Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação - 16 Outubro

Neste dia 16 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação para comemorar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1945.

O objectivo do Dia Mundial da Alimentação é relembrar a Humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.

Nesta nossa Sociedade torna-se evidente a diferença entre a nossa actual Dieta, quer na quantidade, quer na qualidade, e a dieta dos nossos Pais e Avós. Estas diferenças são como é óbvio resultado da evolução dos transportes, do ritmo de vida, das exigências da nossa sociedade, no que diz respeito a horários… Enfim …


“Qual a dieta mais adequada…? “

Conselhos Úteis

1. Faça um alimentação o mais variada possível!

2. Tome sempre o pequeno-almoço!

3. Evite estar mais de 3 horas e meia sem comer.

4. Reduza o seu consumo total de gordura, em especial da gordura saturada. (existente principalmente em produtos de origem animal). Diminua a quantidade de gordura usada para cozinhar e temperar, e o consumo de alimentos com elevado teor de gordura.

5. Não utilize gorduras que foram sobreaquecidas ou óleos queimados. Durante o processamento culinário a altas temperaturas(ex. fritura), ocorre a degradação da gordura e a formação de compostos cancerígenos, evite cozinhar mais do que 2 vezes com a mesma gordura.

6. Privilegie sempre o consumo do azeite em relação às outras gorduras, tanto para cozinhar, como para temperar os pratos.

7. Aumente o seu consumo de hortaliças, frutas e legumes!
Inicie sempre o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes. Faça destes alimentos um acompanhamento assíduo do seu prato. Como sobremesa prefira a fruta. Nos intervalos entre as refeições, “engane” a fome comendo uma peça de fruta e outro alimento

8. Evite ingerir açúcar e produtos açucarados e não adicione açúcar ao leite, chá ou café..

9. Consuma de preferência peixe e carnes magras (ex.: aves ou coelho).
O peixe e as carnes brancas fornecem a mesma quantidade de proteína que as carnes vermelhas (ex.: carne de vaca ou de outros mamíferos), com a vantagem de terem menor quantidade de gordura.

10. Diminua o consumo de sal!
Reduza a quantidade que usa para a confecção dos alimentos, opte por ervas aromáticas e especiarias. Não adicione sal fino aos pratos já confeccionados e evite o consumo de alimentos muito salgados.

11. Evite os fritos e prefira métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: estufados, cozidos e grelhados! Nos alimentos grelhados não consuma as partes queimadas.

12. Beba água simples em abundância ao longo do dia!
Chá e infusões sem adição de açúcar são uma maneira saudável e saborosa de consumir água! Evite os refrigerantes e bebidas artificiais de sumo de frutos, pois estas bebidas são ricas em açúcar.

13. Se consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação!
Mulheres grávidas, crianças e jovens até aos 17 anos não devem consumir nenhuma porção de álcool.

(Fonte: DGS, via www:cogitare.forumenfermagem.org)

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também