SESARAM proíbe acesso dos enfermeiros aos dados clínicos dos utentes: "
O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM ) decidu vedar o acesso acesso dos enfermeiros aos dados clínicos dos utentes! Esta decisão representa um atropelo aos direitos do doente pois incapacita os profissionais de Enfermagemde realizar o seu trabalho com segurança, e sobretudo apoiados numa base informativa indispensável, que são as informações clínicas!
A Ordem dos Enfermeiros já se manifestou pela voz do Enfermeiro Élvio Jesus :
“A Ordem dos Enfermeiros (OE) contesta a decisão do SESARAM que limitou o acesso dos enfermeiros aos resultados analíticos dos utentes nas várias unidades de saúde da Madeira.
Em comunicado, assinado por Élvio Jesus, representante da Ordem dos Enfermeiros na Madeira, está expresso que “a falta de informação limita o exercício profissional e coloca em risco tanta os utentes como os enfermeiros”. “Como pode actuar um enfermeiro face a um doente diabético se desconhece os seus efeitos analíticos?”, questiona a OE em jeito de exemplo.
A OE recorda também que nos termos da lei os “enfermeiros têm direito à informação sobre os aspectos relacionados com o diagnóstico clínico” e que estão obrigados ao segredo profissional.
A OE considera que “com esta atitude o SESARAM coloca em causa, não apenas o acesso aos utentes a cuidados de enfermagem seguros e de qualidade como limita o exercício da actividade profissional dos enfermeiros, numa clara violação do nº1 – a) do artigo 75º da Lei nº111 de 2009″.
” A Ordem dos Enfermeiros prosseguirá, no cumprimento da missão de que foi incumbida pelo Estado, a desenvolver esforços até que se reponham as condições para a prestação de cuidados seguros a que os utentes têm direito”, lê-se no fim do documento.” ( Fonte : DN)
"
0 comentários:
Enviar um comentário