Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Pois...assim é dificil... este é apenas um exemplo de um jogador que esteve no campeonato mundial de futebol inter-universitário

Ali Daei

Nascimento:
21/03/1969, em Ardabil
Peso: 81 kg
Altura: 1,92 m
Posição: atacante

Clubes: Esteghlal, Taxirani, Tejarat, Perspolis, Al Saad-QAT, Arminia Bielefeld-ALE, Bayern de Munique-ALE, Hertha Berlin-ALE, Al-Shabbab-EAU, Persepolis, Saba Battery

Ali Daei é o único jogador na história do futebol a ter ultrapassado a barreira de 100 gols por sua seleção. Somente este fato já seria o suficiente para classificá-lo como o melhor jogador da história do Irã. Mas ele fez mais, muito mais.

No momento da convocação para a Copa do Mundo, Daei já tinha feito 145 jogos com a seleção iraniana. Apenas nove jogadores atuaram mais vezes por seus países. E em campo, o atacante mostrou um invejável faro de gol, balançando as redes 109 vezes. Apenas para comparação, o maior artilheiro da seleção brasileira é Pelé, com 95 gols.

Nascido na cidade de Ardabil, Daei começou tardiamente no futebol. Com fama de bom moço, o atacante cuida de diversas instituições de caridade no Irã, além de trabalhar com a Unicef.

Apenas aos 19 anos, enquanto cursava engenharia de materiais na Universidade de Tecnologia de Sharif, é que começou a jogar, na pequena equipe do Esteghlal Ardabil.

Daei ainda passou por dois times minúsculos, o Taxirani e oTejarat Bank, antes de ser contratado por um time de ponta no Irã, o Persepolis Pirouzi.

Em 1996, Daei se transferiu para o Arminia Bielefeld, da Alemanha. Em pouco tempo, mudou novamente de time, desta vez para o gigante Bayern de Munique, contratado por ninguém menos que Franz Beckenbauer, na época presidente da equipe e hoje comandante do Comitê Organizador da Copa do Mundo.

Apesar de ter se tornado o primeiro jogador asiático a atuar e marcar em uma partida da Liga dos Campeões, Ali Daei teve pouca chance no Bayern. Em 1999, irritado com a condição de reservas, ele foi tentar a sorte no Hertha Berlin.

A mudança de ares surtiu efeito, e Ali Daei se tornou um dos principais jogadores do Hertha até o momento em que resolver deixar a equipe por não se sentir mais fisicamente capaz de disputar torneios de primeira linha.

Daei então jogou no Al-Shabbab, dos Emirados Árabes Unidos, antes de voltar a defender o Perspolis. Atualmente, com 37 anos, o atacante marca os seus gols com as cores do Saba Battery. Além disso, é dono de uma fábrica de uniformes que veste diversos times do Irã.

Pela seleção, a sua estréia aconteceu em 1993, em um amistoso contra o Paquistão. Seis jogos depois, marcou o seu primeiro gol, em uma vitória de 6 a 0 contra Taiwan.

Em 1996, com 22 gols, foi o maior artilheiro em jogos de seleção na temporada, ajudando o Irã a conquistar o terceiro lugar na Copa da Ásia. No ano seguinte, foi um dos principais responsáveis pela classificação do Irã para a Copa do Mundo de 1998.

No Mundial da França, Daei esteve presente nos três jogos do Irã (inclusive no histórico confronto contra os Estados Unidos), mas não conseguiu balançar as redes. Entretanto, acabou sendo escolhido como o melhor jogador asiático no ano seguinte.

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também