Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

terça-feira, 13 de março de 2012

IP Leiria apresenta projeto inovador de cadeira de rodas comandada por voz e pelo movimento dos olhos

IP Leiria apresenta projeto inovador de cadeira de rodas comandada por voz e pelo movimento dos olhos:

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) vai apresentar publicamente, no próximo dia 13 de março, o protótipo da “Cadeira Móvel Autónoma”. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo curso de Informática para a Saúde, que consiste num módulo low cost adaptável a uma cadeira de rodas convencional, ligado a um computador portátil, que permite o seu controlo por voz e pelo movimento dos olhos.



O protótipo concilia uma solução de reconhecimento de comandos ativados por voz e uma aplicação que determina o desejo de movimentação do utilizador através do movimento dos olhos, captado por uma webcam. As indicações de voz e movimento dos olhos são processadas simultaneamente para reforçar a fiabilidade dos comandos transmitidos à “Cadeira móvel Autónoma”.
O Curso de Informática para a Saúde do IP Leiria é o único a funcionar atualmente no País, e tem por objetivo fornecer aos estudantes conhecimentos e competências de base relacionados com a saúde, estabelecendo a ligação entre o mundo das tecnologias e a sua aplicação nos cuidados de saúde (médico-hospitalar, desportiva, estética, entre outras). Este curso tem grande procura por parte dos estudantes, e suscita grande interesse por parte das entidades empregadoras, que procuram regularmente estagiários nesta área.

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também