Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Hospital fashion II - o bichos multirresistentes que se cuidem!

Hospital fashion II - o bichos multirresistentes que se cuidem!:


"A avaliar pelo que se diz neste blog, nos diferentes jornais, redes sociais e outros meios, net, bem como por esta reportagem,  bem que se pode dizer, DE perdeu uma boa oportunidade para estar calado." (comentador anónimo)

Encapotar as imposições do código de vestuário sob a égide, é, o que se pode apelidar, perverso (a respeito deste post). 
Um dos lados do problema é a higiene/prevenção da infecção. Para esta questão os Enfermeiros estão amplamente sensibilizados (admito que existam excepções à regra). A existência de uma avaliação de desempenho e de um Enfermeiro-Chefe, tem certamente uma finalidade. Escuso-me aqui a explicar - por me parecer tão óbvio - o papel das chefias neste domínio (excluíndo aqueles chefes de gabinete, transportadores de impressos,  etc - alérgicos à proximidade do contexto da prática).

O outro lado do problema é a progressiva aproximação do Saúde, especial e fundamentalmente no sector privado, ao ramo da hotelaria e atendimento, e os seus profissionais pressionados para uma conduta do serventilismo - o que me parece ser o caso do Hospital de Braga. 
Se verdadeiramente estivesses preocupados com as "infecções", demonstrariam outra postura resolutiva: apostavam forte e inequivocamente na  Enfermagem (a classe que mais pode reduzir a incidência da propagação de fenómenos infecciosos) - para além das medidas serem transversais a todas as classes profissionais que contactam com os utentes. Mas não é o caso
Alguns dos estudos mais difundidos e objectivos do mundo, no que à prevenção da infecção diz respeito, provam claramente que as taxas de infecção, variam, com uma relação fortíssima e directa, com as dotação de Enfermeiros!

Por fim, lendo o código, não me parece muito evidente este anseio do Hospital de Braga (afirmar que o único objectivo do código é a prevenção de infecções... é um atentado à inteligência):

1º - "Sapatinho azul ou preto, estilo clássico" (as invés da soca, lavável e esterilizável). É caso para dizer que os bichos viajarão em grande estilo; clássico. Bom gosto; lindo!

2º - "Cinto azul-escuro ou preto, a condizer com o sapato". Este conjunto é glamoroso e afugenta sensivelmente 99,9% da bicharada. É o fim das infecções cruzadas.

3º - "Camisa sempre dentro das calças". Estilo Freddie Mercury. Que saudades!

4 º - "Feminino: meias de vidro cor de pele (nem muito claras nem muito escuras), deverão ser lisadas, sem redes ou fantasias". Esta é a estocada final. Fica provado que Braga está a declarar, com toda a pujança, guerra à bicharada. Multirresistentes, cuidem-se!  - elas vão para a guerra de meias cor da pele e eles de cinto a condizer com os sapatinhos! É o vosso fim!

Os doutores podem entrar de chancas (sabem o que é?), meias do tweety e gravata sebenta, com bichos já fossilizados, não faz mal.
.
Perdoem-me a honestidade, mas a indumentária, além de antiquíssima e obsoleta, é parola. Já estou como o outro: haja decoro!  


Clica nas imagens para aumentar! Visita o blog
www.asminhasvisoesdomundo.blogspot.pt
para muitas mais fotos.

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também