Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O escãndalo dos nomeados para os ACES‏

O escãndalo dos nomeados para os ACES‏:

O artigo do Público link dá que pensar sobre o estado da nossa democracia e do SNS. Senão vejamos.

Os partidos do governo fizeram campanha e foram eleitos defendendo fortemente a promoção do mérito, a isenção e a transparência nas nomeações para a administração pública. Tudo bem, então há que:
- escolher os melhores com base na formação em gestão e na experiência profissional em saúde, em organização que conduza a gestão rigorosa que promova bons resultados
-formar equipas de pessoas competentes e que se complementem, fixar-lhes objectivos e metas exigentes e depois avaliá-los, sancionando os maus desempenhos.
É chocante ver como os partidos, após serem governo, esquecem as promessas e reproduzem as piores práticas dos antecessores, que foram acusados de usar o erário público para pagar favores pessoais e partidários.
Estes nomeados para presidentes dos ACES são amigos do partido em que aqueles critérios estão ausentes, o que arrastará várias consequências negativas.
Em primeiro lugar ninguém espera deles bons resultados, porque, como diz o povo, quem dá o que tem a mais não é obrigado.
Segundo, ninguém os irá controlar e sancionar, criado que está um quadro de pouco rigor e nenhuma equidade perante presidentes das ACES de cariz técnico e profissional.
Terceiro, irão desprestigiar o cargo sendo que alguns dos actuais presidentes de ACES conquistaram, pela sua acção, a admiração e o reconhecimento de profissionais de saúde, da população e da tutela.
Finalmente, estas nomeações arriscam-se a abrir, nas outras ARS, a caça ao tacho e a disputa entre os dois partidos do governo pela primazia nas nomeações de boys & girls.



Por tudo isto surpreendem-me as palavras do OBSERVADOR: estes nomeados não «vão gerir» ou «prestar serviços clínicos». link Vão gerir sim a sua carreira político-partidária e servir-se do cargo como plataforma, para constituírem redes de interesses e conivências recíprocas, e como trampolim para promoção pessoal.
Convenhamos que há que valorizar os CV para a saúde…
«Director de mercado da pedra»
«Secretário do presidente da câmara»
«Informático e administrativo em cerâmica decorativa», só não diz se em Barcelos ou nas Caldas da Rainha
«Coordenador de festas, da feira do granito, feira do mel, feiras gastronómicas»
«Presidente da moto clube do Corgo».
… pois os ACES têm que começar a diversificar e entrar nos mercados da «pedra», da «cerâmica decorativa», dos eventos gastronómicos e dos passeios de moto!
Finamente esta é uma nódoa para quem indigita mas também para quem nomeia.
Temos um ministério concentrado apenas nas taxas moderadoras e nos cortes, de remunerações, de serviços e de preços, e que se esquece quando dá jeito dos compromissos do memorando (MT):
Nada diz aos médicos e outros profissionais do SNS sobre o que podem esperar no futuro, quanto a carreira, a retribuição e a promoção do mérito
Passado mais de um ano não é conhecido qualquer plano estratégico para a saúde (MT: «Elaborar um plano estratégico para o sector da saúde,… T4- 2011»)
Nada fez pela gestão de serviços e instituições do SNS, antes pactuando com clientelas, como aqui se viu com estes nomeados (MT: «Melhorar os critérios de selecção e adoptar medidas para assegurar uma selecção transparente dos presidentes e membros das administrações hospitalares. Estes deverão ser, por lei, pessoas de reconhecido mérito na saúde, gestão e administração hospitalar. T4- 2011»)
Promoveu por omissão a continuidade do poço sem fundo e verdadeira tábua de salvação dos privados da saúde que é a ADSE (MT: «…custo orçamental dos sistemas actuais… será reduzido em 30% em 2012 e 20% adicionais em 2013… T4- 2011»)
Tem pedido estudos e mais estudos (á ENSP, GTRH, Peritos de emergência, ERS, etc.), para de seguida os renegar e denegrir os que os fizeram.



Com actores destes só podemos esperar uma ópera bufa e um requiem pelo SNS.



SNS SIM

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também