Enfermagem um curso onde quem se forma vai para o desemprego: "
Um Estudo da Ordem dos Enfermeiros conclui que dois em cada dez estão no desemprego. Destes, metade nunca conseguiu nenhuma proposta..
Há anos que o êxodo tem sido a única solução para os enfermeiros no desemprego. Mas um estudo da Ordem dos Enfermeiros (OE) mostra valores recorde. Em apenas 12 meses, o número de profissionais a emigrar quase triplicou. Eram 5% dos que encontravam emprego em 2009, aproximam-se este ano dos 15%. Espanha é ainda o país de eleição (54% dos emigrantes), mas o Reino Unido já representa 17%, seguido da Suíça (15%) e França (7%).
Neste estudo, de conta quase mil profissionais entre os 21 e os 49 anos concluiu-se que dois em cada dez estão desempregados. Os enfermeiros formados mais recentemente são os que apresentam maiores taxas de desemprego e o Norte, onde existem mais escolas de enfermagem, congrega 71% dos profissionais que não exercem a profissão.
Perante as dificuldades, são muitos os que equacionam abandonar a profissão: 42% dos inquiridos admite que pondera ou já ponderou enveredar por outra actividade. Alguns não tiveram outro remédio. Dos enfermeiros que actualmente exercem uma profissão, 5% não trabalha na enfermagem.
"
0 comentários:
Enviar um comentário