Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

As magníficas pulgas do INEM!

As magníficas pulgas do INEM!:




"INEM já poupou meio milhão de euros em horas extra pagas aos enfermeiros" link 

De vez em quando lá sai mais uma notícia de charme encomendada pelo INEM. Hoje saiu mais outra - oca como uma noz sem miolo. Todavia vai convencendo o povo, que é manifestamente leigo nestas matérias.
.
Por partes então. Integração dos meios do pré-hospitalar (SIV's e VMER's) nos respectivos serviços de urgência e "não apenas à espera de uma chamada", como afirma o Dr. M Rego O, Presidente do INEM). Até nem discordo.
.
Enquanto os profissionais aguardam a sua solicitação/activação, treinam as suas "competências" na área do doente crítico/emergência.
Esta medida está intimamente relacionada com a poupança destes largos milhares de euros em Enfermeiros (a notícia imputa esta poupança aos Enfermeiros apenas, mas o Dr. Rego, a bem da juztissa, explicita que esta concerne aos "Médicos e Enfermeiros" - é uma técnica psicológica: dá uma no cravo, para rebentar logo a seguir a ferradura!). 
É que ao poupar estas horas ao INEM, o Dr. Rego esmifrou-as (e bem!) ao SNS. Não, bruxo! Não paga o INEM, mas paga o riquíssimo Estado! Foram habilmente chutadas para outro gabinete de contabilidade!
.
Se o financiamento do INEM não depende directamente do Estado ("a totalidade da receita do INEM é obtida através da transferência de 2% sobre os prémios de determinado tipo de seguros, efectuada pelas companhias de seguros"), tal como já explicou em tempos o Dr. Rego, então configuraria uma acção benévola, racional, sábia e prudente o auxílio do INEM ao Ministério da Saúde (que já padece de carências e elevadas dívidas aos Enfermeiros!), ao suportar parte desses encargos remuneratórios; mas não! Foi um excelente negócio para o INEM! Fornece a chapa amarela e quatro pneus, o resto que se lixe!
.
Em segundo, tal como referi em cima, mas reitero, é por achar bem que os Enfermeiros "não fiquem apenas à espera de chamadas", mas sim a "contribuir como toda a sua diferenciação científica e técnica em prol dos utentes" (Rego, 2012), que me questiono: enquanto, por exemplo, os Enfermeiros das SIV's dão o melhor de si para salvar vidas nos serviços de urgência e a investir na manutenção das suas competências, então, os TAE's (o segundo tripulante destas ambulâncias) onde investem e mantêm as suas "competências"?
A julgar pelos factos: a lavar e limpar as ambulâncias, ver televisão, eructar, ganhar pulgas, etc. E quer o Dr. Rego que estes jovens-de-panela-de-pressão tenham mais competências!! Treinam e mantêm-nas onde? A puncionar e a monitorizar a tais pulgas? A injectar fármacos na almofadas dos sofás? Ou enquanto tratam da quinta no facebook? Não tarda têm mais competências para a agricultura do que para a emergência!
.
O INEM é um fenómeno na rentabilização financeira: esbanjou muitíssimo dinheiro a dar formação de condução a Enfermeiros das SIV (que não conduzem), que nunca vão fazer VMER! Desbaratou outro tanto a formar (quase) a totalidade dos Enfermeiros das SIV para poderem tripular os helicópteros, mas até hoje nunca nenhum o fez!
.
Por fim, em tónica concluiva, assevera o Dr. Rego que "todas estas medidas salvaram muitas vidas"! Vamos lá ver: como é que ele sabe? Com que fundamentação profere estas declarações?
___________________________________________________________
Nota: Dr. Rego = Miguel Rego Oliveira, Presidente do INEM.

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também