Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Estamos em crise,mas o INEM Gasta o triplo do dinheiro!

Estamos em crise,mas o INEM Gasta o triplo do dinheiro!: "No Gravatar

Estamos em época de crise e de poupança, mas o SNS continua a esbanjar dinheiro na Saúde, sobretudo no INEM !



Senão veja-se a notícia aqui LINK avançada onde dá conta que a formação dos novos técnicos de emergência pré-hospitalar vai custar pelo menos o triplo (cerca de 2 milhões de euros) quando comparada com formações do INEM para enfermeiros e médicos que queiram trabalhar em emergência médica. Só uniformizar a formação dos actuais operacionais dos centros de emergência e do suporte básico de vida, cerca de 843 técnicos, vai custar 1 .389. 840 euros ( estamos a FALAR DE MUITO DINHEIRO), segundo a estimativa avançada por um grupo de profissionais ligados ao pré-hospitalar e às formações do INEM, tendo em conta o custo por hora de formações internas e externas.


Tudo isto porque decidiram“inventar” na Emergência Pré-hospitalar e com isto o Estado Não REDUZ OS GASTOS, aumenta. Em suma tinhamos uma solução em que a emergência pré-Hospitalar era assegurada por Enfermeiros e Médicos ( a nosso ver profissionais qualificados) , mas alguém decidiu brincar na Saúde e mais uma vez fazendo disparar os gastos…


Decidiram criar a carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) - ( plano elaborado pela anterior direcção do INEM ) que já se demitiu (!!!) e aprovado pelo secretário de Estado Adjunto da Saúde Manuel Pizarro. Ao avançar este ano com a decisão de criação desta nova carreira, coincidiu com a descontinuação da formação interna dos enfermeiros para actuarem nas ambulâncias SIV. Neste momento só estão a funcionar 28 das 40 previstas.


Além da formação ser mais cara, (a formação prevista para os TEPH) não trará qualificações para os actos que lhes são atribuídos no novo plano, como proceder à observação clínica das vítimas, isolar vias áreas, identificar ruídos respiratórios de risco – sobretudo pela falta de experiência em meio hospitalar, onde os enfermeiros têm de estar dois anos antes de fazer emergência pré-hospitalar.




  • Estamos a falar de pessoas que têm o 9.o ano ou as Novas Oportunidades e disso temos este exemplo LINK, fazem 1500 horas de formação e acredita-se que estarão habilitadas a realizar actos complexos e de grande diferenciação como por exemplo espetar uma agulha num pulmão ou fazer uma desobstrução de via área.” (Fonte Jornal I)



Há também uma indefinição daquele que será o lugar destes novos técnicos, que passam a apresentar “competências semelhantes às de um médico, de um enfermeiro e de um técnico de cardiopneumologia.”


A própria Ordem dos Enfermeiros defende que a nova direcção do INEM deve recuar no Plano Estratégico dos Recursos Humanos da Emergência Pré-Hospitalar aprovado este ano.




"

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também