Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

sábado, 8 de maio de 2010

Grande Confusão no INEM




enviem o vosso contributo para:


A notícia revela Urgência quer para OE quer para os Sindicatos. Agora está em causa a Emergência, mas se abrirmos o nosso olhar para o horizonte vemos que, é tempo de olharem para o ensino em Enfermagem e para o Número de Enfermeiros que todos os anos saem das escolas, caso contrário, estamos condenados à irrelevância.



E do que lemos temos uma mudança de visão pois o Ministério da Saúde pretende mudar do modelo Franco-Alemão, para para o Anglo-Saxónico. Em suma um modelo obsoleto, de um tempo bilbico em que havia carência de Médicos e Enfermeiros.


Aqui apelo à inteligência da nossa Ordem dos Enfermeiros, pois embora tenha vindo a publico defender que o INEM sem Enfermeiros é um absurdo continua a persistir na suposta falta de Enfermeiros.



Falta sim regular a Formação e permitir aos Enfermeiros mobilidade, pois com a criação das EPEs e dos contratos individuais muitos Enfermeiros que anteriormente podiam descolar-se profissionalmente no SNS ( mudando por exemplo de Hospital para Centro de Saúde) , hoje não o podem fazer, o INEM é um destes exemplos !



Quanto ao Inem as conclusões são :

Os enfermeiros saem do CODU, será que já não haviam sinais ?

Segunda Conclusão, há apenas um aumento de efectivos de enfermagem no INEM salda-se nuns insignificantes 66, o que equivaleao acréscimo previsto de 12 ambulâncias SIV, o que indica que a longo prazo - as ambulâncias SIV serão uma miragem.


Terceiro: Onde há fumo há fogo e os os TAE’s sempre vão ter carreira, preferencialmente a integrar no ensino superior e, sim, conseguem alcançar competências anteriormente exclusivas dos enfermeiros, senão vejamos:



Conclusões:

Os enfermeiros no INEM vão deixar de actuar em ambulâncias - apenas estarão presentes em VMER e HELI -, o projecto de Suporte Imediato de Vida vai por água abaixo, os enfermeiros no CODU só de passagem!

Um autentico atentado à Saúde dos portugueses, paga pela cedência a interesses pessoais dentro da saúde e no INEM. Quanto ao ataque à profissão Enfermagem – espero ouvir a Ordem e os Sindicatos e Associações Profissionais…

Na nossa analise, parece que querem criar enfermeiros não enfermeiros” (outro grupo profissional, ou seja profissionais mais baratos, mas sem formação adequada... para tentar fazer o que os Enfermeiros já fazem!!!!. para num futuro preparar a extinção paulatina dos enfermeiros na EPH.

Por fim citamos Pedro Nunes que quando questionado perante a possibilidade de prescrição por parte dos Enfermeiros Espanhois ( recentemente) afirmou :

“Isto é claramente uma má medida. É a mesma coisa que os auxiliares de acção médica agora poderem dar injecções. Cada macaco no seu galho”




  • Não podemos permitir que os enfermeiros prescrevam medicamentos porque não têm habilitação para isso. ( Fonte: Público)


Será que nesta situação do Inem não teremos muitos macacos no mesmo Galho ?








"

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também