Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A justiça como causa de pobreza

A justiça como causa de pobreza:

Quando se questiona porque razão a justiça investiu tanto no Caso Freeport e parece ignorar casos como os submarinos ou o BPN não é apenas uma questão de equidade que pode estar em causa, é a percepção de que a justiça pode ser um poderoso instrumento de injustiça e de destruição dos valores éticos nacionais.
  
Neste sentido a justiça estará entre uma das principais causas de subdesenvolvimento, a mensagem que passa é a de que o que está em causa não é o combate à corrupção e a outros crimes económicos, mas sim perseguições políticas. Usa-se a corrupção como argumento para perseguir uns porque quando os suspeitos são outros as investigações servem para chegar à brilhante conclusão de que todos são inocentes.
  
Quando um país está à beira da exaustão financeira e a justiça devido a inércia encobre, parece encobrir ou parece estar a tudo fazer para encobrir negócios altamente suspeitos que se traduziram em muitos milhões de prejuízos para o país os cidadãos têm o direito de pensar que além de serem roubados ainda pagam impostos para manter uma justiça cheia de mordomias.
  
Os prejuízos provocados por negócios como o BPN ou os submarinos representam dezenas de vezes o que o Estado supostamente poupa em subsídios retirados a funcionários e pensionistas. Quando se ouvem crápulas do CDS virem dizer que o Tribunal Constitucional deveria ter sacrificado as vítimas escolhidas pelo Gaspar para não se aumentar os impostos sobre aqueles que menos sacrifícios estão a suportar apetece fazer uma revolução. Roubam o país e ainda gozam com o povo.
  
Um povo que deixa de confiar na justiça, que há muito não acredita nos seus líderes políticos não pode acreditar no seu país porque o considera como uma coutada onde alguns podem roubar em total impunidade. Um país em que o seu povo não confia nem acredita está condenado à pobreza. Quem se empenha nos objectivos dos governos ou acredita nos empresários quando se sabe que andam todos a roubar?
  
Aquilo a que o país está a assistir no caso dos submarinos é algo que merece uma reflexão. O que pode fazer um povo se a justiça não funciona, os governos encobrem a verdade e o presidente fica calado? Que mecanismos os oferece a democracia para corrigir uma injustiça, para levar os criminosos a tribunal e para recuperar o que um grupo de bandidos organizados roubou a todo um povo.

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também