Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

terça-feira, 12 de junho de 2012

URINA COLORIDA (URINA VERDE, ROXA, LARANJA, AZUL)

URINA COLORIDA (URINA VERDE, ROXA, LARANJA, AZUL): A cor da urina pode ser um sinal de doença ou apenas um achado interessante sem nenhum significado clínico. Mesmo a urina normal pode apresentar variações na sua coloração, porém, mantendo-se sempre próximo ao espectro da cor amarela.



Neste texto vamos abordar as causas mais comuns de urina de cor diferente, incluindo as seguintes colorações:

  • Urina amarela escur
  • Urina roxa.
  • Urina laranja.
  • Urina verde.
  • Urina vermelha .
  • Urina rosa.
  • Urina azul.
  • Urina preta.
 Urina Amarela escura



Urina escura
Urina amarela escura
A cor natural da urina varia de amarelo bem claro até amarelo escuro. Quanto mais hidratada a pessoa estiver, mais clara a urina será. Uma urina acastanhada ou amarela escura normalmente é uma urina extremamente concentrada devido a pouca quantidade de água para diluí-la.



Algumas doenças como hepatite, que cursam com a presença de bilirrubina na urina, podem apresentar uma urina escurecida, às vezes semelhantes ao mate ou até mesmo Coca-Cola (leia: HEPATITE | Sintomas e tipos).



A presença de sangue em pequenas quantidades também pode levar a uma urina amarelo escuro.



Entre os medicamentos, o Metronidazol é aquele que mais comumente causa escurecimento do amarelo da urina.



urina roxa
Urina roxa por infecção urinária
Urina Roxa:



Uma urina arroxeada é normalmente causada por infecção urinária, em geral, por bactérias que alcalinizam a urina, como a Providencia stuartii, Klebsiella pneumoniae, P. aeruginosa, Escherichia coli e o Enterococcus. A urina roxa causada por uma infecção urinária é um achado raro e ocorre mais em pacientes com cateter vesical (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE).



A urina também pode apresentar um tom arroxeado se o paciente ingerir grandes quantidades de amoras ou beterraba.



Urina Laranja:



Urina laranja
Urina laranja
Uma urina muito concentrada também pode assumir uma coloração alaranjada. Porém, a urina laranja é geralmente uma urina vermelha diluída (ver causas de urina vermelha abaixo). A presença de sangue na urina é a causa mais comum.



Ingestão de beterraba, cenoura e amoras silvestres podem levar a uma urina alaranjada. Alimentos com corantes de cor laranja ou vermelha também podem ser a causa.



Entre os medicamentos, os mais comuns são a Rifampicina, Pyridium e a Nitrofurantoína. Ingestão de vitamina B, principalmente a Riboflavina (Vitamina B2), também levam à urina alaranjada.



Urina verde:



Urina verde
Urina verde
A urina verde é normalmente causada pela ingestão de corantes, principalmente o azul de metileno.



Entre os alimentos, o aspargo é quem mais frequentemente provoca esta alteração na cor.



Raramente, uma infecção urinária é a causa de uma urina verde. A bactéria que pode tornar a urina esverdeada é a Pseudomonas aeruginosa.



Entre os medicamentos que tornam a urina verde, os mais comuns são a Amitriptilina, Propofol e Indometacina.



Urina vermelha ou rosa:



Urina vermelha
Urina vermelha
Urina vermelha, em geral, é sinal de sangramento nas vias urinárias (leia: HEMATÚRIA (URINA COM SANGUE)), mas pode ser causada também por medicamentos e alimentos:



Laxantes, principalmente os que possuem Sena em sua fórmula, Rifampicina, Pyridium, vitamina B, beterraba e amoras são causas descritas. Anticoagulantes como Varfarina e heparina, podem levar à hematúria e, consequentemente, urina avermelhada.



Uma doença chamada metahemoglobinemia também pode ser a causa.



Em uma pessoa com boa hidratação, a urina vermelha pode ficar diluída pela água e se apresentar mais rosada ou alaranjada. Ao longo do dia, a urina pode variar entre vermelho, rosa ou laranja, dependendo da quantidade de água para diluí-la.



Urina Azul:

Urina azul
Urina azul


Normalmente a urina azulada é causada por medicamentos ou ingestão de corantes, como azul de metileno. Assim como na urina verde, a infecção pela bactéria Pseudomonas aeruginosa pode causar uma urina azulada.



Drogas descritas como causas de urina azul incluem Triantereno, amitriptilina, indometacina e o famoso Viagra.



Existe uma doença genética metabólica, chamada de síndrome da fralda azul, que é a causa de urina azulada em recém-nascidos.



Urina Preta ou marrom escura

Urina preta
Urina preta


Uma urina preta pode ser causada por uma doença genética rara chamada de Alcaptonúria.



Uma urina muito concentrada, que também contenha sangue, pode adquirir uma cor bem escura. Nos casos de icterícia a urina pode ficar com cor bem castanha escura, semelhante à Coca-Cola (leia: ICTERÍCIA | Neonatal e adulto).



Entre os medicamentos, aqueles que podem causar uma urina preta são: Cloroquina, Levodopa, Metronidazol, Metildopa e Hidroquinona




Outras alterações além da cor



Além da cor, o aspecto da urina pode ser uma dica para se identificar doenças precocemente.



Uma urina com excesso de espuma sugere a presença de proteínas (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA), que é um sinal de doença renal. Uma urina "leitosa" pode significar a presença de pus. Uma urina com odor forte indica que a mesma está muito concentrada,  favorecendo a formação de cálculo renal (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).



Uma urina saudável tem cor amarelo clara, quase transparente, sem cheiro, com uma quantidade pequena de espuma e não causa dor ou desconforto ao urinar.



Vérsion en español:  COLOR DE LA ORINA

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também