Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

domingo, 4 de março de 2012

MAC preparava-se para contratar enfermeiras a quase metade do preço

MAC preparava-se para contratar enfermeiras a quase metade do preço:


A Maternidade Alfredo da Costa, segundo o Jornal I preparava-se para contratar 19 enfermeiras a preço de saldo.Estes Enfermeiros tinham sido dispensadas em Novembro, com a promessa de regressar.


Em Dezembro foram contactadas pela empresa que trataria da nova colocação e a proposta deixou-as de queixo caído: a oferta não chegava aos 700 euros, já com suplementos. O preço regulado para enfermeiros em início de carreira é de 1020 euros base.


Mesmo assim, algumas iam aceitar, mas na altura de assinar o contrato ficou tudo sem efeito. A empresa recebeu ordens da maternidade para interromper o recrutamento.


O Enfermeiro José Carlos Martins, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, considera a proposta inaceitável. “Seria uma exploração.” Diz não ter memória de valores semelhantes em contratos através de empresas de prestação de serviços ou trabalho temporário.


Maria (nome fictício), uma das enfermeiras do grupo, descreve o processo como humilhante. (…) Em Dezembro foi então contactada junto com as colegas, (…)Primeiro surgiu uma proposta de recibos verdes: ficaria a ganhar 625 euros líquidos de base por 35 horas de trabalho semanal, que passavam a 671 euros já incluindo as horas de qualidade (suplementos) e descontando a retenção do IRS. A este valor teria de descontar a Segurança Social e o seguro. Contestaram e surgiu a hipótese de contrato, com salário-base de 485 euros. Com subsídios e horas de qualidade chegava aos 699 euros.


O Jornal I tentou obter esclarecimentos da administração da maternidade, sem sucesso.


NOTA PESSOAL: Ao estado cabe regular, até proque depois não pode ficar indignado com estas e outras medidas políticas na área da Saúde que muito têm contribuído para uma taxa de mortalidade acima da média.



0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também