O Que Perguntar quando se Recorre a Uma Agência de Recrutamento?: "
Público aqui um texto do Colega Rui Proença que deixou no Fórum Enfermagem e com o qual concordo totalmente e por isso divulgo.
Caros Colegas,
Chamo-me Rui Proença, tenho 29 anos, 8 anos de experiência e trabalho actualmente no Hospital da Luz.
Desde que aparecem anúncios de empresas de recrutamento com ofertas de emprego para diversos países, tenho-me informado, pedido informações, ido a algumas entrevistas. E acima de tudo, tenho visto vários colegas partir para diversos destinos: França, Suiça, Bélgica, Reino Unido, EUA e Dubai. E tenho as perspectivas pessoais deles.
E principalmente, tenho a experiência directa de todos eles. Sei o que vem depois das promessas das empresas de recrutamento e sei das primeiras dificuldades que se encontram.
Vários colegas regressaram. Outros conseguiram e permaneceram (a custo próprio), outros estão a começar.
Por favor, não sejam ingénuos. Sei que a nossa situação não é nada fácil. Mas não se entusiasmem desmedidamente. Nem recorram à emigração envoltos em pressa e desespero por uma vida melhor. PORQUE ISSO TIRA-VOS CAPACIDADE DE AVALIAÇÃO E CRÍTICA.
Perguntas que vocês devem fazer OBRIGATORIAMENTE:
1. De quanto tempo é o vosso contracto com a empresa de recrutamento? Como pode ser quebrado caso não gostem, ou não seja cumprido tudo o que vos prometeram? Existem contractos das empresas de recrutamento muito difíceis de quebrar. Isto é o mais importante de tudo a saber, IMEDIATAMENTE. Não assinem nada sem levarem para casa. Sem lerem tudo muito cautelosamente. A Ordem dos Enfermeiros tem um gabinete de apoio jurídico, enviem-lhes o contracto, tirem dúvidas. Não deixem espaços cinzentos de dúvidas na vossa cabeça. É um assunto demasiadamente sério. Podem não ter a liberdade de voltar ou mudar caso queiram.
2. De que tipo é o contracto que vai ser celebrado com o Hospital? Quando é assinado? De quanto tempo é o contracto? Exijam assinar o contracto com o hospital em Portugal ainda.
3. Quanto vai ser o vosso salário - valor bruto e valor limpo final. Exijam saber o valor exacto. Para saberem quanto vão descontar e quanto vão receber com exactidão. Não se esqueçam que o valor vai depender totalmente dos vossos anos de experiência.
4. Exijam contactos de pessoas que estão no país a trabalhar já, e peçam-lhes em primeira mão as informações que vocês precisam, que querem ver respondidas.
5. Exijam sempre tudo o que vos prometeram. Não deixem de reclamar sempre tudo. De andar sempre em cima de todo o processo.
6. Exijam saber datas, exijam o cumprimento dos prazos prometidos. Exijam saber a cidade que vos propõem. O hospital que vos propõem. E vão pesquisar. Se possível, vão até lá, conheçam a cidade. É como vos prometeram? Gostam?
Desconfiem sempre de tudo. Tenham uma visão crítica sempre. As empresas de recrutamento são o negócio do momento. E eles não vos estão a fazer favor algum. Eles é que vos estão a prestar um serviço. Exijam. Sejam exigentes. Críticos.
Não vos quero alarmar em demasia. Não é esse o meu objectivo. Sei que muitos muitos colegas têm emigrado e todos os dias colegas nossos decidem arriscar. E ainda bem. Existem muitos casos de sucesso. Mas existem muitos casos de insucesso também. Com as empresas de recrutamento vocês de facto chegam ao país de destino. Mas o mais importante é: encontram aquilo que vos prometeram?
Cuidado. Espírito Crítico. Exigência.
Espero ter ajudado.
Rui Proença
0 comentários:
Enviar um comentário