Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

domingo, 24 de março de 2013

SARAMPO | Sintomas e vacina

0 comentários

SARAMPO | Sintomas e vacina: O sarampo é uma doença infecciosa de origem viral, extremamente contagiosa, capaz de provocar diversos sintomas, como manchas pelo corpo, febre, tosse, faringite, conjuntivite, etc. Antes da vacina, o sarampo chegava a acometer até 90% das crianças até os 5 anos. Atualmente, porém, o sarampo é uma infecção pouco comum, tendo sido praticamente erradicado do Brasil desde o ano 2000 (os poucos casos ainda registrados são importados por pessoas que se contaminaram no exterior).



Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o sarampo:

  • Transmissão do sarampo.
  • Sintomas do sarampo.
  • Tratamento do sarampo.
  • Prevenção e vacina do sarampo.
Se você quiser ler sobre outras infecções comuns da infância:

- RUBÉOLA | Sintomas e diagnóstico

- CATAPORA (VARICELA) | Sintomas e tratamento

- CAXUMBA | Sintomas e complicações

- COQUELUCHE | Sintomas, tratamento e vacina

Transmissão do sarampo



O sarampo é uma doença causada por um vírus, extremamente contagiosa e transmitida de pessoa para pessoa através de secreções das vias respiratórias, como as eliminadas na tosse, espirros ou mesmo durante a fala.



Gotículas infecciosas a partir de secreções respiratórias de um paciente com sarampo podem permanecer no ar durante várias horas. Portanto, um contato direto com alguém infectado pode não ser necessário para a transmissão do vírus. O sarampo pode ser transmitido em hospitais e consultórios médicos, entre passageiros do avião durante o voo, e também em escolas e comunidades densamente povoadas.



O período de incubação do sarampo é de 6 a 19 dias (média de 13 dias). O período de contágio ocorre entre 5 dias antes do aparecimento das erupções da pele até 4 dias depois. O pico do contágio ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início das lesões de pele.



3 em cada 4 pessoas não vacinadas expostas ao vírus irão se contaminar e desenvolver sintomas. Ao contrário do que ocorre em várias outras viroses comuns da infância, como rubéola e caxumba, o sarampo não costuma causar casos leves, com sintomas brandos e inespecíficos, que possam passar despercebidos. Quem tem sarampo, o tem de verdade, com direito a todos os sintomas clássicos.

Sintomas do sarampo



O sarampo se manifesta inicialmente como uma infecção viral inespecífica, com febre alta, mal estar, coriza, tosse, perda do apetite, dor de garganta e conjuntivite. Esta fase inicial da doença chama-se pródromo e dura de 2 a 3 dias. Na transição da fase prodrômica para a fase de sintomas clássicos do sarampo começam a surgir pequenos pontos brancos na mucosa da boca, próximo aos dentes molares, que recebem o nome de manchas de Koplik. Estas manchas surgem geralmente 48 horas antes do aparecimento do exantema clássico do sarampo.



Exantema do sarampo
Lesões de pele do sarampo
As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente. As lesões podem ser abundantes, sofrendo fusão, de forma a criar grandes manchas avermelhadas. Em geral, a extensão e o grau de confluência do exantema se correlacionam com a gravidade da doença. Palmas das mãos e plantas dos pé raramente são envolvidos.



Outros achados característicos durante a fase exantemática incluem linfadenopatia (aumento dos linfonodos), febre alta (às vezes acima de 40ºC), faringite e conjuntivite. Tosse também é comum e pode persistir por até 2 semanas.



Durante o período exantemático, o paciente fica com o sistema imunológico comprometido, sendo um alvo fácil para outras infecções de origem bacteriana ou viral.



48 horas após o aparecimento da erupção cutânea, o paciente começa a melhorar. Com três a quatro dias, a erupção escurece, ficando acastanhada, e depois começa a descamar e sumir. A erupção geralmente dura um total de seis a sete dias. A febre costuma sumir quando o exantema começa a aliviar. Uma febre que dura mais de 3 ou 4 dias após o início das erupções pode ser sinal de uma complicação em curso, como pneumonia, diarreia, otite ou encefalite (inflamação do cérebro). A pneumonia e a encefalite são as complicações mais perigosas do sarampo.



O diagnóstico do sarampo é feito através dos achados clínicos e da sorologia sanguínea (pesquisa por anticorpos). O anticorpo do tipo IgM contra sarampo fica positivo a partir do terceiro dia de exantema e desaparece após 30 dias. O anticorpo tipo IgG surge no sétimo dia de exantema e fica positivo para o resto da vida.

Tratamento do sarampo



Uma vez que os sintomas do sarampo já tenham surgidos, não há tratamento específico para a doença. A única coisa a fazer é dar suporte e esperar que a doença se cure sozinha. Nas crianças, a administração de vitamina A parece reduzir a incidência de casos graves. A febre pode ser controlada com antipiréticos comuns, como Paracetamol. Não se deve usar nunca a aspirina (AAS) no sarampo, devido ao risco de síndrome de Reye, uma doença rara, mas com alta mortalidade, caraterizada por edema cerebral e lesão do fígado. Antibióticos só têm valor se houver alguma infecção bacteriana complicando o quadro de sarampo.

Prevenção e vacina do sarampo



Como não há tratamento efetivo durante a fase de sintomas, o controle do sarampo deve ser voltado para a prevenção. Nas últimas décadas, devido a ampla cobertura vacinal na maioria dos países, o sarampo de tornou uma doença pouco comum. A vacina contra sarampo é feita com vírus vivo atenuado.



Como a maioria das vacinas, a vacina do sarampo deve ser administrada antes do paciente ter qualquer contato com o vírus, de preferência durante o primeiro ano de vida. Porém, como o período de incubação do sarampo pode chegar a 19 dias, uma pessoa nunca imunizada, que tenha tido contato com alguém contaminado, pode ser vacinada, contanto que não ultrapasse o limite de 72 horas após a exposição ao vírus. Esta forma de vacinação não é a ideal, mas costuma ser efetiva em muitos casos.



Outra forma de prevenção para pessoas expostas ao vírus do sarampo é a administração de imunoglobulina. Pacientes com elevado risco de complicação, como imunossuprimidos, grávidas e crianças com menos de 1 ano ainda não vacinadas podem fazer uso da imunoglobulina caso venham a ter contato com pessoas contaminadas. Esta medicação deve ser administrada dentro dos primeiros 6 dias de exposição ao vírus.
Leia mais clicando aqui...

Estudos "Mercianos"!

0 comentários

Estudos "Mercianos"!:

O amplamente difundido estudo comparativo entre as remunerações do sector público e privado por parte da Consultora Mercer foi, para não o apelidar de outra coisa, uma tibornice. O Governo que descer os salários (claro como a água) e, com efeito, encomendou uma coisa destas para "fundamentar" o acto e consagrá-lo à troika.
.
Tudo o que lá consta é muito duvidoso. Começando pelos métodos, amostras (público: que faixa etária?, que antiguidade profissional?, que categoria?,etc; privado: que faixa etária?, que experiência profissional?, que função/cargo?, que categoria?, que instituições?, etc), induções e conclusões.
Até os Enfermeiros Principais foram incluídos no estudo, pasme-se. A sua média salarial deve ter sido "zero euros". A informar: ainda não há qualquer Enfermeiro Principal em Portugal! 
Ficou-se também a saber que os dados relativos ao sector privado foram fornecidos... pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social. Pouco imparcial (considerando o objectivo do estudo!). 
Mas se os colegas mais reparem, percebem, com certeza, que, mesmo no meio de tanta engenharia estatística - por parte da Mercer - os Enfermeiros são, de longe os licenciados mais mal remunerados da Administração Pública! Mesmo quando comparamos o ganho médio mensal dos Enfermeiros (que inclui os suplementos ) com as remunerações-base de outros licenciados. Mesmo assim, auferimos menos!! É notável!
.
Todavia, no exercício do rigor, divulgo aqui a reposição da verdade, da autoria do Economista Eugénio Rosa.
Leia mais clicando aqui...

sexta-feira, 15 de março de 2013

O culpado do costume

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

quarta-feira, 13 de março de 2013

CARCINOMA BASOCELULAR | Câncer de pele

0 comentários

CARCINOMA BASOCELULAR | Câncer de pele:
O carcinoma basocelular (CBC) é o tipo de câncer de pele mais comum no ser humano, sendo também aquele com maior taxa de cura. Apesar de ser o tipo histológico de 3 em cada 4 cânceres de pele diagnosticados, o carcinoma basocelular tem uma taxa de mortalidade abaixo de 2%.


Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o carcinoma basocelular:

  • O que é o carcinoma basocelular.
  • Fatores de risco para o carcinoma basocelular.
  • Sintomas do carcinoma basocelular.
  • Tratamento do carcinoma basocelular.
Se você está à procura de informações sobre o melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele, o seu texto é esse: MELANOMA | Câncer de pele.

O que é o carcinoma basocelular



A epiderme é a camada mais superficial da pele (as outras camadas são a derme e a hipoderme, esta última também é chamada de tecido subcutâneo), chegando a ter 1,5cm de espessura em áreas de pele mais grossa, como as solas dos pés e as palmas das mãos. A epiderme é subdividida em 5 camadas, sendo a mais profunda composta pelas células basais. As células basais estão constantemente se multiplicando, gerando células de pele novas, que vão empurrando as antigas para cima, de forma a renovar constantemente a epiderme. Conforme as células velhas se desprendem e descamam, as células mais novas que estão subindo vão ocupando o seu lugar.



O carcinoma basocelular é o câncer que surge das células basais. O seu aparecimento geralmente ocorre após uma lesão do DNA desta célula, fazendo com que as mesma mude suas características, tornando-se um câncer. O principal fator de agressão ao DNA das células da pele é o excesso de exposição solar (explicaremos melhor na próxima parte do texto).



Para entender melhor o processo que leva ao surgimento de um célula cancerígena, leia:

- O QUE É O CÂNCER?

- O QUE É UM CARCINOMA?


O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum e, felizmente, o menos mortal. Apesar de localmente ser um tumor agressivo, capaz de destruir camadas da pele e de invadir tecidos ao redor, a sua relativa benignidade está no fato de ser um câncer com baixo potencial de causar metástases. Na verdade, menos de 1% dos casos de carcinoma basocelular metastizam. Os tumores não tratados continuam a crescer, causando significativa destruição das camadas da pele, que podem provocar lesões desfigurantes. Porém, mesmo nestes casos, o tratamento curativo é possível.

Fatores de risco para o carcinoma basocelular



A exposição crônica ao sol é o principal fator de risco para o desenvolvimento do carcinoma basocelular. Ao contrário do melanoma que surge habitualmente após um episódio de exposição excessiva ao sol, o CBC surge em pessoas que se expõem frequentemente ao sol durante anos, em geral, desde os primeiros anos de vida. Em relação à exposição solar, os seguintes fatores aumentam o risco do carcinoma basocelular:

  • Ter pele muito clara.
  • Ter olhos claros.
  • Ser ruivo ou naturalmente loiro.
  • Ter tido muitos episódios de queimadura solar ao longo da vida.
  • Ter mais de 50 anos (o dano ao DNA surge na juventude, mas o câncer só aparece décadas depois).
  • Fazer bronzeamento artificial.
  • Viver em áreas tropicais e com alta exposição solar ao longo de todo o ano.
  • Ter familiares próximos com história de câncer de pele.
  • Já ter tido um carcinoma basocelular anteriormente (o risco de novo tumor é 40% maior que na população em geral).
O excesso de sol ao longo da vida é um fator de risco importante, mas há outros fatores que também podem levar ao aparecimento do carcinoma basocelular, como:

  • Exposição excessiva à radiação, como raio X.
  • Imunossupressão (por doença ou por uso de drogas imunossupressora).
  • Exposição a arsênico.
  • Algumas raras doenças genéticas facilitam o aparecimento do CBC, como a síndrome de Goltz ou xeroderma pigmentoso.

Sintomas do carcinoma basocelular



As lesões do carcinoma basocelular habitualmente se apresentam em locais da pele mais expostos à radiação solar. Na maioria dos casos, a lesão ocorre na face. A seguir, o tronco é o local mais acometido. Eventualmente o CBC pode surgir em áreas não expostas ao sol, como órgãos genitais ou região ao redor do ânus.



Na maioria dos casos, a lesão de pele do carcinoma basocelular apresenta-se como um pequeno nódulo ou uma pápula (uma lesão com relevo, tipo uma bolinha meio achatada), da cor da pele, meio brilhosa ou perolada, frequentemente com um ou mais diminutos vasos sanguíneos visíveis. Estas lesões se ferem com facilidade, podendo formar pequenas úlceras. A forma nodular surge habitualmente na face e é responsável por 60% dos casos.

Carcinoma basocelular - fotos


Em 30% dos casos, a lesão do CBC é superficial, plana e levemente avermelhada. Esta forma ocorre mais comumente em jovens e acomete principalmente o tronco.



Carcinoma basocelular  superficial


Os 10% dos casos restantes podem apresentar uma variedade de formas. Em geral, são variações da forma nodular e superficial. Algumas lesões podem ser pigmentadas (mais escuras) ou com uma leve depressão. Outras parecem cicatrizes arrendondadas, como se o paciente tivesse tido uma ferida anterior no local.



Nem sempre é fácil para a população leiga notar a presença de um carcinoma basocelular em fase inicial. Por isso, alguns sinais de alerta devem ser conhecidos:



- Uma ferida persistente, principalmente na face, que não se cura após várias semanas.

- Uma mancha vermelha nova, que não desaparece após várias semanas.

- Um nódulo novo, brilhante. Pode ser avermelhado, translúcido ou pigmentado. Também pode haver pequenos vasos sanguíneos visíveis.

- Uma área mais branca ou amarelada, com bordas pouco definidas, parecida com uma pequena cicatriz.



O diagnóstico do carcinoma basocelular é habitualmente confirmado com uma biópsia de pele.

Tratamento do carcinoma basocelular



O tratamento do carcinoma basocelular é preferencialmente cirúrgico, com retirada completa da lesão, mas uma série de outros tratamentos estão disponíveis, dependendo do tipo, localização e gravidade do tumor. Algumas opções incluem: laserterapia, curetagem, crioterapia, eletrocoagulação e radioterapia. Lesões muito iniciais podem ser tratadas apenas com cremes à base de 5-Fluorouracil (5-FU) ou Imiquimod.



Independentemente do tratamento escolhido, praticamente todos os casos de CBC conseguem ser curados. Todavia, a taxa de recorrência é alta, cerca de 10% após 5 anos.
Leia mais clicando aqui...

segunda-feira, 11 de março de 2013

O país em que é proibido ser-se adulto

0 comentários

O país em que é proibido ser-se adulto:
“Portugal não é Pátria mas país”
Ruy Belo, que nasceu há 80 anos

Joana Manuel, que é muita gente ao mesmo tempo, explica como é que Portugal, que era um país em que as pessoas eram impedidas de ser jovens, se transformou num sítio em que são impedidas de ser adultas. País ou sítio. Pátria é outra coisa.
Canal apeloPortugal
Leia mais clicando aqui...

Indignação

0 comentários

Indignação:
Imagem roubada do Facebook
Imagem roubada do Facebook
Ando, desde que li sobre a última «pérola» eructada por antónio broche,s para escrever algo sobre o assunto.

Furiosa, danada, revoltada, usei a minha página pessoal do Facebook para o insultar livremente e sem qualquer tipo de pudor, mesmo sabendo que alguns dos meus «amigos» são meus antigos alunos e actuais formandas ou familiares já com alguma idade e pouco habituados a palavrões.

Mas até agora não encontrei palavras para mostrar a minha indignação aqui. Sei que o assunto já foi por cá abordado, mas preciso, ainda assim, de reflectir sobre isto. Sobre o significado de tamanha pouca vergonha.

Sendo, desde que me conheço, defensora dos direitos de todos (ou de quase todos, que neste momento não reconheço grandes direitos a certas «mentes-com-quantos-dentes-tens brilhantes»), as declarações do dito cujo, de quem não se espera nada de útil, calaram fundo na minha alma. Senti ondas de revolta, senti uma fúria pouco habitual. Se aquele ser ignominioso estivesse perto de mim, acho que seria desta que eu, uma pessoa pacífica, pacifista e pacificadora, apertaria o gasganete a alguém, tirando-lhe a tosse sem dó nem piedade.

Pensar sequer na hipótese de cortar no salário de quem ganha a côdea de 485 euros mensais com o pretexto de que assim se diminuiria o desemprego é uma ideia tão absurda que, sinceramente, não sei como a apelidar. E isto vindo de quem ganha o que ganha por ser Conselheiro do Governo.

Cada vez são maiores e mais frequentes os insultos que estes fulanos fazem ao povo que lhes paga os salários, as casas, os carros, as mordomias. Já não há decoro ou respeito. Acham-se no direito de tudo dizer, de verbalizar todo o lixo que lhes passa pelas mentes enegrecidas com tanto pensamento inútil.

Eu aprendi desde pequena que há coisas que até posso pensar mas nunca, nunca, as posso dizer. E isto sem pôr em causa a minha frontalidade ou a minha honestidade. Simplesmente, há coisas que não se dizem. Ponto.

E depois há outras que nem sequer se pensa.

Estes senhores, verdadeiros caciques dos tempos modernos com ideias e sonhos dos tempos passados, consideram-se donos da nação, donos da razão, seres acima de todos os mortais. Acham normal dizerem tudo o que pensam porque tudo o que pensam é fantástico e será sempre aplaudido. Autênticos bobos do corte, dizem uma graçola para agradar ao rei e defenderem cada vez mais os cortes cegos. Claro! Convém justificar o salário ganho tão arduamente a fazer felatios a todos os membros dos governantes.

Parece que estou a ver a cena, tó broches, nome pelo qual é carinhosamente apelidado nos bastidores do governo, de joelhinhos numa almofadinha fofinha que está, por sua vez assente numa roldana, a abrir a braguilha do «nosso» pm, a retirar-lhe o falo com todo o cuidado e a fazer o trabalhinho, enquanto o ingrato ppc goza, de braços cruzados atrás da nuca. Terminando este, a formiguinha trabalhadora e esforçada desliza para o seguinte e assim sucessivamente. Sempre em silêncio, para não perder tempo e consolar todos os presentes no menor espaço de tempo possível, que há muito trabalhinho pela frente.

No final, depois de todos felizes com o desempenho excelente e profissional, lá lhe dão umas palmadinhas nas costas e um chequezinho chorudo para engrossar a sua conta bancária. Com os agradecimentos da nação, com o pão da nação,com o sangue da nação, com a indignação da nação.

É preciso, meus senhores e minhas senhoras, indignação, muita indignação. Quando nos cansaremos de tantos insultos, de tantas afrontas à dignidade humana? Quando?

Quando bateremos com as mãos na mesa e diremos BASTA!? Quando?

Até quanto vamos esperar calmamente que nos tirem? Quantos de entre nós vamos deixar cair até que se ponha fim a esta vilanagem?
A hora, meus amigos, é de acção, de indignação. Não podemos ficar calados perante cada vez mais e maiores despautérios. Quanto mais nos calarmos, mais pesado será o jugo que sobre todos nós cairá.
E acabo por terminar este artigo sem conseguir escrever o que realmente sinto e como me revolta toda esta falta de respeito por quem já (sub)vive com tão pouco.
Como me deu vontade de chorar ouvir o pedinte (o segundo que me abordou em menos de dez minutos)  dizer-me, enquanto eu procurava alguma moeda esquecida para lhe dar, «Deixe lá, se não tiver, não faz mal, a senhora até tem cara de boa pessoa.» Não quero ter cara de boa pessoa, não quero dar moedas a mendigos. Não quero que me estendam a mão. Quero que as pessoas tenham salários justos, que tenham direito ao trabalho, a uma casa, à saúde, à educação. Quero que não tenham necessidade de estender as mãos à caridadezinha de outros.
Quero não ver velhinhos a pedir uma ajudinha entre os poucos dentes que lhes restam nas bocas.
Quero não ver cada vez mais pessoas a dormir nas ruas.
Quero que os Chupistas deste país se calem para sempre e parem de nos chupar até ao tutano.
Agora percebo por que não consigo verbalizar o que sinto. Estou tão indignada que não consigo pôr por palavras o escuro que me vai na alma. Não sei dizer o indizível.


Tagged: António Borges, corte salarial, governo, mendicidade, pobreza, revolta
Leia mais clicando aqui...

LARVA MIGRANS | Bicho geográfico

0 comentários

LARVA MIGRANS | Bicho geográfico: A larva migrans cutânea, conhecida popularmente por bicho geográfico, é uma infecção causada pelas larvas de parasitas que vivem nos intestinos de cães e gatos, como os helmintos Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum.





Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a larva migrans cutânea:

  • Transmissão da larva migrans cutânea.
  • Sintomas da larva migrans cutânea.
  • Tratamento da larva migrans cutânea.

Transmissão da larva migrans cutânea



O ciclo de vida dos parasitas que causam a larva migrans cutânea começa quando animais infectados por helmintos eliminam os ovos do parasita nas fezes. As fezes contaminadas quando em contato com um solo quente, úmido e arenoso se tornam um meio ótimo para a evolução dos ovos, que eclodem, liberando as larvas. No solo, as larvas recém-nascidas se alimentam de bactérias, e ao longo de 5 a 10 dias, passam por duas fases evolutivas até se tornarem aptas a infectar humanos ou outros animais. Larvas na 3º fase evolutiva (fase infecciosa) podem sobreviver no ambiente por até 4 semanas, se encontrarem condições favoráveis.



A contaminação do homem se dá quando há um contato da pele com o solo contaminado por larvas, habitualmente, quando andamos descalços sobre terreno arenoso. Praias, principalmente aquelas onde há fezes de cães e gatos na areia, são locais propícios para conterem larvas de helmintos. As regiões da areia onde há sombra, mas não há contato com a água do mar, são os melhores pontos para o desenvolvimento das larvas. Outro local comum de contaminação são as caixas de areia ao ar livre onde as crianças brincam. Gatos costumam procurar locais com terra ou areia para enterrar suas fezes, podendo facilmente contaminar estas áreas.



Cerca de 3/4 dos casos de contaminação com larvas de parasitas que provocam a larva migrans ocorrem nos membros inferiores, principalmente nos pés. Contaminações no tronco ou nos membros superiores ocorrem em menos de 10% dos casos. Nas crianças que brincam sentadas em caixas de areia ou na praia, os glúteos e as coxas são habitualmente acometidos.



As larvas na 3º fase evolutiva conseguem penetrar a camada mais superficial da pele humana, mas não conseguem atravessar as camadas subjacentes. Sem conseguir invadir mais profundamente, os vermes passam se movimentar ao acaso por baixo da pele, formando um pequeno túnel que dá origem a desenhos na pele, parecendo um mapa, daí o nome popular de bicho geográfico.

Sintomas da larva migrans cutânea



O momento da penetração das larvas pode passar despercebido, mas em alguns pacientes é possível notar a presença de uma pápula (um ponto com relevo de mais ou menos 1 cm de diâmetro) avermelhado e pruriginoso. Se o solo estiver intensamente contaminado por larvas, várias pápulas podem surgir na pele, indicando vários pontos de invasão.

Larva migrans cutânea - fotos

Dentro de dois a três dias depois da invasão, surgem os pequenos túneis causados pela migração do verme por baixo da pele. Cada invasão origina um túnel. Estas lesões são discretamente elevadas, serpiginosas, marrom-avermelhadas e provocam muita coceira. Os túneis avançam cerca de 2 a 5 cm por dia e podem formar desenhos caprichosos. Com o passar dos dias, a parte mais antiga do trajeto tende a desinflamar, deixando em seu lugar apenas uma faixa mais escurecida, que desaparecerá mais tarde.



A duração do processo é muito variável podendo curar-se espontaneamente ao fim de 2 semanas ou durar meses. A larva migrans quando desaparece espontaneamente, sem tratamento, pode reaparecer semanas ou meses depois. O sintoma que mais incomoda é a coceira, podendo, inclusive, impedir o paciente de dormir. Se o paciente cocar demais a área, pode causar feridas e facilitar a contaminação da pele por bactérias, levando a quadros de celulite ou erisipela (leia: ERISIPELA | CELULITE | Sintomas e tratamento).

Tratamento da larva migrans cutânea



O tratamento da larva migrans é feito com drogas antiparasitárias que tenham ação contra helmintos, como Tiabendazol, Albendazol ou Ivermectina.



A Ivermectina é usada na dose de 200 mcg/kg por dia, por um ou dois dias. Já o Albendazol é habitualmente prescrito na dose de 400 mg por dia por três dias. O Tiabendazol pode ser usado como pomada nos casos iniciais, leves ou com poucas lesões. O tratamento tópico dura de 5 a 7 dias, mas as lesões e a coceira costumam apresentar melhora já nas primeiras 48 horas de tratamento.
Leia mais clicando aqui...

O acesso a piorar a olhos vistos

0 comentários

O acesso a piorar a olhos vistos:
Assistentes sociais e especialistas de saúde mental avisam que há cada vez mais doentes a faltar às consultas e a abandonar a medicação. O fenómeno não está quantificado, mas é preocupante.link 
As dificuldades económicas estão a fazer com que muitos doentes não consigam suportar os custos das deslocações e faltem às consultas de saúde mental. Há também cada vez mais doentes a admitir que não tem dinheiro para a medicação prescrita. As assistentes sociais alertam para um aumento anormal e preocupante do número de queixas de doentes que se dizem impossibilitados de prosseguir com o tratamento e o coordenador do Plano Nacional para a Saúde Mental da Direcção-Geral de Saúde avisa que, privados de tratamento, estes doentes correm sérios riscos.
Temos cada vez mais informações sobre doentes que avisam que não vão comparecer às consultas por falta de dinheiro para o transporte", avisa Álvaro Carvalho, coordenador do Plano Nacional para a Saúde Mental da Direcção-Geral de Saúde. Fernanda Rodrigues, presidente da direcção nacional da Associação dos Profissionais de Serviço Social, confirma esta realidade, acrescenta que estes doentes estão também a abandonar a medicação pelos mesmos motivos e sublinha que, apesar de não existirem dados sobre o número de pessoas afectadas, o fenómeno "é preocupante".
"Estamos a registar uma falta de comparência às consultas que não é habitual. As assistentes sociais que trabalham na área da saúde mental referem que o principal motivo apresentado por estes doentes é o facto de não conseguirem pagar as deslocações e senhas de transporte. Por outro lado, o mesmo se passa na aquisição de medicamentos, com muitas pessoas a admitir que interromperam a terapêutica ou a comprar só parte da medicação prescrita, com escolhas que são ditadas por razões financeiras", alerta Fernanda Rodrigues. As consequências, refere, "já estão a sentir-se com o agravamento dos problemas de saúde destas pessoas". "Muitas vezes conseguir apenas que estas pessoas aceitem ser tratadas já não é fácil", lamenta.
...
JP 10.03.13
As condições de acesso dos portugueses aos cuidados de saúde estão a deteriorar-se rapidamente. Só o ministro da saúde não vê ou não quer ver.
clara gomes
Leia mais clicando aqui...

Os totalistas

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

sexta-feira, 8 de março de 2013

Só um salário mínimo de €511 em 2013 garantiria poder de compra de 2011

0 comentários

Só um salário mínimo de €511 em 2013 garantiria poder de compra de 2011: Na sequência do artigo anterior, “Salário mínimo nacional 2011 a 2013 – três anos consecutivos em queda“, faltou fazer a conta final que passa por saber de quanto deveria ser hoje o...




Clique no título para poder ler gratuitamente o artigo completo. Obrigado!
Não deixe de conhecer os "Melhores Depósitos a Prazo" um sítio especializado onde encontrará informação atualizada regularmente para cerca de 300 depósitos a prazo em oferta em Portugal.
Leia mais clicando aqui...

Totalmente de acordo

0 comentários

Totalmente de acordo:
 António Borges: “O ideal era que os salários descessem”.

Começamos pelo de António Borges. Testar e medir. Logo vemos como corre.
Leia mais clicando aqui...

Portugal a afundar

0 comentários

Portugal a afundar:

Euro area GDP, fourth quarter of 2012
Among Member States for which data are available for the fourth quarter of 2012, Latvia (+1.3%), Estonia (+0.9%) and Lithuania (+0.7%) recorded the highest growth compared with the previous quarter, and Portugal (-1.8%), Cyprus and Slovenia (both -1.0%) the largest decreases. link
Leia mais clicando aqui...

quinta-feira, 7 de março de 2013

Contrapoder de 06-3-2013 (SIC Notícias)

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

"Contra os canhões, marchar, marchar!"

0 comentários

"Contra os canhões, marchar, marchar!":



Imagem gentilmente enviada por Leocádio Fanhoso, especialista em assuntos derivados da questão, similares e afins.
Leia mais clicando aqui...

Caso BPN, medricas e bardamerdas - JN

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

terça-feira, 5 de março de 2013

Como Gaia combate o desemprego juvenil

0 comentários

Como Gaia combate o desemprego juvenil:



O
desemprego jovem não pára de aumentar em Portugal, mas de Vila Nova
de Gaia surge um exemplo de como a autarquia está a ajudar a
combater o flagelo. Por "serviços de assistência em matéria
de design", a Câmara de Gaia vai pagar 16.800 euros por um trabalho de 90 dias que consiste em criar uma campanha institucional.
Mais de 5500 euros por mês, portanto. A adjudicatária conseguiu
este contrato apesar de ter apenas 19 anos. Um verdadeiro talento
nacional do design.
Como
relata um leitor do Má Despesa, que nos apresentou o caso, “realizei
uma pesquisa intensiva no Google à procura de uma ligação entre o
nome Maria Catarina Pinto Ferreira Rocha e design. Nada de nada. A
única pessoa com esse nome é uma estudante de 2º ano da
licenciatura de Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da
Universidade do Porto”.




Leia mais clicando aqui...

Vídeo Viral expressa a Revolta dos Enfermeiros – Desvalorização Profissional

0 comentários

Vídeo Viral expressa a Revolta dos Enfermeiros – Desvalorização Profissional:

 “Para trabalho igual igual Remuneração” .


Deixamos este Vídeo Viral que tem corrido as redes sociais e que revela bem a injustiça e insatisfação da classe de Enfermagem . Mais uma vez governos de PS e PSD tem maltratado os Enfermeiros.Mesmo o CDS que enquanto esteve na oposição dizia uma coisa e agora no Governo ignora as suas promessas.
Não haver Enfermeiros de primeira e enfermeiros de segunda, apenas diferenciados em termos salariais, mas com o mesmo tempo de profissão e a mesma formação. Relembramos que  a altura o deputado Pedro Mota Soares disse-nos que tudo faria para que a carreira de Enfermagem fosse equitativa e justa. Hoje no Governo esqueceu-se desta promessa.
cds
Deputado Pedro Mota Soares – CDS/PP

PARTICIPEM a 15 março às 15h no Marquês de Pombal.

Manifestem-se 




Leia mais clicando aqui...

domingo, 3 de março de 2013

João Salgueiro – É assim tão difícil fechar-lhes a matraca?

0 comentários

João Salgueiro – É assim tão difícil fechar-lhes a matraca?:
João Salgueiro, referindo-se a desempregados e independentemente de terem ou não graus superiores de formação académica, desempregados que são já cerca de um milhão e na sua maioria sem acesso a qualquer apoio financeiro depois dos repetidos cortes nos subsídios de desemprego...  pergunta de forma insolente:
Não, digo eu! Difícil, difícil, aparentemente impossível... é fazer calar estes bandalhos multimilionários da estirpe deste João Salgueiro!!!

Leia mais clicando aqui...

Casados com comunhão de teses

0 comentários

Casados com comunhão de teses:
Professora e vereador apresentam teses semelhantes.
É o chamado plágio conjugal.

Tagged: plágio
Leia mais clicando aqui...

Franquelim Alves, o mal pago

0 comentários

Franquelim Alves, o mal pago:
8-empregos-8 e apenas 2709 euros por mês. Assim se escapa ao fisco em Portugal.

Tagged: Franquelim Alves
Leia mais clicando aqui...

sábado, 2 de março de 2013

Vamos soltar a Grândola

0 comentários

Vamos soltar a Grândola:
grandola

Vou ali demitir um governo e já volto.

Tagged: grandola vila morena
Leia mais clicando aqui...

sexta-feira, 1 de março de 2013

You can be a hero!

0 comentários

You can be a hero!:

Submitted by: glaci

Posted at: 2013-02-26 15:54:44

See full post and comment: http://9gag.com/gag/6677041

Leia mais clicando aqui...

A message to women everywhere..

0 comentários

A message to women everywhere..:

Submitted by: mutedisease

Posted at: 2013-02-28 05:42:14

See full post and comment: http://9gag.com/gag/6689725

Leia mais clicando aqui...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

E Tudo Isto por 485 Euros!

0 comentários

E Tudo Isto por 485 Euros!:
Funções de intérprete em negócios com outros países (nomeadamente o irão) e relações publicas. Disponibilidade para longas viagens internacionais (periódicas) em representação da empresa. Trabalho de secretariado (gestão de encomendas). Trabalho de desalfandegamento de bens importados. Tradução de documentos para outras línguas. Atualização de informação diretamente em base de dados e paginas web. Tarefas contabilísticas. Facilidade de trabalho em ambientes linux, redes de comunicação, base de dados e web. Outras funções e tarefas:- nativo persa/farsi. Fluente em inglês, português. Conhecimentos avançados de alemão, espanhol, italiano e mandarim;- fácil acesso ao irão. Com habitação em teerão; – disponibilidade para viajar internacionalmente periodicamente;- contatos comprovados com empresas de peles, especiarias, material electrónico e informático;- conhecimentos de programação de aplicações (java, c, c#, vb), conhecimentos de base de dados (oracle, mysql, h2, monetdb, mongo), conhecimentos de design web (html, css3, ajax, jquery, php, photoshop, ai, fw), conhecimentos de redes de comunicação (tcp/ip, udp, voip, ipv4, ipv6);- conhecimentos de normas iso9000, iso9001 e sua implementação dentro da organização;- conhecimentos de linux (bash);- conhecimentos avançados de contabilidade a nível internacional.”

Tagged: gozar nunca foi tão barato, net emprego
Leia mais clicando aqui...

Walk'in Clinics e a publicidade aos enfermeiros

0 comentários

Walk'in Clinics e a publicidade aos enfermeiros:


A Walk'in Clinics é um grupo de estabelecimentos de saúde que se podem encontrar em diversos espaços comerciais.

Oferece vários serviços de saúde, tem uma imagem fresca e arejada e promete solucionar alguns problemas de saúde na altura certa:

Quando você vai às compras.

Até aqui, uma maravilha, nada contra. Mas depois aparecem os anúncios publicitários. E aqui, a Walk'in Clinics perde tudo. Tanto trabalho a construir uma imagem de marca, um plano de negócios, uma estratégia de sucesso... Começam a falar dos enfermeiros (bem bonitos, por sinal) e, mesmo antes de começarem, já têm água no barco.

Não sei quem são os donos ou sócios desta clínica, mas depois da forma como vi os enfermeiros serem retratados na publicidade, já nem quero saber! É preferível, para evitar o sofrimento que seria causado se descobrisse que foram enfermeiros a promover este tipo de conceitos publicitários.

Vou explicar:

- Nota 20 para a imagem, o aspeto, o fardamento, aqui os enfermeiros têm todos uma aparência física acima da média! Também não podia ser de outra forma, quando falamos em publicidade.

- Mas depois... fica o vídeo para poderem compreender:


- Profissional de enfermagem? Raios... temos um novo nome? Então não é Enfermeiro ou Enfermeira? Querem dar um toque de profissionalismo hein? É que mais à frente falam de consulta médica... Não é a consulta com um profissional médico? hum...

- Depois, temos o tecnicismo à força toda... Enfermeiro aqui é técnico e PONTO. Senão vejamos: "Irá recebê-lo e tomar nota de todos os seus dados de modo a elaborar o seu registo de saúde eletrónico". Portanto, temos enfermeiros a fazer de secretários clínicos... Melhor para a clínica, que já cortaram num profissional. Mas QUANTO pagarão eles a mais a este enfermeiros, para fazer trabalho de secretariado?

- "...será também um enfermeiro a FAZER A RECOLHA dos seus sinais vitais e a introduzi-los no seu processo clínico. Estes são os procedimentos que antecedem a sua consulta médica." Ou seja, enfermeiros estão lá para carregar no botão do dynamap (passo a expressão) e registar os sinais vitais, CEGAMENTE, no processo clínico. O que é que se subentende? Enfermeiro é MACACO, que colhe dados, SEM QUALQUER JUIZO OU INTERPRETAÇÃO, para ficarem disponíveis para o médico se pronunciar sobre eles. A finalidade última da atuação do enfermeiro não são os resultados em saúde que pretende obter, mas sim a consulta médica.

- Até aqui, não há referência a consulta de enfermagem, não há referência a triagem, consulta prévia, avaliação de enfermagem, estabelecimento de plano de cuidados. NADA, ZERO. Enfermeiro só serve para fazer "a recolha de sinais vitais" e mais nada. Gosto muito.

- Depois, calma lá, enfermagem não é só carregar em botões e escrever em computadores! Calma. "poderá visitar a Walk'in Clinics apenas para que lhe sejam prestados cuidados de enfermagem". Oh! Querem ver que afinal me enganei?

Aplicação de ligadura ou penso. (onde está a avaliação de feridas? O juízo clínico que permitirá adequar as técnicas de acordo com cada situação?) - TÉCNICA
Administração de medicação ou de vacinas. - TÉCNICA
Aplicação de aerossóis ou suturas ("vou-lhe aplicar uma sutura" ?????) - TÉCNICA
Ou ainda qualquer terapêutica que necessite da intervenção de um enfermeiro. - ????

Não, não me enganei. Aparentemente vai lá para que lhe sejam executadas técnicas, desfasadas de qualquer pensamento crítico, e, já que não dizem, até poderei pensar que é o médico que lhes "manda" fazer aquilo tudo!!

- Esperem lá? "...o profissional de enfermagem poderá prestar-lhe informações relacionadas com a alimentação, com a higiene e com a correta utilização dos medicamentos". Prestar-lhe informação? E os ensinos? E a promoção da adesão terapêutica? E a avaliação e seguimento de todo este processo? Informações avulso? De borla? A caridadezinha? Tome lá uma informação?


O que à partida parecia um anúncio todo catita e cheio de potencialidades, afinal é um meio que veicula MENSAGENS e imagens  ERRÓNEAS, ENGANADORAS E EXTREMAMENTE LIMITADAS DA CAPACIDADE E ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS.

Aqui, Enfermeiros não resolvem problemas de saúde, não trazem ganhos para as pessoas ou atuam segundo uma metodologia científica. O dito anúncio sugere uma imagem de enfermeiros como secretários e mandantes de outros profissionais. LINDO.

Mas não fica por aqui, aliás, antes ficasse. Temos ainda o vídeo da vacinação, da mesma companhia:


"... o processo de vacinação é RÁPIDO a aplicado por um profissional de enfermagem devidamente TREINADO para este SERVIÇO."

Lá estamos nós... a ignorar que não deve ser rápido, que implica a vigilância da pessoa durante um período APÓS a vacinação, de forma a IDENTIFICAR E INTERVIR em caso de COMPLICAÇÕES. O que, já agora, implica conhecimento e juízo clinico próprio.

O "macaco" está TREINADO para prestar este SERVIÇO, isto é, nada mais do que chegar à padaria e alguém lhe dar pão. É assim, SIMPLES, QUALQUER UM O PODIA FAZER. E o que interessa é chegar lá, administrar a vacina e pode ir embora... Pois... só que as próprias imagens denotam um erro crasso na administração da vacina, no que à protecção do enfermeiro diz respeito.

Não gostei, tenho pena que assim seja, e espero que a companhia mude os vídeos e os adeque à realidade...  

Melhor, espero que, antes de mudar o vídeos, mude o que espera da atuação dos enfermeiros, potenciando o seu desempenho... Só assim poderão melhorar a saúde daqueles que recorrem aos seus serviços...

Leia mais clicando aqui...

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Cancel Gravity with Nano-Grip sticky pad they say?

0 comentários

Cancel Gravity with Nano-Grip sticky pad they say?:

Submitted by: tabaal

Posted at: 2013-02-16 09:49:41

See full post and comment: http://9gag.com/gag/6596539

Leia mais clicando aqui...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

SÍNDROME DE SJÖGREN

0 comentários

SÍNDROME DE SJÖGREN: A síndrome de Sjögren é uma doença de origem autoimune, que ataca glândulas e órgãos do nosso corpo. A síndrome de Sjögren acomete preferencialmente mulheres; a cada 10 pacientes com esta doença, 9 são do sexo feminino.



Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a síndrome de Sjögren:

  • O que é a síndrome de Sjögren.
  • Causas e fatores de risco para a síndrome de Sjögren.
  • Sintomas da síndrome de Sjögren. 
  • Diagnóstico da síndrome de Sjögren.
  • Tratamento da síndrome de Sjögren.

O que é a síndrome de Sjögren



A síndrome de Sjögren é uma doença de origem autoimune, ou seja, é uma doença na qual o sistema imunológico equivocadamente passa a atacar células e tecidos do nosso próprio corpo, como se estes fossem agentes invasores perigosos para a nossa saúde. O sistema imune produz autoanticorpos e estimula células de defesas, como os linfócitos, a atacar e destruir partes do nosso próprio organismo (leia: DOENÇA AUTOIMUNE).



No caso específico da síndrome de Sjögren, os alvos principais são as glândulas lacrimais e salivares, provocando sintomas como olhos e boca seca. Todavia, a doença pode não se restringir a essas glândulas, sendo possível também o acometimento de outros órgãos, como articulações, rins, pulmão, nervos, pele, fígado, pâncreas, etc.

Causas e fatores de risco para a síndrome de Sjögren



Assim como em quase todas as doenças de origem autoimune, não sabemos exatamente por que o sistema imunológico destes pacientes subitamente passa a agir de forma equivocada, atacando tecidos e órgãos do próprio organismo.



Sabemos, entretanto, que há um forte componente genético na sua gênese, pois os pacientes com síndrome de Sjögren apresentam alguns genes em comum. Porém, para que a síndrome de Sjögren apareça, não basta a herança genética, alguns outros fatores ambientais ainda não esclarecidos, como infecções por certos vírus ou bactérias, parecem ser necessários para que o sistema imunológico dos pacientes geneticamente susceptíveis passe a agir de forma perigosa.



Cerca de metade dos pacientes com síndrome de Sjögren apresenta também outra doença autoimune associada, como lúpus (leia: SINTOMAS DO LÚPUS), artrite reumatoide (leia: ARTRITE REUMATOIDE | Sintomas e tratamento), esclerodermia ou tireoidite de Hashimoto (leia: HIPOTIREOIDISMO | Tireoidite de Hashimoto). Portanto, ter uma doença autoimune é um fator de risco para ter síndrome de Sjögren, assim como ter síndrome de Sjögren é um fator de risco para ter outras doenças autoimunes.



Classificamos como síndrome de Sjögren primária os casos no qual não há outra doença autoimune associada. Já os pacientes que possuem síndrome de Sjögren além de outra doença autoimune, como lúpus ou artrite reumatoide, são considerados como portadores de síndrome de Sjögren secundária.



Outros fatores de risco importantes para a síndrome de Sjögren são o sexo feminino, já que mais de 90% dos casos ocorrem em mulheres, e a idade, pois, apesar da doença poder surgir em qualquer faixa etária, ela é mais comum em pessoas acima dos 40 anos.

Sintomas da síndrome de Sjögren



A xeroftalmia (olhos secos) e a xerostomia (boca seca) são os sintomas mais típicos da síndrome de Sjögren. Porém, a doença costuma ser insidiosa, com progressão lenta e com sintomas inespecíficos, comuns a várias outras doenças reumatológicas, principalmente nos primeiros anos, fazendo com que o diagnóstico correto, muitas vezes, só seja feito após anos de investigação.



síndrome de Sjögren - olho seco
A inflamação das glândulas lacrimais reduz a produção de lágrima e interfere na lubrificação dos olhos, levando a sintomas, como olhos vermelhos, olhos ressecados, ardência ou sensação de corpo estranho, coceira ou visão borrada. A falta de lubrificação dos olhos aumenta o risco de infecção ocular e lesões da córnea (leia: OLHO SECO E FALTA DE LÁGRIMAS).



A inflamação das glândulas salivares provoca redução da produção de saliva, levando à boca seca, garganta seca, dificuldades para engolir, alterações no paladar, rouquidão, aumento da incidência de cáries, e lesões nos dentes, gengivas, língua e lábios. Nas crianças, a inflamação e inchaço da glândula parótida é muito comum, podendo o quadro ser confundido com caxumba (leia: CAXUMBA | Sintomas e complicações).



Além das glândulas lacrimais e salivares, outras áreas do corpo podem também ser atacadas. Exemplos são as vias áreas, onde é possível haver tosse seca (leia: TOSSE | Causas e tratamento), sinusite (leia: SINUSITE | Sintomas e tratamento) e rinite (leia: RINITE ALÉRGICA | Sintomas e tratamento), além do aumento da incidência de infecções pulmonares. A inflamação das glândulas vaginais, responsáveis pela lubrificação da vagina também é comum, levando à secura vaginal, dor durante o ato sexual e aumento da frequência de infecções ginecológicas, principalmente candidíase (leia: CANDIDÍASE | Sintomas e tratamento). Cansaço e alterações menstruais também são relativamente comuns.



Sintomas menos comuns da síndrome de Sjögren incluem atrite, fenômeno de Raynaud, aumento de linfonodos, lesões dos rins, lesões dos nervos e músculos. Uma complicação rara é a inflamação dos vasos sanguíneos, chamada vasculite, que pode danificar os tecidos do corpo que são nutridos por estes vasos inflamados (leia: VASCULITE | Causas e sintomas).



Cerca de 5% dos pacientes com síndrome de Sjögren desenvolvem linfoma não-Hodgkin (leia: LINFOMA HODGKIN e LINFOMA NÃO-HODGKIN). Esta complicação surge, geralmente, 7 a 10 anos após o diagnóstico da síndrome de Sjögren.

Diagnóstico da síndrome de Sjögren



A síndrome de Sjögren é muitas vezes uma doença difícil de diagnosticar, pois os sinais e sintomas variam de pessoa para pessoa e podem, inicialmente, ser semelhantes aos causados ​​por outras doenças, como artrite reumatoide, lúpus, sarcoidose, amiloidose, fibromialgia (leia: O QUE É FIBROMIALGIA?), etc. Além disso, os clássicos sintomas de olhos e boca seca ocorrem em várias outras doenças, podendo também ser um efeitos colateral de uma série de medicamentos. Não é incomum, portanto, o paciente só receber o diagnóstico correto da síndrome de Sjögren vários anos após o aparecimento dos primeiros sintomas.



O especialista mais indicado para conduzir a investigação de quadros sugestivos de Sjögren é o reumatologista. Não existe um exame único que consiga definir com certeza o diagnóstico. Este normalmente é feito através da avaliação conjunta dos sinais e sintomas com exames laboratoriais.



A pesquisa de autoanticorpos, como o FAN (ANA) (leia: EXAME FAN (FATOR ANTINUCLEAR)), o fator reumatoide, anti-SSA/Ro e anti-SSB/La podem auxiliar no diagnóstico. Porém, estes autoanticorpos possuem elevada taxa de falso positivo e falso negativo, não sendo suficientes para o diagnóstico sem outros dados clínicos e laboratoriais.



A biópsia de glândula salivar pode ser recomendada para auxiliar no diagnóstico. O procedimento é feito através da remoção de um pequeno pedaço de tecido a partir da porção interna do lábio inferior. Uma glândula cheia de linfócitos sugere que a mesma está sendo atacada pelo sistema imune, o que fala fortemente a favor da síndrome de Sjögren.



Exames oftalmológicos para determinar se a produção de lágrimas está normal também são úteis:



- Teste de Schirmer: neste teste, um pequeno e fino pedaço de papel filtro é inserido suavemente entre a pálpebra e o canto interno do olho. O papel é removido depois de vários minutos, e a umidade no mesmo é medida. A diminuição da quantidade de umidade é característica da síndrome de Sjögren, embora a produção de lágrima reduzida possa também ocorrer com outras condições.



- Teste de Rosa Bengala: este teste detecta lesões nos olhos, principalmente na conjuntiva e na córnea, causadas pela secura crônica do mesmo. É um exame dos olhos feito após pingar um colírio com um corante específico, chamado rosa bengala. Com uma luz especial, o oftalmologista consegue detectar lesões nos olhos.

Tratamento da síndrome de Sjögren



Atualmente, não há cura para a síndrome de Sjögren. No entanto, os tratamentos podem melhorar os sintomas e prevenir as várias complicações da doença.



O tratamento visa reduzir os sintomas mais incômodos. Os olhos secos são tratados com lágrimas artificiais aplicadas regularmente durante o dia ou com gel aplicado à noite. Colírios que reduzem a inflamação nas glândulas lacrimais, tais como a ciclosporina (Restasis®), podem ser utilizados para aumentar a produção de lágrima.



Para aumentar a salivação, o uso de balas ou goma de mascar sem açúcar são úteis. Beber ou apenas molhar a boca com goles de água durante o dia também é importante para mantê-la bem hidratada. Alguns pacientes se beneficiam do uso de medicamentos que estimulam o fluxo de saliva, como a pilocarpina (Salagen®) ou cevimuline (Evoxac®).



Como as cáries são muito comuns, deve-se escovar os dentes após qualquer refeição. Já existem no mercado pastas de dente voltadas para pacientes com boca seca. Uma visita ao dentista deve ser feita 2 vezes por ano.



A hidroxicloroquina é um medicamento muito usado no lúpus e na artrite reumatoide, podendo ser útil em alguns pacientes com síndrome de Sjögren e dor articular, muscular e/ou lesões dermatológicas. Nos pacientes com doença sistêmica, acometendo vários órgãos, o uso de drogas imunossupressoras, como corticoides (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | efeitos colaterais), azatioprina, metotrexato, rituximab e ciclofosfamida pode ser necessário.
Leia mais clicando aqui...

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também