Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

domingo, 4 de julho de 2010

Não é bem-vindo Sr. Rasmussen

Não é bem-vindo Sr. Rasmussen: "

senhores da guerra nato

Os europeus vão ter de gastar mais em defesa se quiserem manter a coesão da Aliança Atlântica. Num cenário de crise económica generalizada em que a NATO se multiplica em operações de grande envergadura - do Afeganistão, ao Kosovo e golfo de Áden - as questões ligadas ao financiamento das missões têm aberto brechas, especialmente por serem os americanos a carregar o fardo. Esta foi uma das ideias deixadas em Lisboa pelo secretário-geral da NATO, Anders Rasmussen. 'Apelo aos aliados para que não deixem que as diferenças se acentuem porque elas já são suficientemente grandes.' Os Estados Unidos 'gastam três vezes mais por soldado do que os aliados europeus'. Estes números têm impacto na capacidade militar e tecnológica dos dois lados do Atlântico, principalmente numa altura em que 'os americanos estão a redimensionar a sua posição dentro da Aliança. 'Tento levantar a questão junto dos europeus: se não querem ser vistos apenas como consumidores de segurança e se pretendem que a Aliança continue vital, têm de gastar mais'.

Caro Sr. Rasmussen

Sempre me regi pela ideia de “seja bem-vindo quem vier por bem” e é por isso que lhe que não é bem-vindo a Portugal. Não é bem-vindo porque o que o traz por cá é a guerra, a destruição e a morte. Vem lançar a Cimeira da NATO em Novembro onde se preparam para assinar um novo conceito estratégico que visa espalhar a guerra por todo o mundo bastando que para isso que sejam colocados em causa os interesses comerciais ou financeiros dos EUA. Não é bem-vindo porque vem pedir a um país já quase na bancarrota que desvie mais fundos para sustentar a guerra. Não é bem-vindo porque representa a destruição. Não é bem-vindo porque é a face da morte.
O nosso Primeiro-ministro sorri-lhe e fala-lhe de uma cimeira histórica, mas esse está disposto a “dar o cu e cinco tostões” por qualquer espectáculo mediático. Nós, portugueses, amantes da paz, não o queremos por cá nem a si nem às ideias que defende. Você, Sr. Rasmussen representa o mal, você não presta como ser humano. Vá e não volte.

"

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também