Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

sábado, 6 de novembro de 2010

Descubra as diferenças :Ordem dos Médicos e Ordem dos Enfermeiros

Descubra as diferenças :Ordem dos Médicos e Ordem dos Enfermeiros: "No Gravatar


Clique na imagem para ler melhor


Enfermagem não restringe as Vagas de acesso, sendo que todos os anos as escolas de enfermagem abrem as suas portas a uma multidão de novos alunos que actualmente se irão formar para o desemprego, mantendo-se Ordem e Sindicatos em absoluto silêncio.


Olhando para o lado verificamos que certas Ordens e Sindicatos são mais pro-activos e coorporativistas na defesa da profissão. Podemos não gostar, é criticável ( sem dúvida) , mas têm sido assim que a qualidade formativa se mantido em certas profissões ( medicina, por exemplo). Mas se precisarem de outros exemplos, apontamos para os Advogados e para o o seu exame à Ordem onde 98% reprovam


A Ordem dos Médicos assume publicamente que exerce o seu lobby… ”Todos os médicos estrangeiros que no dia 26 de Outubro, realizaram os «exames de estado» para requerer o título nacional à Ordem e depois exercer em Portugal chumbaram na prova . A Ordem dos Médicos conseguiu mesmo impor, junto Ministério do Ensino Superior, uma limitação à inscrição automática dos médicos do Leste. Neste momento, os clínicos só se podem inscrever se aceitarem o estatuto de medicina tutelada. Ou seja, inscrevem-se na Ordem como se tivessem acabado de sair da faculdade, sendo-lhes exigida a realização do internato e do posterior exame de especialidade.


Enfermagem vive actualmente sem liderança e demasiada centrada nas competências “escolares”, sendo certo que a prática clínica e as suas competências são descuradas. E se tudo isto por vezes nos deixa incrédulos descobrimos que “O que falta a Enfermagem é …………. aumentar as quotas de pagamento mensais???


A corrida ao canudo trouxe a Enfermagem uma viagem atribulada sendo que apontamos algumas razões para este cenário actual :



  1. A Ordem dos Enfermeiros, diz de forma continuada que não pode interferir nas escolas de enfermagem e com esta atitude nada faz para restringir as Vagas. Vejam o exemplo da Ordem dos Médicos (LINK)

  2. Falta de visão de certas pessoas quer na Ordem dos Enfermeiros, quer Sindicatos que parecem alheadas dos problemas reais e da profissão. Falamos novamente da Ordem dos Enfermeiros, mas ressalvamos excepcções, pois quer na Ordem quer nos Sindicatos há pessoas com muito valor, mas o sistema está instalado. O sistema têm que servir de justificação para que a insistência da Ordem dos Enfermeiros em querer Aumentar de Quotas de 7,48euros para os 10euros mensais correspondendo a um aumento de 33%. …(Link para quem quiser ler mais )

  3. As Escolas de Enfermagem funcionam visando o lucro fácil e que para isso abrem mão da essência de Enfermagem e entram no jogo do vale tudo. Só isso pode justificar aberrações tais como um Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária ser responsável por um aluno de especialidade de Pediatria, por exemplo. Mas há outros exemplos… Como é que se justifica que um aluno chegue ao 4º ano sem algumas das experiências/competências clínicas/ práticas e conhecimentos que nós ( no meu tempo, caramba estou a ficar velho) tínhamos que ter adquirido no 1º ano…

  4. Ausência de um fio politico e corporativista na defesa da profissão. Parece que não existe e o núcleo Sindicatos e Ordem têm medo de assumir isto, temos que regular a profissão. Temos uma qualidade formativa inferior agora… Temos excesso de vagas tendo em consideração o mercado de trabalho e as ofertas de trabalho.

  5. Por último, aponto para a imobilidade e para a continuidade real e Monárquica que certos Sindicatos de Enfermagem perpetuam. Temos à frente de Sindicatos, sempre as mesmas pessoas, algumas estão lá há mais de 30 anos e de lá governam o seu reino. Ora não quero com isto retirar o seu valor passado e presente para a profissão, mas têm que haver renovação de ideias de geração.


Termino relembrando que Enfermagem continua a ser um curso com carreira de Bacharel e que actualmente se vive um cenário de crise económica razão pela qual é um crime pedir mais dinheiro aos Enfermeiros para se fazer o mesmo. Pedir mais dinherio leva a que “sejam expectáveis resultados concretos e valores reais. Se não o fizermos deixaremos de ter dinheiro”




"

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também