Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Estudo prova:Situação Profissional dos Jovens Enfermeiros piorou

Estudo prova:Situação Profissional dos Jovens Enfermeiros piorou: "No Gravatar

Não será novidade este estudo, mas deve ser divulgado e alvo de conclusões…


Depois de termos tido conhecimento que há alunos a ingressar com notas negativas em Instituições de Ensino Superior Público que leccionam o Curso de Licenciatura em Enfermagem – CLE (ver quadro abaixo), o estudo do Grupo de Jovens Enfermeiros da Ordem dos Enfermeiros publicado hoje, identifica que a empregabilidade de jovens enfermeiros continua em queda livre. Perante esta situação, será que se justifica a continuidade dos CLEs com entrada no segundo semestre?


Clique aqui para aumentar a imagem



(Fonte Forum Enfermagem)


O estudo sobre a situação profissional dos jovens enfermeiros, formados entre 2007 e 2009 em Portugal, publicado pela Ordem dos Enfermeiros em Outubro 2010 da Ordem dos Enfermeiros aponta o seguinte:



  • 19% não se encontravam a exercer a profissão. Do total de desempregados 71% estão inscritos na SR Norte. Segundo o estudo este fenómeno regional é favorecido pelo maior número de escolas e de vagas nesta zona do país.

  • No estudo efectuado em 2009, 57% dos enfermeiros tinham conseguido emprego ao final de três meses após conclusão da licenciatura, contra 43% deste novo estudo. O hiato temporal para o inicio do exercício profissional está a aumentar.

  • A migração é já um fenómeno instalado entre os enfermeiros portugueses, com 13% dos enfermeiros a encontrar o primeiro emprego fora do país, contra o total de 5% do estudo de 2009. Espanha é o destino preferencial, enquanto Inglaterra, Irlanda, Suiça e França são outros destinos procurados.

  • 41,5% dos jovens enfermeiros ponderam ou já ponderaram abandonar a profissão. Este é um dado inédito em Portugal mas que já registado noutros países.


Clique na capa do estudo para fazer o download do documento (pdf)



Share






"

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também