O Governo pretende congelar a admissão de Médicos, Enfermeiros e Professores (…). Ou seja o Serviço Nacional de Saúde está proibido de contratar Médicos e Enfermeiros.
A Ordem dos Enfermeiros sugeriu a elaboração de um PEC específico para a Saúde ( LINK (O.E.) ) . Vários especialistas em Saúde já vieram alertar que ao não se admitirem Enfermeiros e Médicos teremos uma diminuição da qualidade de Saúde dos nossos utentes. Mas haverão mais consequências, pelo que deixamos as perguntas no texto que se segue.
Clique na imagem para ler o comunicado da OE
O nosso comentário pessoal revela que consideramos que esta medida coloca em risco todas as Reformas de Saúde que actualmente estão a ser levadas a cabo. A ordem parte do ministro das Finanças, que passa a ter a última palavra na admissão de pessoal da saúde, que tem de ser proposto caso-a-caso pela própria ministra Ana Jorge.
- Que acontecerá aos novos médicos e Enfermeiros que todos os anos saem das faculdades.
- Pergunto-me ainda o que acontecerá aos profissionais com contratos a prazo e cuja possibilidade de renovação termina este ano?
- Pergunto-me o que acontecerá com os projectos das UCC e USP e INEM ( alguém fez as contas sobre a pseudo poupança no INEM – LINK)
- O que acontecerá com as negociações para as novas tabelas salariais de médicos e enfermeiros. É que, com novas carreiras e perante horários acrescidos, os sindicatos esperavam ter aumentos salariais. Mas as rondas negociais já ultrapassaram todos os prazos, estando agora paradas.
"