Bastonários criticam números de vagas do Ensino Superior: "
Sim é verdade dentro deste coro de críticas está mesmo a Ordem dos Enfermeiros ! Mas a Ordem dos Enfermeiros não está isenta de responsabilidade aliás têm muita… Leiam mais em baixo .
Vídeo sobre as vagas excessivas no Ensino Superior, Conta com a Bastonária dos Enfermeiros
O numero de vagas no ensino superior para o próximo ano lectivo de 2010/2011 sobe mais de 4 % em relação a 2009. É de realçar que os cursos que apresentam o maior numero de Vagas, são :
- Enfermagem, com 2.090 vagas,
- Gestão, com 1.896 vagas,
- Direito, com 1.330 vagas,
- Economia, com 1.210 vagas.
Constatamos com pesar que o Curso de Enfermagem É Líder na Oferta Formativa! Este numero de vagas disponíveis no ensino superior é desajustado às necessidades politicas do País. Sendo que em causa está o Futuro Profissional dos Estudantes de Enfermagem(…)
Alertados com o que passa com Enfermagem, onde após anos de excesso formativo, cuja consequência foi o desemprego de muitos jovens, surgiu hoje Pedro Nunes Bastonário da Ordem dos Médicos a criticar o Excesso de Vagas em Medicina (LINK)
O bastonário dos Advogados , Marinho Pinto“ Alerta que Direito é uma área esgotada ao Nível do Emprego e sublinha o Ensino Superior Está mercantilizado “, perdeu qualidade e estão mais interessados em financiar as universidades» do que em ensinar bons conhecimentos. “. ISTO passa- se em todo o Ensino Superior e Enfermagem sofre disso Mesmo !
Quem Pretende seguir o curso de Enfermagem em Portugal DEVE Ser informada que o Estado e as escolas de Enfermagem,insistem em aliciar os Jovens numa área Onde Não HÁ Profissionais saídas .
A Ordem dos Enfermeiros deve remover de vez a sua dependência pessoal quase simbiotica das escolas de enfermagem. Recordo que a O.E. afirmou após o Modelo de Desenvolvimento Profissional ter sido aprovado em Conselho de Ministros (LINK) que o ”Período de exercício tutelado pós-graduado poderia começar a ser aplicado a partir de 2010, mas até à data nada !!
O resultado a curto prazo do aumento de vagas do curso de enfermagem pela sua especificidade e complexidade, será mesmo a internacionalização, no entanto as instituições de ensino não estão a preparar os licenciados e pós-graduados para exercerem fora de portugal.
"
0 comentários:
Enviar um comentário