Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SURPREENDENTE: Foram (re)criados os Auxiliares de Enfermagem!!!!

SURPREENDENTE: Foram (re)criados os Auxiliares de Enfermagem!!!!: "

O Governo acaba de (re)criar a classe dos Auxiliares de Enfermagem (!!), extintos há mais de três décadas!!

Desta vez os fanáticos dos rácios da OCDE podem congratular-se: vamos poder incluir os 'Técnicos Auxiliares de Saúde' (nova denominação) na contabilização dos tais rácios e estabelecer comparações em igualdade circunstancial! Eu avisei e previ.
Agora já estamos no mesmo patamar da Europa (e restante conjuntura mundial). Parabéns a todos os que, indirectamente, fomentaram esta medida! - Machadada final? Inevitabilidade?

99,9% dos Enfermeiros não se apercebeu, mas sub-repticiamente o Governo já fez publicar a portaria (Portaria 1041/2010) que conduz à sua criação. A Ordem dos Enfermeiros nem piscou os olhos. Já é conhecido o respectivo plano formativo (curso técnico com 3100 horas; por exemplo estão contempladas mais de 150 horas de "Biologia" e 200 horas de "Gestão e Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde') e conteúdo funcional!

Há mais de 30 anos os Enfermeiros lutaram para que se extinguisse tal classe. Em 2010, o XVIII Governo Constitucional (o que mais prejudicou a Enfermagem) recria-a.
Analisarei, a muito curso prazo, todos os prós e contras (porque existem ambas), mas, categoricamente, posso afirmar que - como consequência directa - o desemprego subirá em flecha... ainda mais. Muito mais. Abruptamente.
"

1 comentários:

Unknown disse...

Estive a ler a portaria, parece-me muito subtil. Vai haver concerteza instituições privadas que vão aproveitar esta portaria para diminuir custos com pessoal.
Durante muitos anos a Clinica S.João de Deus em Lisboa tinha uma enfermeira por sala e enquanto a enfermeira/o dava apoio à indução anestésica era uma auxiliar que fazia de enfermeira circulante. Com todo o respeito às auxiliares! Como havia quem instrumentasse cirurgias sem ter o devida certificação. Houve denúncias e tudo ficava na mesma. Actualmente as coisas estão diferentes. É só um panorama visionário :-)

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também