A greve dos Enfermeiros de 4 dias que se iniciou na TARDE de dia 29 de Março e terminou no dia 1 de Abril, teve direito a várias reportagens, programas de rádio e a artigos de opinião, sendo que houve um que causou e causa polémica. Se não conhecem saibam que é da autoria do Jornalista Henrique Raposo no Jornal Expresso e têm como título :
A lata dos enfermeiros, segunda parte-
Cliquem Aqui para lerem o artigo na integra
Ora em Democracia todos têm o direito à sua opinião, mas quando esta se revela errada, deve ser realizado um pedido de desculpas ou um esclarecimento. É disto que se trata.
Neste caso, este senhor Henrique Raposo, que escreveu este artigo supracitado sobre a “luta” dos enfermeiros portugueses já conseguiu que lhe fizessem um grupo no Facebook – LINK, onde é debatido este mesmo caso. Ora mais gravoso ainda foi lermos a tentativa de defesa por parte do seu colega Tiago Moreira Ramalho , dando seguimento ao artigo de Henrique Rpaoso, leiam e comentem AQUI .
O Problema é que alguns Jornalistas ou o Jornal Expresso, parecem QUERER esquecer-se que têm que obedecer a um código Deontologico que diz claramente que “jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas”.
E se os Enfermeiro têm o direito à greve e à indignação os Jornalistas tem o dever à isenção e a informação correcta, pelo que se ainda não está elucidado, por favor ouça as declarações da Deputada Mariana – LINK.
Esperamos pelo direito de resposta
Estranhamos ainda o Silêncio da Ordem dos Enfermeiros , que têm como DEVER : “Zelar pela função social, dignidade e prestígio da profissão de enfermeiro, promovendo a valorização profissional e científica dos seus membros;”
Senhores Jornalistas, os Enfermeiros lutam porque há 10 anos que o Governo(!)/Ministério da Educação/ministério da Ciência e Tecnologia autorizaram a licenciatura de Enfermagem, MAS ao contrário de outras profissões não tivemos o aumento salarial para a posição de Licenciados .
Pedimos … Nem mais, nem menos, apenas o justo.
Aos Jornalistas (a alguns) sugerimos que estudem as matérias antes de se pronunciarem. Quanto ao Jornal Expresso que têm um bom papel na informação de responsabilidade, mancha com este capitulo a sua credibilidade e dá a entender que este tipo de ataque foi uma iniciativa isolada, imprudente, desmesurada, irreflectida, ingénua, ignorante de alguém que se julga no direito de disparar em todas as direcções .
"
0 comentários:
Enviar um comentário