Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

HEMATÚRIA | Sangue na urina

HEMATÚRIA | Sangue na urina: Hematúria é o nome médico dado à presença de hemácias (glóbulos vermelhos) na urina. De modo mais simples, podemos dizer que hematúria é a presença de sangue na urina.



Uma grande variedade de doenças pode provocar perda de sangue na urina. Na maioria dos casos, a hematúria costuma ser um dos sinais de infecção urinária. Porém, a existência de sangue na urina  pode também ser um sinal de doença grave, como câncer de bexiga ou rins, ou não ter nenhum significado especial, ocorrendo por discretos defeitos nos túbulos renais, que não possuem nenhuma relevância clínica.



Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a presença de sangue na urina:

  • Definição de hematúria.
  • Tipos de hematúria.
  • Causas de hematúria.
  • Como investigar uma hematúria.
  • Doença da membrana fina.
  • Hematúria após esforço físico.
Definição de hematúria



A definição mais simples de hematúria é presença de sangue na urina. Porém, na maioria das situações, o paciente com hematúria não se apresenta com uma urina francamente sanguinolenta, avermelhada e com coágulos. Em muitos casos, a perda de sangue no trato urinário é tão discreta, que não é possível notar a presença de sangue na urina apenas olhando para a mesma. Além disso, a presença de outras substâncias na urina, como bilirrubinas, medicamentos, corantes, mioglobina etc., também podem deixar a urina avermelhada, passando a falsa impressão de haver hematúria (leia: URINA COLORIDA (URINA VERDE, ROXA, LARANJA, AZUL)).



Portanto, para definirmos com segurança que uma urina contém sangue, é preciso submetê-la a análises laboratoriais. O exame de urina mais utilizado para o diagnóstico da hematúria é o EAS (também chamado de urina tipo 1 ou urina tipo 2) (leia: EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina...).



A principal célula do sangue é a hemácia (também chamada de eritrócito ou glóbulo vermelho). A investigação laboratorial da hematúria consiste na avaliação da urina com um microscópio, à procura de hemácias. Toda urina contém quantidades mínimas de hemácias. Para ser considerado hematúria, a maioria dos laboratórios usa como referência a existência de mais de 10.000 hemácias por mililitro de urina ou mais de 5 hemácias por campo de grande aumento (campo visto com lente com aumento de 400x).



Tipos de hematúria



Como existem dezenas de causas para hematúria, a caracterização da mesma ajuda na investigação clínica. Uma hematúria pode ter as seguintes características:



1. Hematúria macroscópica



É a hematúria que pode ser vista a olho nu, pois a urina encontra-se escurecida, avermelhada ou com coágulos de sangue. Este tipo de hematúria é facilmente reconhecida pelo próprio paciente.



Hematúria macroscópica - sangue na urina
Hematúria macroscópica
2. Hematúria microscópica



É a hematúria que não pode ser vista a olho nu. A aparência da urina é complemente normal, sendo a presença de sangue apenas detectada através do exame de urina. Este tipo de hematúria pode existir por anos sem que o paciente tenha consciência do fato.



3.  Hematúria com coágulos



A hematúria com coágulos é um tipo de hematúria macroscópica. A presença de coágulos geralmente indica um sangramento de maior volume, causado por uma lesão visível através de exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada do sistema urinário.



4. Hematúria persistente ou transiente



A hematúria, seja ela macroscópica ou microscópica, pode ser persistente, ou seja, está constantemente presente; ou ser intermitente, isto é, aparecer e desaparecer de tempos em tempos.



5. Hematúria dismórfica



Hematúria dismórfica ocorre quando no exame de urina detectam-se hemácias com formato atípico (dismórficas). Isso geralmente é um sinal de doença dos glomérulos renais.



6. Hematúria isolada



Hematúria isolada ocorre quando o paciente não apresenta nenhum outro sinal ou sintoma  além da presença de sangue na urina. A maioria das doenças que provoca hematúria causa sintomas, como dor para urinar, febre, dor nas costas, ou outras alterações nos exames laboratoriais, como a presença de proteínas e/ou leucócitos na urina, elevação da creatinina e da urina no sangue (leia: CREATININA e UREIA), etc.



A presença de hematúria sem nenhum outro sinal ou sintoma e como exames laboratoriais sempre normais habitualmente indica uma doença benigna.



Causas de hematúria



A hematúria pode ter origem em qualquer ponto do trato urinário, incluindo rins, ureter, bexiga, próstata ou uretra.



Algumas causas de sangramento urinário são:



- Câncer renal.

- Câncer de bexiga.

- Câncer de próstata (leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e tratamento).

- Cálculo renal (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).

- Infecção urinária (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE).

- Hiperplasia benigna da próstata (leia: HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA | Sintomas e tratamento).

- Glomerulonefrite (leia: GLOMERULONEFRITE | O que é, sintomas e tratamento).

- Lúpus (leia: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO | Sintomas e tratamento).

- Anemia falciforme (leia: ANEMIA FALCIFORME | TRAÇO FALCIFORME).

- Doença policística renal (leia: RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal).

- Acidentes com traumatismo renal.

- Trauma após passagem de sonda vesical.

- Trauma por manipulação cirúrgica ou endoscópica do sistema urinário.

- Biopsia da próstata (leia: BIÓPSIA DA PRÓSTATA | Indicações e complicações).

- Biópsia renal (leia: BIÓPSIA RENAL | Indicações, precauções e riscos).

- Cistite rádica (lesão da bexiga por radioterapia).

- Medicamentos (ex: pyridium, rifampicina, fenitoína, nitrofurantoína, entre outros).

- Tuberculose urinária (leia: TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento).

- Esforço físico.

- Excesso de cálcio na urina.

- Endometriose (leia: ENDOMETRIOSE | Sintomas e tratamento).

- Uretrite.



Como investigar uma hematúria



Como podemos ver acima, as causas de sangue na urina são múltiplas e, por isso, nem sempre a investigação é simples e rápida.



No caso de mulheres com hematúria microscópica o primeiro passo é confirmar se a urina não foi colhida durante a menstruação. Durante o período menstrual há sempre um pouco de sangue da menstruação na urina, provocando uma falsa hematúria. Nestes casos, o exame de urina precisa ser refeito fora da menstruação para confirmação.



Algumas vezes, os sinais e sintomas que acompanham a hematúria podem sugerir o diagnóstico, por exemplo:



- Mulheres jovens com ardência ao urinar e hematúria provavelmente têm cistite.

- Pacientes com hematúria acompanhada de febre, calafrios, vômitos e dor lombar possivelmente apresentam pielonefrite..

- Hematúria acompanhada de excruciante dor lombar, com com irradiação para virilha, costuma ser um sinal de cálculo renal.

- Homens idosos, com hematúria e jato urinário fraco, devem sempre ser investigados para doenças da próstata.

- Em pessoas acima dos 50 anos, fumantes e com hematúria macroscópica, o câncer de bexiga deve ser sempre pensado.



Quando não há uma causa aparente para a hematúria, inicia-se uma investigação mais complexa, tentando descartar ou confirmar algumas das várias causas citadas acima. Alguns dos exames que podem ser usados na investigação são a ultrassonografia, tomografia computadorizada ou cistoscopia. Outros exames laboratoriais de sangue e urina também ajudam no diagnóstico diferencial. Em algumas hematúrias, principalmente se houver suspeita de doença dos glomérulos renais, a biópsia renal pode ser indicada.



Doença da membrana fina (hematúria benigna familiar)



Em alguns casos de hematúria isolada não é possível identificar uma causa. Se o paciente não tiver nenhuma outra queixa e se todos os exames forem normais, um acompanhamento anual ou a cada dois anos apenas para ver se está tudo bem é o único procedimento indicado nestes casos. Geralmente estes pacientes apresentam um problema chamado doença da membrana fina, que é uma discreta alteração genética nas membranas dos glomérulos, provocando perda de sangue na urina, sem nenhuma relevância clínica. Estes pacientes habitualmente vivem o resto da vida com hematúria sem que isso provoque qualquer repercussão em suas vidas.



Hematúria após esforço físico



A hematúria após esforço físico é aquela que surge após a realização de qualquer atividade física de grande intensidade, geralmente extenuante. Este tipo de hematúria pode ser macroscópica ou microscópica e tende a ser transiente, desaparecendo após alguns dias de repouso.



Este tipo de sangramento na urina não costuma ter nenhum significado clínico. Se o paciente for jovem, saudável, não tiver outras queixas e a hematúria desaparecer com o repouso, não há necessidade de nenhuma investigação mais profunda.

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também