Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quinta-feira, 15 de março de 2012

U24

U24:


A RTP realizou e está a transmitir uma série documental - U24 - que supostamente relatam a realidade quotidiana das urgências hospitalares: "o programa mostra a dinâmica de trabalho de médicos, enfermeiros e de todos os funcionários do estabelecimento".
Quem vê aquilo uma vez, constata logo que é uma imitação barata dos formatos norte-americanos, daqueles que só o Spielberg sabe fazer. Está a ser um valente flop de audiências.

O problema vem da raiz; foi uma série concebida por encomenda, é notório! Não relata a realidade, mas moldou-a mediante os interesses do cliente. Quem se senta à frente da televisão vê TAE's do INEM a brilhar, a tratar, a salvar, a diagnosticar... por pouco não fazem a cirurgia em cima do alcatrão! Aquela classe profissional que mais movimento assistencial providencia dentro dos serviços de urgência (e do SNS) - os Enfermeiros - parece que não existem! Ou melhor, os hiatos da série coincidem com a sua intervenção! Vê-se sempre o malogrado "doente" a ser apanhado para dentro da ambulância (e apertam pescoços com ligaduras, quase asfixiando a vítima!), sendo o frame seguinte um qualquer "Dr. Casa" a resolver tudo sozinho!
Os olhos de um leigo não vêem, mas os chistosos TAE's extravasam frequentemente as suas competências, e, em muitos casos, nem as suas próprias conseguem levar a cabo (incumprimento dos protocolos básicos)! O acumular de erros é evidente em várias peças!

Os TAE's tinham interesse nas urgências da Mongólia, por exemplo. Cá não. O Dr. Miguel Rego, Presidente do INEM, sabe disso!
Já a TVI fez uma reportagem bem mais fidedigna...



0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também