Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

GLAUCOMA | Sintomas e tratamento

GLAUCOMA | Sintomas e tratamento: "

Glaucoma não é uma doença única, mas sim, um grupo de doenças que resultam na lesão no nervo óptico, o responsável por levar os estímulos visuais captados pelos olhos até o cérebro. Com o nervo óptico lesado, as imagens captadas pelos olhos não chegam cérebro e o resultado é a cegueira.


O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. A cegueira pela catarata é mais comum que pelo glaucoma, mas ela é uma causa de cegueira reversível.



GlaucomaA cegueira causada pelo glaucoma costuma ocorrer de modo lento e de fora para dentro, ou seja, acomete primeiro o campo de visão periférico e progressivamente vai se tornando mais central, como na ilustração ao lado. Às vezes, o processo de perda de visão é tão gradual que o paciente só nota estar ficando cego em fases avançadas do glaucoma.



O que causa o glaucoma?



Um aumento da pressão intra-ocular (dentro dos olhos) é a principal causa de glaucoma, porém, não é a única. Existem casos de glaucoma onde a pressão intra-ocular encontra-se normal.

humor aquoso e glaucoma

Vamos entender o que é a pressão intra-ocular. Acompanhe a figura ao lado.



Entre a córnea e o cristalino existe uma cavidade que é preenchida com um líquido, chamado de humor aquoso. O humor aquoso é constantemente produzido e drenado, de modo que o seu volume e pressão mantém-se sempre mais ou menos constantes.



Quando ocorre algum distúrbio neste ciclo, seja por aumento da produção do humor aquoso, ou por uma diminuição da sua drenagem, o aumento de líquido nesta cavidade causa uma aumento da pressão dentro dos olhos.



A pressão intra-ocular normal varia entre 8 e 21 mmHg. Quando esta se torna maior que 21 mmHg, começa a haver risco de lesão do nervo óptico. O problema do glaucoma é o fato deste ser uma doença silenciosa já que o simples aumento da pressão intra-ocular não é capaz de causar nenhum sintoma. Dor nos olhos só costuma ocorrer quando a pressão já está altíssima, normalmente acima dos 40 mmHg.



Qual a diferença entre glaucoma de ângulo aberto e glaucoma de ângulo fechado?



O humor aquoso que circula na cavidade anterior do olho é drenado constantemente através de um tecido poroso, parecido com uma peneira, chamado de malha trabecular.



O glaucoma de ângulo fechado ocorre quando há uma obstrução física à malha trabecular e, consequentemente, à drenagem deste líquido. No glaucoma de ângulo aberto a malha trabecular está livre de obstruções, porém, sua capacidade de drenagem está reduzida.



Para facilitar o entendimento, imagine a malha trabecular como o ralo da pia e a água da torneira aberta como a produção de novo humor aquoso. O glaucoma de ângulo fechado é semelhante ao que ocorre quando subitamente colocamos uma tampa no ralo e impedimos por completo a drenagem da água. Já o glaucoma de ângulo aberto seria aquele caso em que a abertura do ralo está livre, mas há algum grau de entupimento dos canos impedindo a drenagem completa da água, fazendo com está lentamente vá subindo de nível.




Glaucoma de ângulo aberto
Glaucoma de ângulo aberto



Glaucoma de ângulo fechado
Glaucoma de ângulo fechado
O glaucoma de ângulo fechado agudo (que ocorre subitamente) é uma emergência médica, pois a pressão intra-ocular sobe rapidamente, e em questão de horas, o nervo óptico pode ser destruído, levando a perda irreversível da visão.



Os principais sintomas do glaucoma de ângulo fechado agudo são:

- Forte dor nos olhos

- Náuseas e vômitos

- Visão borrada

- Olhos vermelhos

- Diminuição da visão, perincipalmente se há baixa luminosidade.



O glaucoma de ângulo fechado também pode ocorrer de modo crônico, quando a obstrução da malha trabecular ocorre de modo progressivo. Neste caso a evolução é mais lenta, parecida com o glaucoma de ângulo aberto.



No glaucoma de ângulo aberto, como já dito, o quadro é insidioso, progredindo lentamente sem causar sintomas até fases avançadas da doença, quando o paciente nota estar perdendo a visão.



Fatores de risco para o glaucoma

  • Pressão intra-ocular elevada - A imensa maioria dos casos de glaucoma estão associados a hipertensão ocular, porém, por motivos ainda não bem esclarecidos, existem casos de lesão do nervo óptico mesmo com a pressão intra-ocular normal.

  • Raça negra - Não se sabe o porquê, mas negros têm de 6 a 8x mais chances de desenvolver glaucoma que brancos. Além disso, o glaucoma em negros também costuma ser mais grave.

  • Idade - Todo mundo com mais de 60 anos apresenta maior risco de desenvolver glaucoma. Negros devem começar a ter sua pressão ocular avaliada a partir dos 30 anos.

  • História familiar de glaucoma - Pessoas com parente de primeiro grau com glaucoma apresentam até 6x mais chances de também desenvolverem a doença.

  • Diabetes - Pacientes diabéticos parecem ter maior risco de desenvolverem glaucoma (leia: DIABETES MELLITUS - DIAGNÓSTICO E SINTOMAS).

  • Uso crônico de corticóides (leia:INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICÓIDES).

Diagnóstico do glaucoma



Como se trata e uma doença silenciosa, somente uma avaliação com o oftalmologista é capaz de identificar o glaucoma em fases iniciais, o que é essencial para evitar lesões irreversíveis do nervo óptico. Durante a avaliação do glaucoma, o seu oftalmologista deverá realizar diversos testes diferentes para se chegar ao diagnóstico



Normalmente o primeiro exame realizado é a tonometria, usada para medir a pressão intra-ocular. Este exame deve ser feito rotineiramente em toda consulta com oftalmologista.



O exame de fundo de olho, ou fundoscopia, é realizado para se avaliar o nervo óptico. Do mesmo modo, a retinografia ou estereofoto de papila é um exame onde se obtém fotografias do nervo óptico para uma melhor avaliação e posterior comparação com futuros exames.



A campimetria é usada para avaliar se há defeitos no campo visual causados por lesão do nervo óptico.



A gonioscopia é o exame que distingue o glaucoma de ângulo aberto do glaucoma de ângulo fechado.



Tratamento do Glaucoma



O glaucoma não tem cura e as lesões já existente não podem ser revertidas. Portanto, o objetivo do tratamento do glaucoma é reduzir a hipertensão ocular e evitar o aparecimento novas lesões no nervo óptico.



O melhor tratamento é feito com colírios. A classe mais usada é dos beta-bloqueadores, como o timolol. Outras opções são alfa-agonistas como brimonidina, inibidores da anidrase carbônica como dorzolamida e acetazolamida, ou ainda, prostaglandinas como a latanoprosta.



Em casos mais graves, quando os colírios já não mais funcionam, ou em glaucomas de ângulo fechado, pode ser necessária uma cirurgia para desobstruir a drenagem do humor aquoso.



Se você ainda tem dúvidas ou quer ler mais informações sobre glaucoma e outras doenças oculares, sugiro uma visita ao blog Oftalmologia e Saúde Ocular do oftalmologista Renato Souza Oliveira

.....................................................

Leia também:

- LENTES DE CONTATO

- AVC - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

- INSUFICIÊNCIA CARDÍACA | CAUSAS E SINTOMAS

- TUDO SOBRE CÂIMBRAS

- HEMOGRAMA - Entenda os seus resultados.

.....................................................

Não encontrou o que queria?

Use a caixa de procura na barra no alto da página

Ou escreva sua pergunta na caixa de comentários (leia as regras antes de comentar)
"

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também