Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Coisas do verbo entroikar

Coisas do verbo entroikar:

Entroikacete: a política deste governo tem três peças fundamentais, a cenoura, o coelho e o cacete, não admira que o entroikacete deste governo, o ministro da Administração Interna não só tenha sido o único governante a dispor de maior orçamento e a poder promover os seus funcionários, como ainda é considerado o melhor ministro depois de os seus rapazes terem ido à RTP tirar um curso acelerado de jornalistas.
   
Troikadalho: local para onde se mandam os que tudo fizeram para entregar o país à troika e agora andam armados em líderes da luta contra o FMI. Um exemplo: "Ó Mário Nogueira, vai para o troikadalho!". Designa também um novo tempero para a carne de porco, carne em troikadalhos.

Troikos: aquilo que o Vítor Gaspar acha que deve pagar-se aos funcionários públicos, esperando que depois o mercado faço mesmo e declare escravos todos os trabalhadores portugueses.

Destroikável: tal como Paulo Portas, aquele que nunca é responsável pelas medidas da troika.
  
Entroikisto: Passos Coelho é cada vez mais um quisto nas ambições de um número três que anda armado em número dois mas está convencido de que é o número um. Passos Coelho há muito que deixou de ser primeiro-ministro, o líder do PSD não é mais do que  um entroikisto que impede a progressão de alguém que acha que deve governar mas ainda não sabe muito bem como ultrapassar esse impecilho chamado democracia.

Entroikadinho: José Seguro é um político que ainda está dividido entre continuar a fazer oposição a José Sócrates, o que implica manter aquele ar de penitência com que costuma aparecer, ou fazer oposição a Passos Coelho o que faz sempre que o primeiro-ministro o engana. Dividido entre detestar o seu antigo camarada ou fazer oposição ao seu velho amigo o José Seguro não consegue deixar de ser o entroikadinho.

Entroikador: Vítor Gaspar chamou a si o papel de entroikador nacional, ele acha que o país, os portugueses, os professores, os trabalhadores, os jovens, os velho, todos devem ser entroikados em nome de Deus porque os que não são de Sodoma vieram de Gomorra. Para Gaspar entroikar portugueses é a mesma coisa que ser cruzado e matar mouros e da mesma forma que os cruzados chegaram a praticar o canibalismo o nosso Gaspar sempre que promete novas medidas de austeridade para entroikar os portugueses até parece estar a dizer “até os como!”.

Entroikada: a ministra da Agricultura vai deixar o governo da melhor forma, agendou a sua remodelação para daqui a nove meses e em vez de escrever a carta de demissão deverá ter enviado os resultados do teste de gravidez a Passos Coelho. Ao que aprece o primeiro-ministro achou que aquilo sim que era uma grande troika e até terá exclamado “não é meu!”.

Entroikanada: o ministro Álvaro bem que tenta entroikar qualquer coisa mas o seu amigo Gaspar quer ser o único entroikador da capoeira e não o deixa entroikar nada, nem mesmo um pastelinho de Belém, aliás, esses muito menos pois se há sítio onde o Gaspar tem um especial prazer em entroikar é precisamente no palácio anexo ao banco onde nasceu o clube Os Belenenses, até já há quem diga que o Gaspar entroikou de tal forma o Cavaco que este até ficou com o olho à Belenenses!

Entroikável: qualidade que os Orçamentos de Estado devem ter para que sejam aplicados no caso de alguém com poderes para tal se lembrar de pedir a fiscalização do Tribunal Constitucional. Agora tempos um país entroikado de um todo a aguardar para saber se o Tribunal Constitucional se pronuncia pela entroikabilidade do OE permitindo ao Gaspar que entroike os portugueses a seu belo prazer, ou se o OE não é entroikável e nesse caso o Gaspar entroikou o Passos Coelho.

Desentroika-te: Vulgo desenrasca-te.

Desentroikem-se: foi mais isso que Cavaco Silva disse aos portugueses na sua mensagem de ano novo, ele avisou, fez o que podia, não entroikou o governo pedindo a fiscalização preventiva do OE, a economia vai ser entroikada de um todo com este OE, mas ele foi comer umas filhoses para a Quinta da Coelha enquanto o pessoal das janeiras não lhe levar o bolo-rei e o país que se desentroike.

Nem entroika nem sai de cima: diz-se de um político que ora diz que a economia vai cair numa espiral, ora assegura que está cheio de esperança de que daqui a uns meses teremos crescimento e criação de emprego, ou que acha que um OE é inconstitucional mas primeiro promulga e depois pergunta, enfim, primeiro sai de cima e depois é que troika!
  
Entroikanso: É o estado em que um país fica metido quando é governado por imbecis que perguntam à troika o que devem fazer.

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também