Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

FOTOS DO MOSQUITO DO DENGUE

FOTOS DO MOSQUITO DO DENGUE: O dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus. Sua transmissão se dá através da picada de mosquitos contaminados. Duas espécies de mosquito são responsáveis pela propagação do dengue: Aedes aegypti e Aedes albopictus. Estes dois mosquitos podem receber a alcunha de "mosquito da dengue", apesar do Aedes aegypti ser a espécie mais famosa e com maior capacidade de transmitir a doença.



Neste texto vamos mostrar fotos do mosquito da dengue para que a população leiga seja capaz de identificá-lo.



Se você está procurando informações detalhadas sobre o dengue, não deixe de ler nosso artigo sobre a doença: DENGUE | Sintomas e tratamento.



Fotos do mosquito do dengue: Aedes aegypti e Aedes albopictus:



Fotos do mosquito da dengue - Aedes aegypti


O Aedes aegypti é um mosquito que costuma medir menos de 1 cm de diâmetro, é de cor preta ou marrom e apresenta listras brancas distribuídas pelo corpo e patas. Ao contrário dos mosquitos comuns, que costumam estar mais ativos no final do dia e início da noite, o mosquito do dengue tem hábitos diurnos; o Aedes aegypti costuma voar baixo, geralmente abaixo de meio metro, picando preferencialmente os pés, tornozelos e as pernas. O mosquito do dengue não gosta de calor, por isso é mais ativo nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.



Mosquito da dengue
Aedes albopictus e Aedes aegypti


O mosquito que pica o ser humano e transmite o dengue é a fêmea. O macho não se alimenta de sangue, pois não tem capacidade de picar outros mamíferos. A fêmea é maior que o macho e apresenta tanto a boca quanto as antenas diferentes.



Mosquito da dengue macho e fêmea
Aedes aegypti macho e fêmea


Os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus são muito parecidos. A diferença está no tórax. O Aedes aegypti apresenta 4 linhas, duas delas retas no centro e duas curvas na periferia. Já o Aedes albopictus apresenta apenas uma única linha reta no centro do tórax. De resto, são semelhantes.



Diferenças ente o Aedes aegypti e o Aedes albopictus


Tanto o Aedes aegypti quanto o Aedes albopictus existem no Brasil, porém, as epidemias de dengue só são causadas pelo Aedes aegypti, que apresenta uma capacidade maior de transmitir o vírus.




Clica nas imagens para aumentar! Visita o blog
www.asminhasvisoesdomundo.blogspot.pt
para muitas mais fotos.

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também