Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

sexta-feira, 29 de março de 2013

Há médicos a receber incentivos para cirurgias no horário normal !

0 comentários

Há médicos a receber incentivos para cirurgias no horário normal !:

Existem situações em que a realidade parece ultrapassar a ficção … A Inspecção da Saúde detectou vários casos de clínicos do SNS a receber mais de 200 mil euros por ano acima do salário-base em incentivos e horas extraordinárias.

No caso mais flagrante, o de um oftalmologista, foram pagos mais de 1,3 milhões de euros no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), sendo que 1,2 milhões dizem respeito a intervenções feitas durante o horário do médico. (Fonte Público) 

 Eu enquanto contribuinte, espero que estes valores sejam devolvidos ao SNS e ao Estado !

Leia mais clicando aqui...

Governo cria cria grupos de trabalho, sem Enfermeiros…

0 comentários

Governo cria cria grupos de trabalho, sem Enfermeiros…:

O Ministério da Saúde criou  grupos de trabalho: para proceder ao desenvolvimento da rede de Centros de Excelência, para proceder à avaliação da capacidade instalada e necessidades nacionais de camas de Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) e para proceder à avaliação da situação nacional dos blocos operatórios em Portugal Continental.
Até aqui, tudo estaria bem, o problema é que em 2 grupos não foi nomeado NENHUM ENFERMEIRO !
Os despachos em questão são :
  1. Despacho n.º 4319/2013 cria um grupo de trabalho para proceder ao desenvolvimento da rede de Centros de Excelência, nomeadamente no que se refere à definição do conceito de Centro de Excelência, aos critérios de identificação e reconhecimento pelo Ministério da Saúde desses centros, bem como da sua implementação, modelos de financiamento, integração na rede hospitalar e redes de referência.
  2. Despacho n.º 4320/2013 cria um grupo de trabalho para proceder à avaliação da capacidade instalada e necessidades nacionais de camas de UCI em Portugal Continental, bem como dos diferentes patamares de articulação com os demais níveis organizativos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Para saberem mais, cliquem nos links
Espero rápida intervenção da Ordem dos Enfermeiros 
Leia mais clicando aqui...

terça-feira, 26 de março de 2013

Salários Público (1625€) vs Privado (1515€) - O porquê de estarmos perante uma autêntica falácia

0 comentários

Salários Público (1625€) vs Privado (1515€) - O porquê de estarmos perante uma autêntica falácia:

Os irreais e desfasados retratamentos e as absurdas conclusões que o estudo comparativo das remunerações praticadas no setor público e no setor privado demonstrou em relação à classe de Enfermagem fizeram com que "perdesse" um bocado do meu tempo para proceder à leitura do mesmo. Após a sua leitura só existe uma palavra capaz de poder classificar aquilo que dizem ser uma espécie de estudo - FALÁCIA.

Na análise ao documento, o meu único foco centrou-se nas questões que directamente dizem respeito à Enfermagem, pois trata-se da área na qual consigo argumentar com conhecimento de causa. Presenciamos mensalmente na íntegra que os valores de 1625€ - Setor Público e 1515€ - Setor Privado que nos foram apresentados são completamente deturpados da realidade, e posto isto vou aqui provar o porquê de estarmos perante um pseudo-estudo sem qualquer tipo de credibilidade e veracidade. Vou, de seguida, expôr e partilhar alguns extratos que retirei do referido estudo realizado pela empresa Mercer (serviços de consultoria) a pedido da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças e da Administração Pública, para posteriormente por baixo tecer o meu comentário relativamente a cada um deles:

- Na página 4 do pseudo-estudo:
Pois bem, foi então realizada uma análise comparativa do setor público com o setor privado sem contemplarem as Leis dos Orçamentos de Estado dos anos de 2011, 2012 e 2013. Logo no início do documento encontro algo que lhe derruba a credibilidade. Querem considerar credíveis os dados apresentados depois de não terem em linha de conta o violento ataque que estes OE´s (Orçamentos de Estado) proporcionaram a toda a classe de Enfermagem? Ao não contemplarem os OE´s é espelhado um irreal acréscimo no cálculo da remuneração auferida, senão vejamos: como podem apresentar 1625€ mensais para o sector público sem, por exemplo, terem em linha de conta a sobretaxa de 3,5% contemplada no OE de 2012 ou sem considerarem a injusta redução de 50% da remuneração relativa ao trabalho suplementar que está consagrada no OE de 2013?

- Na página 65 do pseudo-estudo:

O extrato de cima encontra-se nos Pressupostos do ponto 6 do documento, onde nos é clarificado o que foi tido em conta para o cálculo dos valores de 1625€ no setor público e 1515€ no setor privado. Como podemos verificar é importante perceber que os valores apresentados têm apenas por base toda a remuneração auferida sem qualquer subtração da enorme carga fiscal a que estamos sujeitos ( foi contabilizado apenas o salário bruto e adicionado os suplementos), tendo sido isto algo que de uma forma transversal não foi explicado pela comunicação social. É gravosa a forma como é transmitida uma descontextualizada informação para a opinião pública.

- Na página 44 do pseudo-estudo:
Este extrato é retirado do ponto 4, onde consta a descrição da Caracterização da Amostra do Sector Público que tiveram em conta. Devo dizer que este ponto é o meu favorito e caso este estudo fosse o Oceano Atlântico, não tenho dúvidas que este extrato seria o seu Rift. Ficamos desta forma a saber que o referido estudo apenas englobou os enfermeiros pertencentes à Carreira de Enfermagem (vulgo CTFP´s), deixando de fora do estudo e ignorando por completo todos milhares de Contratos Individuais de Trabalho (vulgo CIT´s) que precariamente desempenham funções no SNS! É incrível! Por outro lado, os enfermeiros principais fazem parte da amostra caracterizada do setor público, sendo que na data actual os enfermeiros principais a desempenharem funções no SNS são...zero! Fantástico!

Em suma, é assim inevitável concluir que os valores de 1625€ - Setor Público e 1515€ - Setor Privado são deturpados. Também concluo que estamos perante um engenhoso estudo encomendado pelo pior governo pós-25 de Abril a uma empresa de consultoria na tentativa de mascarar e deturpar a realidade. O objectivo foi fomentar o alastramento de uma manipulada opinião pela sociedade civil com o pressuposto de poder fornecer empowerment a este lastimável governo para que, desta forma, possa avançar com os tão "apeteciveis" despedimentos no setor público depois do "colossal" falhanço com que nos tem presenteado. 
Podem aqui consultar o referido estudo. 

Catalisado pela tentativa de mascarar e deturpar a realidade manipulando a opinião pública, decidi pesquisar algo mais acerca dele e da referida empresa - a Mercer. Após a exaustiva pesquisa, encontrei algumas interessantes informações que aqui também vos partilho:

- Sabem quanto custou este distorcido e irreal estudo?
- A módica quantia de 69 600€ ao erário público.

- Sabem quanto é que no total a Mercer já recebeu do Estado por serviços de consultoria?
- 1 366 380€.

- Tratando-se de um estudo imposto pela troika e pela importância que este desempenha na estratégia de Pedro Passos Coelho e restante comandita, acham que foram ponderadas, analisadas e avaliadas várias propostas em regime de concurso público?
- Não, foi mesmo por...adjudicação directa!

-Sabem quantos ajustes directos já foram dados à Mercer?
- "Apenas" 29.

- Sabem quando foi celebrado e depois publicado o contrato para este pseudo-estudo?
- Celebrado dia 3 de Setembro de 2012 e publicado 19 de Dezembro de 2012, ou seja, mesmo que quisessem, algo que duvido, este estudo nunca poderia englobar o OE de 2013 (o OE só foi aprovado no dia 27 de Novembro de 2012 na Assembleia da República e depois promolgado pelo PR dia 27 de Dezembro de 2012).

E esta hein? É estranho isto não ter passado na comunicação social. Não passou ou não foram dadas ordens para poder passar?
Podem aqui consultar o site de onde recolhi as informações expostas.
Leia mais clicando aqui...

Não podia ser de outra forma!

0 comentários

Não podia ser de outra forma!:
"Ordem dos Enfermeiros «desmonta» números da Mercer e repudia intenção governamental de nivelar vencimentos desde já desprestigiantes" link


Leia mais clicando aqui...

Nova tática

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

segunda-feira, 25 de março de 2013

Baixa no preço da electricidade?

0 comentários

Baixa no preço da electricidade?:
Isto é confuso...
Isto é confuso…
Este seria um título apropriado para uma brincadeira de primeiro de Abril, daqui a uma semana. Mas foi notícia aqui ao lado em Espanha na semana passada! Daqui a uma semana, o preço da electricidade vai baixar 6.5% para nuestros hermanos…
Por cá, já havíamos relatado que a ERSE não havia mexido no fator de agravamento. E neste artigo da passada semana havíamos referenciado como a meteorologia deste ano tem beneficiado a produção de energia eléctrica em Portugal.
A dúvida que se levanta é se não haveria condições para fazer o mesmo em Portugal? O próprio chefe da missão do FMI, Abebe Selassie, “considera muito desapontante o facto dos preços da eletricidade e das telecomunicações não terem descido e que esta questão é importante para garantir que os sacrifícios são repartidos de forma justa“. Então, porque não desce?
Leia mais clicando aqui...

domingo, 24 de março de 2013

Sábado é o melhor dia para atestar

0 comentários

Sábado é o melhor dia para atestar:
Na semana passada abordamos o “efeito segunda-feira” verificado em Espanha. Fomos procurar descobrir se tal efeito se verificaria também em Portugal. Para isso, utilizamos os dados que são disponibilizados pela DGEG.
Para simplificação, analisamos os valores médios diários da Gasolina 95 (também fizemos ao Gasóleo; conclusões praticamente idênticas), no segundo semestre de 2012, e os valores de início de 2013. O resultado, em função da evolução por cada dia da semana, é visível no gráfico abaixo (clique para ampliar). Por cada semana, entende-se que o primeiro dia corresponderia à segunda-feira, por ser esse o dia em que tradicionalmente se observam variações nos preços dos combustíveis.
Gráfico Preço Médio da Gasolina na DGEG
Preço Médio da Gasolina por dia da semana
Da análise deste gráfico resultam algumas evidências claras:
  • Durante o segundo semestre de 2012, são claramente visíveis os valores mais baixos dos terceiros Domingos de cada mês, resultante da promoção da GALP. Em 2013, esses valores mais baixos dos Domingos desapareceram.
  • Os valores dos Sábados são quase sempre os mais baixos de cada semana.
  • O valor das segundas-feiras é claramente o mais elevado, quando se assiste a uma queda de preços.
Dos aspectos anteriores, o primeiro é auto-explicado. No que toca ao segundo aspecto, colocamos os valores numa tabela, visível abaixo (clique para ampliar), sendo que cada linha da tabela é uma semana. Nesta tabela, cada célula está colorida. Quando a célula apresenta uma cor amarela, representa uma subida relativamente ao dia anterior; quando é verde, representa uma descida de preços face ao dia anterior; uma cor branca de fundo significa que o valor não se alterou.
Preço Médio Gasolina nas últimas 40 semanas
Preço Médio da Gasolina nas últimas 40 semanas
Da tabela, rapidamente se extraem algumas conclusões:
  • Em todas as sextas-feiras, das últimas quarenta semanas, verificou-se uma descida dos preços médios da Gasolina 95. Tal é claramente visível pelo facto da coluna da sexta-feira ser toda verde.
  • Em todos os Sábados, das últimas quarenta semanas, verificou-se uma descida adicional de preços face aos valores de Sexta-feira.
  • As descidas de preços observadas aos Domingos verificaram-se quando se verificou a promoção da GALP no terceiro Domingo do mês, bem como no último Domingo.
  • Na grande maioria das segundas-feiras do mês verificou-se um aumento de preços.
Do terceiro aspecto adicional, relativo ao facto de que o valor das segundas-feiras ser claramente o mais elevado, quando se assiste a uma queda de preços, há que fazer uma avaliação contextualizada com as subidas e as descidas de preços. Os Media dão-nos conta regularmente que as subidas e descidas se vão efectuar no início da semana. À análise deste aspecto voltaremos rapidamente.
Leia mais clicando aqui...

SARAMPO | Sintomas e vacina

0 comentários

SARAMPO | Sintomas e vacina: O sarampo é uma doença infecciosa de origem viral, extremamente contagiosa, capaz de provocar diversos sintomas, como manchas pelo corpo, febre, tosse, faringite, conjuntivite, etc. Antes da vacina, o sarampo chegava a acometer até 90% das crianças até os 5 anos. Atualmente, porém, o sarampo é uma infecção pouco comum, tendo sido praticamente erradicado do Brasil desde o ano 2000 (os poucos casos ainda registrados são importados por pessoas que se contaminaram no exterior).



Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o sarampo:

  • Transmissão do sarampo.
  • Sintomas do sarampo.
  • Tratamento do sarampo.
  • Prevenção e vacina do sarampo.
Se você quiser ler sobre outras infecções comuns da infância:

- RUBÉOLA | Sintomas e diagnóstico

- CATAPORA (VARICELA) | Sintomas e tratamento

- CAXUMBA | Sintomas e complicações

- COQUELUCHE | Sintomas, tratamento e vacina

Transmissão do sarampo



O sarampo é uma doença causada por um vírus, extremamente contagiosa e transmitida de pessoa para pessoa através de secreções das vias respiratórias, como as eliminadas na tosse, espirros ou mesmo durante a fala.



Gotículas infecciosas a partir de secreções respiratórias de um paciente com sarampo podem permanecer no ar durante várias horas. Portanto, um contato direto com alguém infectado pode não ser necessário para a transmissão do vírus. O sarampo pode ser transmitido em hospitais e consultórios médicos, entre passageiros do avião durante o voo, e também em escolas e comunidades densamente povoadas.



O período de incubação do sarampo é de 6 a 19 dias (média de 13 dias). O período de contágio ocorre entre 5 dias antes do aparecimento das erupções da pele até 4 dias depois. O pico do contágio ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início das lesões de pele.



3 em cada 4 pessoas não vacinadas expostas ao vírus irão se contaminar e desenvolver sintomas. Ao contrário do que ocorre em várias outras viroses comuns da infância, como rubéola e caxumba, o sarampo não costuma causar casos leves, com sintomas brandos e inespecíficos, que possam passar despercebidos. Quem tem sarampo, o tem de verdade, com direito a todos os sintomas clássicos.

Sintomas do sarampo



O sarampo se manifesta inicialmente como uma infecção viral inespecífica, com febre alta, mal estar, coriza, tosse, perda do apetite, dor de garganta e conjuntivite. Esta fase inicial da doença chama-se pródromo e dura de 2 a 3 dias. Na transição da fase prodrômica para a fase de sintomas clássicos do sarampo começam a surgir pequenos pontos brancos na mucosa da boca, próximo aos dentes molares, que recebem o nome de manchas de Koplik. Estas manchas surgem geralmente 48 horas antes do aparecimento do exantema clássico do sarampo.



Exantema do sarampo
Lesões de pele do sarampo
As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente. As lesões podem ser abundantes, sofrendo fusão, de forma a criar grandes manchas avermelhadas. Em geral, a extensão e o grau de confluência do exantema se correlacionam com a gravidade da doença. Palmas das mãos e plantas dos pé raramente são envolvidos.



Outros achados característicos durante a fase exantemática incluem linfadenopatia (aumento dos linfonodos), febre alta (às vezes acima de 40ºC), faringite e conjuntivite. Tosse também é comum e pode persistir por até 2 semanas.



Durante o período exantemático, o paciente fica com o sistema imunológico comprometido, sendo um alvo fácil para outras infecções de origem bacteriana ou viral.



48 horas após o aparecimento da erupção cutânea, o paciente começa a melhorar. Com três a quatro dias, a erupção escurece, ficando acastanhada, e depois começa a descamar e sumir. A erupção geralmente dura um total de seis a sete dias. A febre costuma sumir quando o exantema começa a aliviar. Uma febre que dura mais de 3 ou 4 dias após o início das erupções pode ser sinal de uma complicação em curso, como pneumonia, diarreia, otite ou encefalite (inflamação do cérebro). A pneumonia e a encefalite são as complicações mais perigosas do sarampo.



O diagnóstico do sarampo é feito através dos achados clínicos e da sorologia sanguínea (pesquisa por anticorpos). O anticorpo do tipo IgM contra sarampo fica positivo a partir do terceiro dia de exantema e desaparece após 30 dias. O anticorpo tipo IgG surge no sétimo dia de exantema e fica positivo para o resto da vida.

Tratamento do sarampo



Uma vez que os sintomas do sarampo já tenham surgidos, não há tratamento específico para a doença. A única coisa a fazer é dar suporte e esperar que a doença se cure sozinha. Nas crianças, a administração de vitamina A parece reduzir a incidência de casos graves. A febre pode ser controlada com antipiréticos comuns, como Paracetamol. Não se deve usar nunca a aspirina (AAS) no sarampo, devido ao risco de síndrome de Reye, uma doença rara, mas com alta mortalidade, caraterizada por edema cerebral e lesão do fígado. Antibióticos só têm valor se houver alguma infecção bacteriana complicando o quadro de sarampo.

Prevenção e vacina do sarampo



Como não há tratamento efetivo durante a fase de sintomas, o controle do sarampo deve ser voltado para a prevenção. Nas últimas décadas, devido a ampla cobertura vacinal na maioria dos países, o sarampo de tornou uma doença pouco comum. A vacina contra sarampo é feita com vírus vivo atenuado.



Como a maioria das vacinas, a vacina do sarampo deve ser administrada antes do paciente ter qualquer contato com o vírus, de preferência durante o primeiro ano de vida. Porém, como o período de incubação do sarampo pode chegar a 19 dias, uma pessoa nunca imunizada, que tenha tido contato com alguém contaminado, pode ser vacinada, contanto que não ultrapasse o limite de 72 horas após a exposição ao vírus. Esta forma de vacinação não é a ideal, mas costuma ser efetiva em muitos casos.



Outra forma de prevenção para pessoas expostas ao vírus do sarampo é a administração de imunoglobulina. Pacientes com elevado risco de complicação, como imunossuprimidos, grávidas e crianças com menos de 1 ano ainda não vacinadas podem fazer uso da imunoglobulina caso venham a ter contato com pessoas contaminadas. Esta medicação deve ser administrada dentro dos primeiros 6 dias de exposição ao vírus.
Leia mais clicando aqui...

Estudos "Mercianos"!

0 comentários

Estudos "Mercianos"!:

O amplamente difundido estudo comparativo entre as remunerações do sector público e privado por parte da Consultora Mercer foi, para não o apelidar de outra coisa, uma tibornice. O Governo que descer os salários (claro como a água) e, com efeito, encomendou uma coisa destas para "fundamentar" o acto e consagrá-lo à troika.
.
Tudo o que lá consta é muito duvidoso. Começando pelos métodos, amostras (público: que faixa etária?, que antiguidade profissional?, que categoria?,etc; privado: que faixa etária?, que experiência profissional?, que função/cargo?, que categoria?, que instituições?, etc), induções e conclusões.
Até os Enfermeiros Principais foram incluídos no estudo, pasme-se. A sua média salarial deve ter sido "zero euros". A informar: ainda não há qualquer Enfermeiro Principal em Portugal! 
Ficou-se também a saber que os dados relativos ao sector privado foram fornecidos... pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social. Pouco imparcial (considerando o objectivo do estudo!). 
Mas se os colegas mais reparem, percebem, com certeza, que, mesmo no meio de tanta engenharia estatística - por parte da Mercer - os Enfermeiros são, de longe os licenciados mais mal remunerados da Administração Pública! Mesmo quando comparamos o ganho médio mensal dos Enfermeiros (que inclui os suplementos ) com as remunerações-base de outros licenciados. Mesmo assim, auferimos menos!! É notável!
.
Todavia, no exercício do rigor, divulgo aqui a reposição da verdade, da autoria do Economista Eugénio Rosa.
Leia mais clicando aqui...

sexta-feira, 15 de março de 2013

O culpado do costume

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

quarta-feira, 13 de março de 2013

CARCINOMA BASOCELULAR | Câncer de pele

0 comentários

CARCINOMA BASOCELULAR | Câncer de pele:
O carcinoma basocelular (CBC) é o tipo de câncer de pele mais comum no ser humano, sendo também aquele com maior taxa de cura. Apesar de ser o tipo histológico de 3 em cada 4 cânceres de pele diagnosticados, o carcinoma basocelular tem uma taxa de mortalidade abaixo de 2%.


Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o carcinoma basocelular:

  • O que é o carcinoma basocelular.
  • Fatores de risco para o carcinoma basocelular.
  • Sintomas do carcinoma basocelular.
  • Tratamento do carcinoma basocelular.
Se você está à procura de informações sobre o melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele, o seu texto é esse: MELANOMA | Câncer de pele.

O que é o carcinoma basocelular



A epiderme é a camada mais superficial da pele (as outras camadas são a derme e a hipoderme, esta última também é chamada de tecido subcutâneo), chegando a ter 1,5cm de espessura em áreas de pele mais grossa, como as solas dos pés e as palmas das mãos. A epiderme é subdividida em 5 camadas, sendo a mais profunda composta pelas células basais. As células basais estão constantemente se multiplicando, gerando células de pele novas, que vão empurrando as antigas para cima, de forma a renovar constantemente a epiderme. Conforme as células velhas se desprendem e descamam, as células mais novas que estão subindo vão ocupando o seu lugar.



O carcinoma basocelular é o câncer que surge das células basais. O seu aparecimento geralmente ocorre após uma lesão do DNA desta célula, fazendo com que as mesma mude suas características, tornando-se um câncer. O principal fator de agressão ao DNA das células da pele é o excesso de exposição solar (explicaremos melhor na próxima parte do texto).



Para entender melhor o processo que leva ao surgimento de um célula cancerígena, leia:

- O QUE É O CÂNCER?

- O QUE É UM CARCINOMA?


O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum e, felizmente, o menos mortal. Apesar de localmente ser um tumor agressivo, capaz de destruir camadas da pele e de invadir tecidos ao redor, a sua relativa benignidade está no fato de ser um câncer com baixo potencial de causar metástases. Na verdade, menos de 1% dos casos de carcinoma basocelular metastizam. Os tumores não tratados continuam a crescer, causando significativa destruição das camadas da pele, que podem provocar lesões desfigurantes. Porém, mesmo nestes casos, o tratamento curativo é possível.

Fatores de risco para o carcinoma basocelular



A exposição crônica ao sol é o principal fator de risco para o desenvolvimento do carcinoma basocelular. Ao contrário do melanoma que surge habitualmente após um episódio de exposição excessiva ao sol, o CBC surge em pessoas que se expõem frequentemente ao sol durante anos, em geral, desde os primeiros anos de vida. Em relação à exposição solar, os seguintes fatores aumentam o risco do carcinoma basocelular:

  • Ter pele muito clara.
  • Ter olhos claros.
  • Ser ruivo ou naturalmente loiro.
  • Ter tido muitos episódios de queimadura solar ao longo da vida.
  • Ter mais de 50 anos (o dano ao DNA surge na juventude, mas o câncer só aparece décadas depois).
  • Fazer bronzeamento artificial.
  • Viver em áreas tropicais e com alta exposição solar ao longo de todo o ano.
  • Ter familiares próximos com história de câncer de pele.
  • Já ter tido um carcinoma basocelular anteriormente (o risco de novo tumor é 40% maior que na população em geral).
O excesso de sol ao longo da vida é um fator de risco importante, mas há outros fatores que também podem levar ao aparecimento do carcinoma basocelular, como:

  • Exposição excessiva à radiação, como raio X.
  • Imunossupressão (por doença ou por uso de drogas imunossupressora).
  • Exposição a arsênico.
  • Algumas raras doenças genéticas facilitam o aparecimento do CBC, como a síndrome de Goltz ou xeroderma pigmentoso.

Sintomas do carcinoma basocelular



As lesões do carcinoma basocelular habitualmente se apresentam em locais da pele mais expostos à radiação solar. Na maioria dos casos, a lesão ocorre na face. A seguir, o tronco é o local mais acometido. Eventualmente o CBC pode surgir em áreas não expostas ao sol, como órgãos genitais ou região ao redor do ânus.



Na maioria dos casos, a lesão de pele do carcinoma basocelular apresenta-se como um pequeno nódulo ou uma pápula (uma lesão com relevo, tipo uma bolinha meio achatada), da cor da pele, meio brilhosa ou perolada, frequentemente com um ou mais diminutos vasos sanguíneos visíveis. Estas lesões se ferem com facilidade, podendo formar pequenas úlceras. A forma nodular surge habitualmente na face e é responsável por 60% dos casos.

Carcinoma basocelular - fotos


Em 30% dos casos, a lesão do CBC é superficial, plana e levemente avermelhada. Esta forma ocorre mais comumente em jovens e acomete principalmente o tronco.



Carcinoma basocelular  superficial


Os 10% dos casos restantes podem apresentar uma variedade de formas. Em geral, são variações da forma nodular e superficial. Algumas lesões podem ser pigmentadas (mais escuras) ou com uma leve depressão. Outras parecem cicatrizes arrendondadas, como se o paciente tivesse tido uma ferida anterior no local.



Nem sempre é fácil para a população leiga notar a presença de um carcinoma basocelular em fase inicial. Por isso, alguns sinais de alerta devem ser conhecidos:



- Uma ferida persistente, principalmente na face, que não se cura após várias semanas.

- Uma mancha vermelha nova, que não desaparece após várias semanas.

- Um nódulo novo, brilhante. Pode ser avermelhado, translúcido ou pigmentado. Também pode haver pequenos vasos sanguíneos visíveis.

- Uma área mais branca ou amarelada, com bordas pouco definidas, parecida com uma pequena cicatriz.



O diagnóstico do carcinoma basocelular é habitualmente confirmado com uma biópsia de pele.

Tratamento do carcinoma basocelular



O tratamento do carcinoma basocelular é preferencialmente cirúrgico, com retirada completa da lesão, mas uma série de outros tratamentos estão disponíveis, dependendo do tipo, localização e gravidade do tumor. Algumas opções incluem: laserterapia, curetagem, crioterapia, eletrocoagulação e radioterapia. Lesões muito iniciais podem ser tratadas apenas com cremes à base de 5-Fluorouracil (5-FU) ou Imiquimod.



Independentemente do tratamento escolhido, praticamente todos os casos de CBC conseguem ser curados. Todavia, a taxa de recorrência é alta, cerca de 10% após 5 anos.
Leia mais clicando aqui...

segunda-feira, 11 de março de 2013

O país em que é proibido ser-se adulto

0 comentários

O país em que é proibido ser-se adulto:
“Portugal não é Pátria mas país”
Ruy Belo, que nasceu há 80 anos

Joana Manuel, que é muita gente ao mesmo tempo, explica como é que Portugal, que era um país em que as pessoas eram impedidas de ser jovens, se transformou num sítio em que são impedidas de ser adultas. País ou sítio. Pátria é outra coisa.
Canal apeloPortugal
Leia mais clicando aqui...

Indignação

0 comentários

Indignação:
Imagem roubada do Facebook
Imagem roubada do Facebook
Ando, desde que li sobre a última «pérola» eructada por antónio broche,s para escrever algo sobre o assunto.

Furiosa, danada, revoltada, usei a minha página pessoal do Facebook para o insultar livremente e sem qualquer tipo de pudor, mesmo sabendo que alguns dos meus «amigos» são meus antigos alunos e actuais formandas ou familiares já com alguma idade e pouco habituados a palavrões.

Mas até agora não encontrei palavras para mostrar a minha indignação aqui. Sei que o assunto já foi por cá abordado, mas preciso, ainda assim, de reflectir sobre isto. Sobre o significado de tamanha pouca vergonha.

Sendo, desde que me conheço, defensora dos direitos de todos (ou de quase todos, que neste momento não reconheço grandes direitos a certas «mentes-com-quantos-dentes-tens brilhantes»), as declarações do dito cujo, de quem não se espera nada de útil, calaram fundo na minha alma. Senti ondas de revolta, senti uma fúria pouco habitual. Se aquele ser ignominioso estivesse perto de mim, acho que seria desta que eu, uma pessoa pacífica, pacifista e pacificadora, apertaria o gasganete a alguém, tirando-lhe a tosse sem dó nem piedade.

Pensar sequer na hipótese de cortar no salário de quem ganha a côdea de 485 euros mensais com o pretexto de que assim se diminuiria o desemprego é uma ideia tão absurda que, sinceramente, não sei como a apelidar. E isto vindo de quem ganha o que ganha por ser Conselheiro do Governo.

Cada vez são maiores e mais frequentes os insultos que estes fulanos fazem ao povo que lhes paga os salários, as casas, os carros, as mordomias. Já não há decoro ou respeito. Acham-se no direito de tudo dizer, de verbalizar todo o lixo que lhes passa pelas mentes enegrecidas com tanto pensamento inútil.

Eu aprendi desde pequena que há coisas que até posso pensar mas nunca, nunca, as posso dizer. E isto sem pôr em causa a minha frontalidade ou a minha honestidade. Simplesmente, há coisas que não se dizem. Ponto.

E depois há outras que nem sequer se pensa.

Estes senhores, verdadeiros caciques dos tempos modernos com ideias e sonhos dos tempos passados, consideram-se donos da nação, donos da razão, seres acima de todos os mortais. Acham normal dizerem tudo o que pensam porque tudo o que pensam é fantástico e será sempre aplaudido. Autênticos bobos do corte, dizem uma graçola para agradar ao rei e defenderem cada vez mais os cortes cegos. Claro! Convém justificar o salário ganho tão arduamente a fazer felatios a todos os membros dos governantes.

Parece que estou a ver a cena, tó broches, nome pelo qual é carinhosamente apelidado nos bastidores do governo, de joelhinhos numa almofadinha fofinha que está, por sua vez assente numa roldana, a abrir a braguilha do «nosso» pm, a retirar-lhe o falo com todo o cuidado e a fazer o trabalhinho, enquanto o ingrato ppc goza, de braços cruzados atrás da nuca. Terminando este, a formiguinha trabalhadora e esforçada desliza para o seguinte e assim sucessivamente. Sempre em silêncio, para não perder tempo e consolar todos os presentes no menor espaço de tempo possível, que há muito trabalhinho pela frente.

No final, depois de todos felizes com o desempenho excelente e profissional, lá lhe dão umas palmadinhas nas costas e um chequezinho chorudo para engrossar a sua conta bancária. Com os agradecimentos da nação, com o pão da nação,com o sangue da nação, com a indignação da nação.

É preciso, meus senhores e minhas senhoras, indignação, muita indignação. Quando nos cansaremos de tantos insultos, de tantas afrontas à dignidade humana? Quando?

Quando bateremos com as mãos na mesa e diremos BASTA!? Quando?

Até quanto vamos esperar calmamente que nos tirem? Quantos de entre nós vamos deixar cair até que se ponha fim a esta vilanagem?
A hora, meus amigos, é de acção, de indignação. Não podemos ficar calados perante cada vez mais e maiores despautérios. Quanto mais nos calarmos, mais pesado será o jugo que sobre todos nós cairá.
E acabo por terminar este artigo sem conseguir escrever o que realmente sinto e como me revolta toda esta falta de respeito por quem já (sub)vive com tão pouco.
Como me deu vontade de chorar ouvir o pedinte (o segundo que me abordou em menos de dez minutos)  dizer-me, enquanto eu procurava alguma moeda esquecida para lhe dar, «Deixe lá, se não tiver, não faz mal, a senhora até tem cara de boa pessoa.» Não quero ter cara de boa pessoa, não quero dar moedas a mendigos. Não quero que me estendam a mão. Quero que as pessoas tenham salários justos, que tenham direito ao trabalho, a uma casa, à saúde, à educação. Quero que não tenham necessidade de estender as mãos à caridadezinha de outros.
Quero não ver velhinhos a pedir uma ajudinha entre os poucos dentes que lhes restam nas bocas.
Quero não ver cada vez mais pessoas a dormir nas ruas.
Quero que os Chupistas deste país se calem para sempre e parem de nos chupar até ao tutano.
Agora percebo por que não consigo verbalizar o que sinto. Estou tão indignada que não consigo pôr por palavras o escuro que me vai na alma. Não sei dizer o indizível.


Tagged: António Borges, corte salarial, governo, mendicidade, pobreza, revolta
Leia mais clicando aqui...

LARVA MIGRANS | Bicho geográfico

0 comentários

LARVA MIGRANS | Bicho geográfico: A larva migrans cutânea, conhecida popularmente por bicho geográfico, é uma infecção causada pelas larvas de parasitas que vivem nos intestinos de cães e gatos, como os helmintos Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum.





Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a larva migrans cutânea:

  • Transmissão da larva migrans cutânea.
  • Sintomas da larva migrans cutânea.
  • Tratamento da larva migrans cutânea.

Transmissão da larva migrans cutânea



O ciclo de vida dos parasitas que causam a larva migrans cutânea começa quando animais infectados por helmintos eliminam os ovos do parasita nas fezes. As fezes contaminadas quando em contato com um solo quente, úmido e arenoso se tornam um meio ótimo para a evolução dos ovos, que eclodem, liberando as larvas. No solo, as larvas recém-nascidas se alimentam de bactérias, e ao longo de 5 a 10 dias, passam por duas fases evolutivas até se tornarem aptas a infectar humanos ou outros animais. Larvas na 3º fase evolutiva (fase infecciosa) podem sobreviver no ambiente por até 4 semanas, se encontrarem condições favoráveis.



A contaminação do homem se dá quando há um contato da pele com o solo contaminado por larvas, habitualmente, quando andamos descalços sobre terreno arenoso. Praias, principalmente aquelas onde há fezes de cães e gatos na areia, são locais propícios para conterem larvas de helmintos. As regiões da areia onde há sombra, mas não há contato com a água do mar, são os melhores pontos para o desenvolvimento das larvas. Outro local comum de contaminação são as caixas de areia ao ar livre onde as crianças brincam. Gatos costumam procurar locais com terra ou areia para enterrar suas fezes, podendo facilmente contaminar estas áreas.



Cerca de 3/4 dos casos de contaminação com larvas de parasitas que provocam a larva migrans ocorrem nos membros inferiores, principalmente nos pés. Contaminações no tronco ou nos membros superiores ocorrem em menos de 10% dos casos. Nas crianças que brincam sentadas em caixas de areia ou na praia, os glúteos e as coxas são habitualmente acometidos.



As larvas na 3º fase evolutiva conseguem penetrar a camada mais superficial da pele humana, mas não conseguem atravessar as camadas subjacentes. Sem conseguir invadir mais profundamente, os vermes passam se movimentar ao acaso por baixo da pele, formando um pequeno túnel que dá origem a desenhos na pele, parecendo um mapa, daí o nome popular de bicho geográfico.

Sintomas da larva migrans cutânea



O momento da penetração das larvas pode passar despercebido, mas em alguns pacientes é possível notar a presença de uma pápula (um ponto com relevo de mais ou menos 1 cm de diâmetro) avermelhado e pruriginoso. Se o solo estiver intensamente contaminado por larvas, várias pápulas podem surgir na pele, indicando vários pontos de invasão.

Larva migrans cutânea - fotos

Dentro de dois a três dias depois da invasão, surgem os pequenos túneis causados pela migração do verme por baixo da pele. Cada invasão origina um túnel. Estas lesões são discretamente elevadas, serpiginosas, marrom-avermelhadas e provocam muita coceira. Os túneis avançam cerca de 2 a 5 cm por dia e podem formar desenhos caprichosos. Com o passar dos dias, a parte mais antiga do trajeto tende a desinflamar, deixando em seu lugar apenas uma faixa mais escurecida, que desaparecerá mais tarde.



A duração do processo é muito variável podendo curar-se espontaneamente ao fim de 2 semanas ou durar meses. A larva migrans quando desaparece espontaneamente, sem tratamento, pode reaparecer semanas ou meses depois. O sintoma que mais incomoda é a coceira, podendo, inclusive, impedir o paciente de dormir. Se o paciente cocar demais a área, pode causar feridas e facilitar a contaminação da pele por bactérias, levando a quadros de celulite ou erisipela (leia: ERISIPELA | CELULITE | Sintomas e tratamento).

Tratamento da larva migrans cutânea



O tratamento da larva migrans é feito com drogas antiparasitárias que tenham ação contra helmintos, como Tiabendazol, Albendazol ou Ivermectina.



A Ivermectina é usada na dose de 200 mcg/kg por dia, por um ou dois dias. Já o Albendazol é habitualmente prescrito na dose de 400 mg por dia por três dias. O Tiabendazol pode ser usado como pomada nos casos iniciais, leves ou com poucas lesões. O tratamento tópico dura de 5 a 7 dias, mas as lesões e a coceira costumam apresentar melhora já nas primeiras 48 horas de tratamento.
Leia mais clicando aqui...

O acesso a piorar a olhos vistos

0 comentários

O acesso a piorar a olhos vistos:
Assistentes sociais e especialistas de saúde mental avisam que há cada vez mais doentes a faltar às consultas e a abandonar a medicação. O fenómeno não está quantificado, mas é preocupante.link 
As dificuldades económicas estão a fazer com que muitos doentes não consigam suportar os custos das deslocações e faltem às consultas de saúde mental. Há também cada vez mais doentes a admitir que não tem dinheiro para a medicação prescrita. As assistentes sociais alertam para um aumento anormal e preocupante do número de queixas de doentes que se dizem impossibilitados de prosseguir com o tratamento e o coordenador do Plano Nacional para a Saúde Mental da Direcção-Geral de Saúde avisa que, privados de tratamento, estes doentes correm sérios riscos.
Temos cada vez mais informações sobre doentes que avisam que não vão comparecer às consultas por falta de dinheiro para o transporte", avisa Álvaro Carvalho, coordenador do Plano Nacional para a Saúde Mental da Direcção-Geral de Saúde. Fernanda Rodrigues, presidente da direcção nacional da Associação dos Profissionais de Serviço Social, confirma esta realidade, acrescenta que estes doentes estão também a abandonar a medicação pelos mesmos motivos e sublinha que, apesar de não existirem dados sobre o número de pessoas afectadas, o fenómeno "é preocupante".
"Estamos a registar uma falta de comparência às consultas que não é habitual. As assistentes sociais que trabalham na área da saúde mental referem que o principal motivo apresentado por estes doentes é o facto de não conseguirem pagar as deslocações e senhas de transporte. Por outro lado, o mesmo se passa na aquisição de medicamentos, com muitas pessoas a admitir que interromperam a terapêutica ou a comprar só parte da medicação prescrita, com escolhas que são ditadas por razões financeiras", alerta Fernanda Rodrigues. As consequências, refere, "já estão a sentir-se com o agravamento dos problemas de saúde destas pessoas". "Muitas vezes conseguir apenas que estas pessoas aceitem ser tratadas já não é fácil", lamenta.
...
JP 10.03.13
As condições de acesso dos portugueses aos cuidados de saúde estão a deteriorar-se rapidamente. Só o ministro da saúde não vê ou não quer ver.
clara gomes
Leia mais clicando aqui...

Os totalistas

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

sexta-feira, 8 de março de 2013

Só um salário mínimo de €511 em 2013 garantiria poder de compra de 2011

0 comentários

Só um salário mínimo de €511 em 2013 garantiria poder de compra de 2011: Na sequência do artigo anterior, “Salário mínimo nacional 2011 a 2013 – três anos consecutivos em queda“, faltou fazer a conta final que passa por saber de quanto deveria ser hoje o...




Clique no título para poder ler gratuitamente o artigo completo. Obrigado!
Não deixe de conhecer os "Melhores Depósitos a Prazo" um sítio especializado onde encontrará informação atualizada regularmente para cerca de 300 depósitos a prazo em oferta em Portugal.
Leia mais clicando aqui...

Totalmente de acordo

0 comentários

Totalmente de acordo:
 António Borges: “O ideal era que os salários descessem”.

Começamos pelo de António Borges. Testar e medir. Logo vemos como corre.
Leia mais clicando aqui...

Portugal a afundar

0 comentários

Portugal a afundar:

Euro area GDP, fourth quarter of 2012
Among Member States for which data are available for the fourth quarter of 2012, Latvia (+1.3%), Estonia (+0.9%) and Lithuania (+0.7%) recorded the highest growth compared with the previous quarter, and Portugal (-1.8%), Cyprus and Slovenia (both -1.0%) the largest decreases. link
Leia mais clicando aqui...

quinta-feira, 7 de março de 2013

Contrapoder de 06-3-2013 (SIC Notícias)

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

"Contra os canhões, marchar, marchar!"

0 comentários

"Contra os canhões, marchar, marchar!":



Imagem gentilmente enviada por Leocádio Fanhoso, especialista em assuntos derivados da questão, similares e afins.
Leia mais clicando aqui...

Caso BPN, medricas e bardamerdas - JN

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

terça-feira, 5 de março de 2013

Como Gaia combate o desemprego juvenil

0 comentários

Como Gaia combate o desemprego juvenil:



O
desemprego jovem não pára de aumentar em Portugal, mas de Vila Nova
de Gaia surge um exemplo de como a autarquia está a ajudar a
combater o flagelo. Por "serviços de assistência em matéria
de design", a Câmara de Gaia vai pagar 16.800 euros por um trabalho de 90 dias que consiste em criar uma campanha institucional.
Mais de 5500 euros por mês, portanto. A adjudicatária conseguiu
este contrato apesar de ter apenas 19 anos. Um verdadeiro talento
nacional do design.
Como
relata um leitor do Má Despesa, que nos apresentou o caso, “realizei
uma pesquisa intensiva no Google à procura de uma ligação entre o
nome Maria Catarina Pinto Ferreira Rocha e design. Nada de nada. A
única pessoa com esse nome é uma estudante de 2º ano da
licenciatura de Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da
Universidade do Porto”.




Leia mais clicando aqui...

Vídeo Viral expressa a Revolta dos Enfermeiros – Desvalorização Profissional

0 comentários

Vídeo Viral expressa a Revolta dos Enfermeiros – Desvalorização Profissional:

 “Para trabalho igual igual Remuneração” .


Deixamos este Vídeo Viral que tem corrido as redes sociais e que revela bem a injustiça e insatisfação da classe de Enfermagem . Mais uma vez governos de PS e PSD tem maltratado os Enfermeiros.Mesmo o CDS que enquanto esteve na oposição dizia uma coisa e agora no Governo ignora as suas promessas.
Não haver Enfermeiros de primeira e enfermeiros de segunda, apenas diferenciados em termos salariais, mas com o mesmo tempo de profissão e a mesma formação. Relembramos que  a altura o deputado Pedro Mota Soares disse-nos que tudo faria para que a carreira de Enfermagem fosse equitativa e justa. Hoje no Governo esqueceu-se desta promessa.
cds
Deputado Pedro Mota Soares – CDS/PP

PARTICIPEM a 15 março às 15h no Marquês de Pombal.

Manifestem-se 




Leia mais clicando aqui...

domingo, 3 de março de 2013

João Salgueiro – É assim tão difícil fechar-lhes a matraca?

0 comentários

João Salgueiro – É assim tão difícil fechar-lhes a matraca?:
João Salgueiro, referindo-se a desempregados e independentemente de terem ou não graus superiores de formação académica, desempregados que são já cerca de um milhão e na sua maioria sem acesso a qualquer apoio financeiro depois dos repetidos cortes nos subsídios de desemprego...  pergunta de forma insolente:
Não, digo eu! Difícil, difícil, aparentemente impossível... é fazer calar estes bandalhos multimilionários da estirpe deste João Salgueiro!!!

Leia mais clicando aqui...

Casados com comunhão de teses

0 comentários

Casados com comunhão de teses:
Professora e vereador apresentam teses semelhantes.
É o chamado plágio conjugal.

Tagged: plágio
Leia mais clicando aqui...

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também