentando o teste de gravidez de farmácia negativo?



Depende. A maioria dos testes atuais, mesmo os de farmácias, já conseguem detectar a presença do BHcG com apenas um dia de atraso menstrual. Porém, como a concentração deste hormônio nesta fase inicial pode estar bem baixa, é possível haver falsos negativos. O ideal é realizar o exame com pelo menos uma semana de atraso menstrual para minimizar o risco de resultados falsos.



Portanto, se a sua menstruação está atrasada há menos de uma semana, não é possível descartar uma gravidez com um teste negativo.O ideal é esperar mais uma semana e repetir o teste, dando preferência ao teste de sangue.



Leia: TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA.



Minha menstruação está atrasada há mais de 2 semanas mas meu teste sanguíneo de gravidez veio negativo. Posso estar grávida?



Improvável. Os testes de sangue são mais sensíveis que os testes de gravidez de farmácia. Com duas semanas ou mais de atraso menstrual não é esperado que ocorram falsos negativos. A chance de gravidez nestes casos é menor que 1%.



Tenho sintomas de gravidez, minha menstruação está atrasada, mas meu Beta hCG é negativo. Posso estra grávida?



Esta pergunta é uma variação da pergunta anterior. Na verdade, não importam os sintomas nem a presença do atraso menstrual. Se o beta hCG (exame de gravidez) é negativo, você não está grávida. É preciso procurar um ginecologista para que se possa investigar o motivo do seu atraso menstrual. A chance do Beta hCG vir errado em mulheres com atraso menstrual é desprezível.



Leia: SINTOMAS DE GRAVIDEZ | TESTE DE GRAVIDEZ.



Posso engravidar tendo relações sexuais fora do período fértil?



Sim. Como já referi, o espermatozoide permanece viável por alguns dias dentro do trato reprodutor feminino. Se você tiver relações hoje e entrar no período fértil daqui a três ou quatro dias, existe uma grande chance de engravidar.



Posso estar grávida mesmo tendo vindo a menstruação?



Não. Se a menstruação veio normalmente, é porque não houve fecundação do óvulo. Porém, cabe aqui um importante parêntesis. No início da gravidez é possível haver um pequeno sangramento vaginal, que pode ser facilmente confundido com a menstruação. É possível também haver um pouco de cólica, o que causa ainda mais confusão. Portanto, a grávida pode achar que menstruou, mas na verdade o que ocorreu foi um pequeno sangramento da gestação.



Acho que estou grávida, mas minha menstruação que desceu. Vale a pena fazer o teste de gravidez assim mesmo?



Sim. Se você acha que está grávida, o teste é o único modo de se ter certeza a curto prazo. Como disse acima, algumas mulheres confundem o sangramento que pode ocorrer após a implatação do óvulo no útero com a menstruação.



Posso engravidar mesmo tendo relações com camisinha?



Sim, mas é pouco comum. A maioria das falhas da camisinha ocorre por mau uso da mesma. Episódios de camisinha estourada, vazamentos ou camisinha que se solta do pênis ocorrem porque o preservativo foi colocado de forma incorreta. Se a camicinha for usada de forma correta, o risco de gravidez é bem baixo



Leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber



Posso engravidar mesmo usando a pílula anticoncepcional?



Sim, mas é ainda mais incomum do que com a camisinha. Se o anticoncepcional estiver sendo tomado de forma correta o risco de gravidez é menor que 1%.



Falhei um dia na pílula e tive relações sexuais, posso estar grávida?



Apenas um dia de falha não costuma causar grandes alterações na eficácia do anticoncepcional. O risco existe, mas é baixo nestes casos. Por outro lado, se as falhas ocorreram mais do que uma vez, é possível ocorrer ovulação, aumentando o risco de gravidez.



Estou tomando antibióticos e tive relação sexual . É possível haver falha no efeito da pilula?



Apesar da crença popular de que antibióticos cortem o efeito da pilula, na prática isto não ocorre com tanta frequência assim. O único antibiótico que efetivamente é perigoso associar à pílula é a Rifampicina.



Outras classes de antibióticos, como as tetraciclinas, metronidazol e derivados da penicilina, como amoxicilina e cefalosporinas, também podem diminuir a concentração de estradiol. Mas este efeito parece ocorrer apenas em um número reduzido de mulheres. Por via das dúvidas, como não há como saber de antemão em que casos os antibióticos provocarão mais interação, indica-se o uso da camisinha durante o ciclo menstrual em que se esteja sob efeito de antibióticos.



Acho que estou grávida, como ter certeza?



Não existe outra maneira se diagnosticar uma gravidez sem ser através da dosagem do Beta hCG ou da ultrassonografia. Se você acha que existe algum risco de gravidez, é preciso fazer um exame. Basear-se apenas em sintomas ou na ausência da menstruação não é seguro.

2 comentários:

Unknown disse...

É possível engravidar faltando 5 dias para a ovulação, sendo que não houve penetração somente ejaculação fora da vagina e nunca tomei nenhum anticoncepcional.

Unknown disse...

Tbm to querendo saber

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também