Portugal reconhece “Enfermeiros de animais” mas não os Enfermeiros ?: "
Ora ao lermos o anuncio que em baixo referimos, verificamos que neste País de brandos costumes cuidar de animais é mais valorizado que cuidar de Pessoas. Esta disparidade salarial , é moralmente depressiva para todos os Enfermeiros.
Chegou-nos via mail a notícia de que o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) - Universidade do Porto – abriu um procedimento concursal, disponível na sua bolsa de recrutamento, para efectuar a contratação de um Enfermeiro Veterinário - considerado Técnico Superior, com um salário-base de 1373 euros!
Foi o Governo que se “auto-obrigou-se” legalmente a negociar e publicar as Carreiras Especiais até Setembro de 2008. Nada fez neste sentido. Por outro lado vimos outras profissões verem reconhecidas nas Licenciaturas o justo equivalente salarial.
Cito o D.E. quando refere ” Nem é preciso reflectir muito sobre esta insinuação: se um técnico de Veterinária, indefinido e hermafrodita, a quem por motivos de marketing associam a matriz Enfermagem, é considerado Técnico Superior e aufere um salário muito superior aos próprios Enfermeiros (apesar da nossa luta), alguém que ouse explicar… como é isto possível? “
Tentem os Jornalistas explicar isto. Os Enfermeiros têm consciência da situação complexa e difícil da fase em que o País se encontra.
Assumimos a responsabilidade do Governo e M. da Saúde em ajudar o País , contudo têm que haver consciência que os Enfermeiros ajudam o País há já muito tempo há 10 anos, pois esse é o tempo que já deveriam estar a ganhar como Licenciados .
A fuga de Enfermeiros Experts para o estrangeiro e para as Privadas é exemplo desta mesma discriminação e subjacente desmotivação de toda uma classe .
Expliquem-me muito bem como é que quem cuida de animais é Técnico Superior e quem CUIDA DE GENTE , não ?
"