Portugueses consideram que sistema de saúde tem fraca prestação…: "
Um estudo desenvolvido pela Delloit(LINK) sobre a perceção dos portugueses quanto aos cuidados de saúde em Portugal conclui que a maioria acredita que o sistema de saúde tem uma fraca prestação, é complexo e gera desperdício.
De acordo com o estudo realizado, sete em cada dez portugueses refere ter um médico de cuidados de saúde primários e 61% estão satisfeitos com o serviço prestado.
As principais áreas de oportunidade de melhoria apontadas são :
- Os tempos de espera (70 %),
- Acesso aos cuidados de saúde (39 %),
- Maior focalização em cuidados de saúde centrados no doente (37 %)
- Bem-estar (34 %)
Os inquiridos manifestaram satisfação relativamente à tecnologia moderna (41 por cento), inovação (40 por cento) e infra-estruturas (30 por cento).
Os custos de saúde limitaram os seus gastos em outros bens essenciais, referem 77% dos inquiridos, que admitem que a recente recessão económica fê-los reconsiderar quanto dinheiro mais estariam dispostos a pagar para obter cuidados de saúde.
Os portugueses revelaram no inquérito ter uma significativa apetência pela utilização de serviços de urgência. 29% dos inquiridos referiram ter utilizado um serviço de urgência no último ano, valor significativamente superior a todos os países europeus que participaram no estudo.
Uma das conclusões do estudo nacional revela, segundo Margarida Bajanca, partner da Deloitte, que “a generalidade dos portugueses inquiridos desconhece o funcionamento do sistema de saúde e avalia mal a sua performance”.
Este estudo “2011 Survey of Health Care Consumers in Portugal” integra um trabalho global que analisa o sistema de saúde em doze países tais como, Bélgica, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Luxemburgo, México, Suíça, Reino Unido e os Estados Unidos.(Fonte Lusa)
Share
"
0 comentários:
Enviar um comentário