Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

domingo, 24 de março de 2013

Estudos "Mercianos"!

Estudos "Mercianos"!:


O amplamente difundido estudo comparativo entre as remunerações do sector público e privado por parte da Consultora Mercer foi, para não o apelidar de outra coisa, uma tibornice. O Governo que descer os salários (claro como a água) e, com efeito, encomendou uma coisa destas para "fundamentar" o acto e consagrá-lo à troika.
.
Tudo o que lá consta é muito duvidoso. Começando pelos métodos, amostras (público: que faixa etária?, que antiguidade profissional?, que categoria?,etc; privado: que faixa etária?, que experiência profissional?, que função/cargo?, que categoria?, que instituições?, etc), induções e conclusões.
Até os Enfermeiros Principais foram incluídos no estudo, pasme-se. A sua média salarial deve ter sido "zero euros". A informar: ainda não há qualquer Enfermeiro Principal em Portugal! 
Ficou-se também a saber que os dados relativos ao sector privado foram fornecidos... pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social. Pouco imparcial (considerando o objectivo do estudo!). 
Mas se os colegas mais reparem, percebem, com certeza, que, mesmo no meio de tanta engenharia estatística - por parte da Mercer - os Enfermeiros são, de longe os licenciados mais mal remunerados da Administração Pública! Mesmo quando comparamos o ganho médio mensal dos Enfermeiros (que inclui os suplementos ) com as remunerações-base de outros licenciados. Mesmo assim, auferimos menos!! É notável!
.
Todavia, no exercício do rigor, divulgo aqui a reposição da verdade, da autoria do Economista Eugénio Rosa.

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também