Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

terça-feira, 29 de junho de 2010

O misterioso “dark flow” – e se tudo que sabemos do universo estiver errado?

O misterioso “dark flow” – e se tudo que sabemos do universo estiver errado?: "

Até há pouco, o big bang, sobre o qual todos aprendemos na escola, prevaleceu como única teoria para explicar como surgimos. E até nos dava uma certa segurança. Agora, é cada vez mais questionado pelos cosmologistas, porque tem vários aspectos que não convencem (e Einstein não convence mais também, não inteiramente). Outras tantas hipóteses para o surgimento do universo (o surgimento do tempo e do espaço, a verdadeira natureza do universo) vêm sendo levantadas, como a teoria da inflação cósmica, a da matéria escura (dark matter), a da energia escura (dark energy).


E não é só isso. Descobriram faz pouco tempo um tal de fluxo escuro (dark flow), que não é um buraco negro mas uma ameaça infinitamente maior sobre a qual ninguém sabe NADA. É uma força absurda, de escala inimaginável, capaz de arrastar não uma galáxia inteira, mas vários grupos de galáxias ao mesmo tempo. Nenhuma teoria atual dá conta de explicar. Nenhuma chega perto de explicar.


E a incerteza só aumenta, a ponto de poder ser sintetizada na questão colocada no vídeo abaixo, documentário produzido pela BBC entre 2009 e 2010: tudo que nós sabemos sobre o universo está errado? (A resposta parece ser: Tem boas chances de estar.)


Clique aqui para assistir o vídeo inserido.


O vídeo 1, acima, levanta a bola e explica como o modelo matemático do universo usado pelos cosmologistas vem sendo desafiado por anomalias e fenômenos como o dark flow. Eis o restante da série: Parte 2; Parte 3; Parte 4; Parte 5 e Parte 6. Eu adorei a Parte 6, que começa dizendo que não há uma única resposta certa para a pergunta “que horas são?” e fala que o espaço-tempo é granular, que há “grãos de tempo” que se acumulam… (#PuraPoesia e/ou #PuraFilosofia)


Sem querer espalhar pânico com o “dark flow” ou com nosso desconhecimento básico. Mas é bom a gente tentar acompanhar como esses estudos evoluem, não? E humildade diante de tudo isso também ajuda.


via


"

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também