Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

sábado, 12 de janeiro de 2013

O Ministério da Saúde vai aos Saldos

O Ministério da Saúde vai aos Saldos:



Pois é. Parece que também existe época de saldos nas políticas do Ministério da Saúde (MS).

E que bem, aproveitando a "onda" pós-natalícia, de alegria, descontos, promoções, distrações e outras que tais, o MS decide usufruir dos saldos.

Acabam de sair o Despacho n.º 16401/2012 e seu Anexo I - Competências dos Técnicos de Ambulância de Emergência, que estabelecem a atuação desses mesmos técnicos. Supostamente, irão ser formados pelo INEM para executar tarefas e procedimentos, sob ordens dos médicos do CODU. O MS arranjou a melhor pechincha do ANO! Eu explico.

Os saldos têm duas particularidades: a redução abrupta de preços e a substituição das habituais peças ou dos fins de coleção por outras peças, mais fracas, que geralmente ninguém compra nas épocas normais. Isso mesmo, consegue-se enganar o "povão", reduzindo preços (na sua generalidade) não das peças que estavam à venda, mas de itens de fraca qualidade e muitas vezes com defeito. 



E foi isso mesmo que o MS decidiu fazer em conjunto com a aprovação do INEM e da Ordem dos Médicos: adquirir serviços de saldo a preço de saldo. Por mais que a Ordem dos Enfermeiros tivesse apresentado argumentos científicos e um conjunto de estudos nacionais e internacionais que provam, entre outros, que a assistência por enfermeiros no sistema de emergência pré-hospitalar tem mais qualidade, segurança e salva mais vidas, e que nos outros países já se começa a deixar cair o modelo de técnicos de emergência pois já se constatou que o serviço prestado por enfermeiros é MELHOR, as outras entidades acima referidas decidiram que não, provavelmente porque não lhes apetece.

Então o que temos: 9 000 enfermeiros no desemprego e a emigrar para outros países a custo zero, que já tiveram 4 anos de formação mínima (com mais de 4000 horas de formação - quatro mil), parte da qual foi financiada por SI, O LEITOR DESTE POST. Muitos desses enfermeiros ousaram tirar mais ano e meio de Especialidade em Enfermagem Médico-Cirurgica, tendo orientado a sua formação para o campo de urgência e emergência.

Esses 9 000, que você já pagou, vão embora. Agora, vamos gastar mais uns milhões a formar indivíduos durante SEIS MESES, para que possam prestar assistência de urgência e emergência no pré-hospitalar. PARABÉNS. TAMBÉM VAI PAGAR ESSES MILHÕES A MAIS. E porquê? Porque os técnicos ficam mais baratos... ao Governo.

Assumindo que o leitor não está satisfeito, ainda tem a probabilidade REAL de ter um acidente, uma patologia, ou simplesmente sentir-se mal, no seu local de trabalho, na sua rua, na sua casa.  QUANDO O VIEREM ASSISTIR, O QUE PREFERE? UM PROFISSIONAL COM MAIS DE 4000 HORAS DE FORMAÇÃO E UM UPDATE EM EMERGÊNCIA, OU UM INDIVÍDUO QUE POUCO PERCEBE DE SAÚDE, A QUEM DERAM 6 MESES DE FORMAÇÃO? 

E vivemos assim. Acabaram de colocar a  sua VIDA, a sua SEGURANÇA, o seu BEM-ESTAR e dos seus amigos e familiares a SALDOE o mais irónico de tudo isto, é que estão a usar MAIS do seu dinheiro para lhe proporcionar MENOS assistência. A vida tem destas coisas...

Senhores Enfermeiros deste País? Como ficamos? Vamos deixar mal os Portugueses?? Agora quem é que os salva?

Quem tenta substituir os meus colegas no INEM, está-me a SUBSTITUIR A MIM. Quem diz que os meus colegas do INEM não servem para a função para que foram formalmente educados, estão a dizer o mesmo de MIM. Hoje é no INEM, amanhã é no Hospital e no Centro de Saúde. 

E AGORA???? VAMOS FICAR QUIETINHOS, SE O ATAQUE AOS "OUTROS" É AFINAL UM ATAQUE A MIM, QUE SOU ENFERMEIRO? AOS CIDADÃOS, QUE NEM SE DEVEM TER APERCEBIDO DA MUDANÇA?

FICA UMA SUGESTÃO, DAS "FÁCEIS":

SAIAM COM UMA CÂMARA PARA A RUA, E ENTREVISTEM UNS QUANTOS FAMOSOS, APRESENTANDO-LHES OS NÚMEROS E OS ESTUDOS, E FAZENDO AS QUESTÕES QUE COLOQUEI EM CIMA. 

O QUE PREFERE, QUANDO TIVEREM A SUA VIDA NAS MÃOS?

Coloquem no Youtube, rapidamente se torna viral. Tipo isto:


Cumprimentos e boas entradas a todos!

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também