Novas guidelines para RCP da ERC: "
Publicado na Resuscitation, foram divulgadas as novas guidelines da European Resuscitation Council (ERC) 2010 (relembro que as últimas foram lançadas em 2005).
Do leque de mudanças que sugerem, sublinho as seguintes:
- Há uma clara intenção em enfatizar as compressões torácicas no pré-hospitalar. Os leigos deverão ser atores (vide novo acordo ortográfico) num cenário de PCR, realizando pelo menos as compressões torácicas. O lema é algumas compressões sempre serão melhores do que nenhumas. Pessoas treinadas em SBV deverão realizar ventilações/compressões no mesmo rácio 2:30.
- As compressões torácicas deverão ser implementadas o mais rapidamente possível e com menor número de interrupções (inclusive a interrupção das compressões torácicas para Entubação Endotraqueal deverá ser ponderada e apenas realizadas por peritos experientes).
- As drogas não deverão ser mais administradas pela via Endotraqueal, pois no caso de não haver acessos periféricos, deverá ser utilizada a via intra-óssea.
- A atropina não é mais recomendada para utilização em situações de Assistolia ou Actividade Eléctrica sem Pulso.
- Em episódios de Síndrome Coronário Agudo, o emprego do Oxigénio deve ser restrito apenas a situações em que existe hipóxia, dispneia ou congestão pulmonar (o algoritmo MONA foi questionado pela Cochrane Col., num artigo que irei publicar em breve aqui no blogue).
- Uso de terapêutica hipotérmica em doentes comatosos que sobreviveram após as manobras de RCP.
As guidelines podem ser consultadas neste site ou ou pode consultá-las em PDF através deste link.
http://www.atriumlegal.com/cms_media/ima
"
0 comentários:
Enviar um comentário