Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

sábado, 22 de maio de 2010

DOAÇÃO DE SANGUE | informações para dadores (eu não posso :( - divulgo)

DOAÇÃO DE SANGUE | informações para doadores: "



O sangue é uma substância essencial à vida, responsável pelo transporte de oxigênio, nutrientes, células, hormônios, enzimas e uma infinidade de outros elementos. Este texto explicará o processo de doação de sangue.


Em todos os hospitais do mundo, diariamente, são realizadas transfusões sanguíneas. A transfusão de sangue é um procedimento médico realizado para salvar vidas e para tratar doentes em estado grave.



Não existe sangue artificial, nem outra substância que possa substituí-lo, portanto, para que haja transfusão, é preciso que haja doação.



Doar sangueA doação de sangue é um ato voluntário de generosidade ainda pouco difundido na população. Estima-se que apenas 1 a cada 30 pessoas seja doadora, uma proporção muito pequena, ainda mais quando se sabe que 1 a cada 3, eventualmente, necessitará de uma transfusão ao longo de sua vida.



DOAÇÃO DE SANGUE



O ato de doar sangue deve ser sempre voluntário, porém, nem todos os candidatos estão aptos para serem doadores, o que só aumenta a necessidade de um volume maior de candidatos.



Os requisitos básicos para ser um candidato a doação de sangue são:



- Estar bem de saúde.

- Ter mais de 18 e menos de 60 anos.

- Pesar mais que 50 kg.

- Homens não podem doar sangue 2 vezes em um espaço menor que 60 dias, respeitando o limite máximo de 4 doações por ano.

- Mulheres não podem doar sangue 2 vezes em um espaço menor que 90 dias, respeitando o limite máximo de 3 doações por ano.

- Mulheres não podem estar grávidas, nem amamentando.

- Mulheres não podem ter tido um aborto ou parto há menos de 3 meses.



Se você se enquadra nestes requisitos, já pode se candidatar (ou recandidatar) a doação. Para que o procedimento não traga riscos nem ao doador, nem ao receptor do sangue, algumas outras condições devem ser respeitadas.



Portanto, não podem doar sangue:



- Diabéticos insulino-dependentes (leia: DIABETES MELLITUS | DIAGNÓSTICO E SINTOMAS)

- Pessoas que têm ou tiveram sífilis (leia: SÍFILIS | SINTOMAS E TRATAMENTO)

- Pessoas que têm ou tiveram hepatite viral após os 10 anos de idade (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES)

- Pessoas com câncer (leia: CÂNCER (CANCRO) | SINTOMAS E DEFINIÇÕES)

- Portadores do vírus HIV (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA))

- Pessoas com doença pulmonar tipo DPOC (leia: DPOC | ENFISEMA E BRONQUITE CRÔNICA)

- Pessoas com insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | SINTOMAS)

- Pessoas com passado de tuberculose extra-pulmonar (ler: TUBERCULOSE | SINTOMAS E TRATAMENTO)

- Pessoas com antecedentes de AVC (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | DERRAME CEREBRAL)

- Portadores do vírus HTLV I ou HTLV II

- Pessoas que tiveram malária ou que tenham morado em região endêmica nos últimos 6 meses.

- Pessoas com doença de Chagas ou que tenham contato com o inseto barbeiro

- Portadores de doenças auto-imunes (leia: DOENÇA AUTO-IMUNE)

- Pessoas que sofrem de epilepsia

- Pessoas com doenças psiquiátricas que gerem inimputabilidade jurídica

- Pessoas com comportamento de risco tais como não usar preservativos em relações sexuais, ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses ou ser usuário de drogas injetáveis



Impedimentos temporários para doação de sangue



Algumas situações impedem a doação apenas temporariamente. Neste caso, o candidato pode será orientado a retornar ao banco de sangue quando já não mais tiver nenhum tipo de impedimento. Abaixo, listo as situações que podem impedir a doação de sangue apenas de modo temporário.



- Estar em jejum. O doador deve se alimentar, tendo apenas o cuidado para não ingerir comidas muito gordurosas dentro das 4 horas que antecedem a doação.

- Hipertensão não controlada. Para poder doar sangue é preciso que no momento da coleta as pressão arterial esteja abaixo de 180 x 100 mmHg (leia: HIPERTENSÃO (PRESSÃO ALTA) | SINTOMAS E TRATAMENTO)

- Diabetes tipo 2 descontrolado.

- Ter sido tatuado ou colocado piercing há menos de 1 ano (leia: BODY PIERCING | PERIGOS E COMPLICAÇÕES)

- Ter realizado sessão de acupuntura sem material descartável há pelo menos 1 ano.

- Atraso menstrual em mulheres em idade fértil.

- Diarréia na última semana.

- Tuberculose pulmonar nos últimos 5 anos.

- Dengue no último mês (leia: DENGUE | MOSQUITO DA DENGUE | Sintomas e tratamento)

- Ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação.

- Não ter dormido por pelo menos 6 horas na noite anterior a doação.

- Ter recebido transfusão de sangue há menos de 1 ano.

- Pessoas com doença febril não devem se candidatar a doação de sangue até estarem clinicamente curadas (leia: O QUE SIGNIFICA E POR QUE TEMOS FEBRE ?)



Vacinação e doação de sangue (leia: VACINAS - Calendário de vacinação, efeitos colaterais)



Uma das dívidas que surgem mais frequentemente é em relação a vacinações antes da doação.



a) Vacinas com vírus ou bactérias vivos atenuados



- Pólio Oral (Sabin), Febre Tifóide Oral, Sarampo, Caxumba (Parotidite), Febre amarela, BCG = Intervalo mínimo de 3 semanas para doação de sangue

- Rubéola, Varicela (Catapora), Varíola = Intervalo mínimo de 4 semanas para doação de sangue



b) Vacinas com vírus ou bactérias mortas ou com toxóides



- Cólera, Pólio (Salk), Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite, Hepatite A, Pneumococo, Febre Tifóide (Injetável), Leptospirose, Brucelose, Peste = Intervalo mínimo de 48 horas para doação de sangue

- Hemophillus influenzae, Hepatite B recombinante, Influenza (gripe) = Intervalo mínimo de 4 semanas para doação de sangue



- Vacinação contra raiva humana após exposição a animal suspeito = Intervalo mínimo de 1 ano para doação de sangue (leia: RAIVA HUMANA | Transmissão, sintomas e vacina)



Cirurgias e tempo de intervalo para doação de sangue



- Extração dentária = 72 horas

- Cirurgias de pequeno porte como para apendicite (leia: APENDICITE | Sintomas e causas), correções de hérnias, retirada das amígdalas (leia: DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE), cirurgia de varizes etc... = 3 meses

- Cirurgias de médio e grande porte como colecistectomia (retirada da vesícula), nefrectomia (retirada de um rim), histerectomia (retirada do útero), nódulo de mama, ressecção de aneurismas, politraumatimos etc... = 6 meses a 1 ano

- Cirurgia cardíaca, pneumectomia (retirada de um pulmão), gastrectomia (retirada do estômago), esplenectomia (retirada do baço) = inaptidão definitiva.



Esses intervalos podem mudar de acordo com a avaliação feita pelo banco de sangue.



Quais remédios contra-indicam a doação de sangue?



Na maioria dos casos, estar tomando remédios não contra-indica a doação, uma vez que concentração da droga por unidade de sangue costuma ser baixa. Muitas vezes o que contra-indica a doação é a doença que está sendo tratada e não o próprio medicamento. Por exemplo, pessoas tomando antibióticos não devem doar sangue por causa da infecção que está ativa e não pelo simples fato de haver antibiótico circulante no sangue.



Existem, porém, algumas poucas drogas que são contra-indicadas para doação de sangue por causarem má-formações em fetos mesmo quando em concentrações muito pequenas no sangue, o que é preocupante para grávidas que possam vir a precisar de transfusão sanguínea.

  • Isotrentinoína (Roacutan®) usada para o tratamento da acne (leia: ACNE | CRAVOS | ESPINHAS | Causas e tratamento) e a Finasterida usada para hiperplasia benigna de próstata (leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA) e calvície (leia: CALVÍCIE | QUEDA DE CABELO | Causas e tratamento) não podem ter sido administradas nos últimos 30 dias antes da doação.

  • Dudasterida, também usada para hiperplasia benigna de próstata não pode ter sido tomada nos últimos 6 meses

  • A Acitretina usada na psoríase não pode ter sido tomada nos últimos 3 anos. Alguns bancos de sangue consideram o uso da Acitretina como contra-indicação definitiva, independente do tempo de suspensão.

  • O Etretinato, também usado na psoríase, contra-indica a doação para o resto da vida, já que ainda é possível detectá-lo no sangue mesmo vários anos após o fim do tratamento.

Pacientes em uso de coagulantes como Varfarina e Heparina também não devem doar sangue. Pacientes que usaram aspirina ou antiinflamatórios nos últimos 5 dias ou clopidogral e/ou ticlopidina nas últimas 2 semanas, também não estão aptos a doar.



Como é feita a doação de sangue?



doação de sangue
O candidato é primeiramente questionado sobre sua atual condição de saúde e seu histórico clínico à procura de dados que possam contra-indicar a doação de sangue, seja temporariamente ou de modo permanente. É também realizada uma rápida avaliação dos sinais vitais e uma gota de sangue é retirada do dedo para determinação do grupo sanguíneo e para saber se o paciente está com anemia. (leia: ANEMIA |CAUSAS E SINTOMAS).



Durante a doação são retirados cerca de 450 ml de sangue, o volume de uma bolsa de sangue. O procedimento todo, desde a entrevista à doação do sangue propriamente dita, dura menos de 1 hora.



O volume de sangue retirado é sempre o mesmo, pois as bolsas são padronizadas com uma quantidade exata de anticoagulante. Qualquer volume de sangue a mais ou a menos pode resultar em um sangue sem qualidade para a transfusão.



Doar sangue é seguro?



Todo o material usado para coleta do sangue é esterilizado e descartável, não havendo risco de contrair doenças.



Cerca de 7% a 8% do nosso peso equivale ao volume de sangue circulante. Ou seja, em uma pessoa de 50 quilos há algo em torno de 4 litros de sangue dentro dos vasos. Os 450ml de sangue doados seriam, portanto, aproximadamente 10% do volume de sangue circulante. Por isso, pessoas muito magras não devem ser doadoras, pois a quantidade necessária para preencher um bolsa ultrapassa o limite de segurança.



O corpo repõe:

- Em 24 horas a quantidade de líquido doada.

- Em 4 semanas a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos)

- Somente em 60-90 dias, os estoques de ferro » Daí o intervalo mínimo obrigatório entre as doações.



Mantidos os cuidados acima, a doação de sangue é um procedimento praticamente inócuo. Eventualmente pode ocorrer uma equimose (mancha roxa) no braço, no local da punção, sem maiores consequências. Alguns indivíduos mais ansiosos podem desmaiar durante a picada, mas como esta é feita já com o candidato deitado, não ocorrem maiores problemas. (leia: DESMAIO, SÍNCOPE E REFLEXO VAGAL).



Nas pessoas mais magras, pode ocorrer um certo grau de cansaço nas primeiras 24h após a doação do sangue.

    Que doenças serão testadas no meu sangue doado?



    - HIV, hepatite B, hepatite C, doença de chagas, sífilis, HTLV I e II. Se qualquer uma dessas doenças for detectada, o sangue será desprezado e o doador contactado e informado sobre a necessidade de repetir as sorologias.



    Orientações após a doação



    - Assegure-se de ter uma boa hidratação nas 24h subsequentes a doação. Beba bastante líquido e evite bebidas alcoólicas.

    - Alimente-se bem

    - Não fume na primeira hora após a doação.

    - Não faça atividades desgastantes no primeiro dia.

    - Se tiver sentindo tonturas, deite-se e coloque as pernas apoiadas para cima. Isto deverá ser suficiente.

    - O curativo pode ser removido após 4 horas.



    Observações finais



    - Doar sangue não engorda, nem emagrece.

    - Doar sangue não vicia, nem cria dependência.

    - Doar sangue não afina, nem engrossa o sangue

    - Mulheres podem doar sangue durante o período mentrual

    - Não se pega doenças doando sangue



    DOE SANGUE! Não custa nada, é rápido e você poderá salvar várias vidas.
    "

    Mensagens populares

    Partilhando

    A minha Lista

    Links para este blog

    Pesquisa doenças pelo corpo

    Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

    Comentem aqui também