A Escola Superior de Saúde de Santarém é a única escola portuguesa com uma equipa de futebol de 11 a participar nos Jogos Mundiais Interuniversitários, uma competição que junta equipas de várias instituições de ensino superior de toda a Europa e também de outras partes do mundo. Apesar de não ter sido a única escola portuguesa a participar nas 11 edições que já leva esta competição, a Escola de Saúde de Santarém é actualmente a única instituição de ensino superior a participar e a escola mais antiga de todas as que participam na competição. Ao todo são já 9 edições, 8 delas consecutivas, desde o ano 2000.
A equipa é composta exclusivamente por alunos da escola e é orientada pelo professor Joaquim Simões, um entusiasta do desporto e que, mais recentemente, apostou em formar-se enquanto treinador de 1º nível pela Associação de Futebol de Santarém. Apesar dos resultados nesta competição não terem colocado a escola de Santarém em nenhum dos lugares do pódio, a equipa da Saúde já conseguiu ficar dois anos em segundo lugar nos grupos de apuramento. “Com o alargamento da competição a outros países mais a leste da Europa, tornou-se mais competitiva e coloca-nos mais dificuldades. Mas o nosso principal objectivo é levar o nome da escola, da cidade e do país com o máximo de dignidade e espírito de grupo”, salienta Joaquim Simões.
O director da Escola de Saúde, José Amendoeira, salienta mesmo que a participação dos alunos nesta competição tem inclusivamente ajudado à promoção de melhores resultados pedagógicos, “conferindo a estes alunos novas perspectivas de formação para a autonomia e espírito de grupo, muito importante na carreira de enfermagem”. O director frisa também que, com esta actividade desportiva, se passa a mensagem de que o desporto é importante para a saúde e, por isso, está presente nos programas do curso de enfermagem, na disciplina de Enfermagem e Desporto, leccionado pelo docente Joaquim Simões. José Amendoeira coloca mesmo esta actividade a par do programa de intercâmbio Erasmus e, por isso, a Escola, o Instituto Politécnico e a Associação de Estudantes da Saúde têm sido os principais patrocinadores financeiros e logísticos desta “aventura” internacional.
No entanto, Joaquim Simões e José Amendoeira não deixam de salientar o “papel determinante” que o Centro Cultural e Desportivo da Moçarria tem tido ao emprestar o seu campo de futebol e o equipamento que permitem à equipa da Saúde treinar antes da competição anual, que se realiza habitualmente em Outubro.
CLICAR:
0 comentários:
Enviar um comentário