Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Amendoins.

Amendoins.: "


Mais uma vez o programa 'Prós e Contras", da RTP, prestou um serviço público. Apresentou um debate heterogénio e multisdisciplinar sobre a reorganização das urgências, encerramento do SAP de Valença, etc. (Ver nota de imprensa da OE)
Através desta perspectiva plurifacetada conseguimos "descontruir" alguns enigmas destes debates, nomeadamente a presença do José Manuel Silva, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos. Ao que parece o homem comprou o bilhete de camarote para as próximas três épocas, pelo que o banco é dele. Atira com umas demagogias, batem-lhe umas palmas, e lá vai ele de regresso a Coimbra, feliz. Com ele aprendemos que "um Médico não é um cidadão normal' e que o ideal era haver 'um médico por pessoa". Fifty-fifty. Este excesso de medicalização é uma espécie de doença da doença, é mais do que evidente. O mais coerente seria um Médico para cada Médico.
.
Para os Clínicos o dinheiro é sempre pouco. Até porque os milhões e milhões de euros pagos em salários (aos quais somam bónus de 750 euros para se deslocarem, 500 para aparecerem a horas ao trabalho, 1500 para sairem da espreguiçadeira e fazer uma cirurgia ou 85 euros por cada hora de sono), devida ou indevidamente, aos Médicos, são amendoins comparativamente ao 'negócio dos submarinos", cujo dinheiro dispendido "dava para construir 22 Hospitais de Cascais'. Os 34 milhões que o Estado gastou com os Médicos tarefeiros (fora a engenherais estatística), por exemplo, são pistachios.

Versava a discussão nos milhões da Saúde, quando um Médico (com relações autárquicas) do Centro de Saúde de Valença esclareceu o povo: o SAP de Valença tem Rx (imagiologia) no periodo nocturno.
E funciona? Ah, isso obviamente que não, o 'Estado não comporta um Técnico de Radiologia durante a noite'.
É só fazer contas (tal como o Eng. António Guterres): com o dinheiro pago aos Médicos tarefeiros, o Estado Português podia garantir imagiologia, todas as noites, nos próximos 3000 anos (mais amendoim, menos amendoim). Até 5010 poderíamos dormir descansados sem ter levar com os amendoins do Zé.

Isto faz-me lembrar um célebre episódio: um certo Hospital, esbanjava, com fartura, horas extraordinárias com Médicos durante a noite (50, 60 e 70 euros/hora). Um amigo queria comprar um Mercedes - toma lá umas noites. Uma amiga queria pagar o apartamento - toma lá umas noites.
Quando se tentou, nesse Hospital, incrementar o número de Auxiliares (1,75 euros/hora de acréscimo durante o periodo nocturno) durante a noite, tal não foi possível: estavam em 'contenção', segundo o Conselho de Administração.
"

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também