Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O custo da factura

O custo da factura: "

A EPAL espera poupar um milhão e meio de euros por ano ao passar de mensais para bimestrais as facturas de 350 mil clientes. O mínimo que se pode concluir deste anúncio é que a EPAL para passar uma factura gasta 71 cêntimos. Ou seja, tanta informatização, tanto progresso e o papelinho da factura mantém um custo que só se entende, caso fosse manuscrita naqueles pretéritos livros com papel químico. Mas admitamos que é normal que uma empresa com 350 mil clientes gaste 71 cêntimos por factura. O que já não é normal é a factura propriamente dita. Em Lisboa para um consumo de 14,91 euros pagam-se mais 21,80 euros que se repartem em: quota de serviço; adicional C. M. Lisboa; saneamento variável; saneamento fixo; taxa recursos hídricos; IVA


Tudo junto dá 36,71 euros, dos quais nem metade respeita a água propriamente dita. Por fim seja mensal, bimestral ou trimestral, a impropriamente chamada factura da água (seria mais correcto designá-la factura de taxas e adicionais) não inclui dados sobre a qualidade da água. E devia incluir.


Obs. Entretanto esta lei que obrigava a facuras mensais deve ter ido para o fundo da gaveta. Duvido que caiba aos governos decidir se a factura deve ser mensal ou bimestral mas o mais fantástico é a hipocrisia do legislador que enche parágrafos e parágrafos a proibir tudo e mais alguma coisa sempre em nome do consumidor e que simultaneamente permite este castelo de taxas e adicionais. Desde que seja para pagar impostos é tudo legalíssimo!



Filed under: Geral "

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também