Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

domingo, 11 de abril de 2010

Portugal precisa de criar o “Enfermeiro de Escola”

Portugal precisa de criar o “Enfermeiro de Escola”: "No Gravatar




As matérias respeitantes à educação para a saúde e educação sexual têm merecido, em tempos mais recentes, particular atenção por parte da sociedade portuguesa.


No entanto a grande questão é qual o papel dos enfermeiros ou outros técnicos de saúde nisto tudo? Será que os Enfermeiros vão ficar para trás e ver psicologios ou outros técnicos darem estas matérias!?! Consultem aqui educação sexual – regulamentação


Há muito que falamos sobre isto, pelo que consideramos que Portugal deve avançar para a figura de Enfermeiro de Escola e porque não de Médico também. Têm é que haver vontade política e a Ordem dos Enfermeiros têm que despertar, para que à criação da figura de “Enfermeiro de Escola”. Seja uma realidade.


Há muito que os Enfermeiros poderiam e deveriam ser rentabilizados neste seu Papel de formação e promoção de saúde. Os Enfermeiros têm muito a ensinar e “o deputado do PS, Ricardo Cabral, defendeu mesmo a criação da figura de enfermeiro de escola”, que, segundo adiantou ao Diário Insular “teria um papel muito importante ao nível da prevenção e em incutir hábitos saudáveis de vida nas crianças e jovens da Região”.. (Fonte: PicoAçores)


Perfilam-se como candidatos ideais para tal, os Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Comunitária.


Mas será que a Ordem dos Enfermeiros abrirá os olhos a tempo ? Ou terá a educação em saúde nas escolas o tempo contado.


Note-se que não falo do apoio que as UCC s e USF dão às escolas, falamos na criação de um posto de trabalho nas escolas para que haja permanentemente um técnico de saúde nestes locais.


Recordamos por exemplo que nível empresarial e na lei que regula a Segurança, higiene e saúde no trabalho o Governo coloca como obrigatório que exista ” Em estabelecimento industrial — até 50 trabalhadores, 1 técnico, e, acima de 50, 2 técnicos, por cada 1500 trabalhadores abrangidos ou fracção, sendo, pelo menos, um deles técnico superior;


Ora e se nas Escolas , temos alunos que são uma população em risco, tal como recentes casos revelaram, porque razão não há um acompanhamento directo e permanente por um Profissional de Saúde ?


Vejam este exemplo Vídeo- link directo



Abre-se a discussão …



Share/Bookmark






"

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também