Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Esperança para terapia celular: cadáveres podem prover células-tronco

0 comentários

Esperança para terapia celular: cadáveres podem prover células-tronco:

Estudar as células-tronco, que têm o potencial de curar inúmeras condições de saúde, sempre foi polêmico porque elas existem somente em embriões ou são induzidas de adultos vivos. Agora, pesquisadores descobriram que células permanecem vivas em cadáveres dias após sua morte e podem ser reprogramadas em células-tronco Continua...
Leia mais clicando aqui...

Ninguém escapa!

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

A nova carreira de Enfermagem by Cogitare em Saúde

0 comentários

A nova carreira de Enfermagem by Cogitare em Saúde:
Foram apenas meses de negociações.Ministério da Saúde e das Finanças e sindicatos médicos chegaram finalmente a acordo no passado domingo, com cedências de ambas as partes.
Mas, no fim, todos concordaram que será um bom acordo para os profissionais e para os doentes.
Tendo  por base este acordo recente, o Cogitare em Saúde levanta algumas questões fazendo sempre o paralelo com o que foi aprovado da carreira médica.
O Cogitare em Saúde propõem  a nova Carreira de Enfermagem
ver imagem em baixo 
Leia mais clicando aqui...

Orçamento de Estado - Saúde 2013

0 comentários

Orçamento de Estado - Saúde 2013:
(Clicar para ampliar e ler)
.
Isto é inqualificável! Um país onde na rubrica das políticas de recursos humanos não constam os termos "Enfermagem" ou "Enfermeiros" - onde a única valorização é da carreira médica - é um país ingovernável, discriminador e insustentável, sem projectos ou estratégia consistente. É um país que modela um sistema de saúde sem futuro.
Ler aqui o Orçamento de Estado para 2013.
Leia mais clicando aqui...

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O DESGOVERNO DO DR. PASSOS COELHO E DO "DR." RELVAS

0 comentários

O DESGOVERNO DO DR. PASSOS COELHO E DO "DR." RELVAS:

O Procurador Geral da República já saiu, mas não o fez sem ilibar Miguel Relvas no processo da Lusófona. Corre um processo no Ministério da Educacao e Ciencia, mas esse depende, em ultima instancia, do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Ninguém percebia como e que o "doutor" Relvas continua no governo, mas os artigos que o "Público" tem publicado, da autoria do jornalista José António Cerejo, talvez nos ajudem a perceber porquê: Pedro Passos Coelho e Miguel Relvas são cúmplices um do outro em negócios muito estranhos onde entraram dinheiros do Estado. Com este passado, alguém deposita confiança em qualquer um deles - e ainda menos nos dois - para conduzir os negócios do Estado com o nosso dinheiro?
Leia mais clicando aqui...

domingo, 14 de outubro de 2012

Projecto Red Bull Stratos, a pura da loucura

0 comentários

Projecto Red Bull Stratos, a pura da loucura:
Felix Baumgartner e a sua equipa conseguiram alcançar três dos quatro records mundials a que se propunham: o primeiro homem a ultrapassar a barreira do som em queda livre, o salto mais alto de sempre, mais tempo em queda livre e o balão mais alto de sempre.
redbull_stratos_felix_jump

O dia foi longo para a equipa de Felix Baumgartne. A equipa começou os preparativos às 3 da manhã, houve um pequeno percalço que atrasou o lançamento mas 10 horas depois a missão tinha sido dado como concluída. Apesar dos quatro records não terem sido batidos, a missão foi considerada um sucesso. Felix Baumgartner abriu o paraquedas mais cedo do que era planeado (abriu aos 6600 pés em vez de abrir apenas aos 5000 pés) e portanto Joe Kittinger ainda mantém o seu record, batido em 1961.
Eu acho que as pessoas naquela altura ainda eram mais malucas do que agora! :P Joe Kittinger saltou de uma altura menor mas esteve mais tempo no ar.
Aqui fica um vídeo (com legendas em Português) do salto concretizado por Joe. Reparem na diferença dos materiais da altura para os materiais de agora! :P
A Red Bull foi o maior patrocinador do projecto Stratos e para além do equipamento e dinheiro, também elaborou um site muito porreiro, para que o resto do planeta pudesse observar a missão em direto. Houve algumas falhas no streaming online mas muito aceitáveis.
Os novos records do mundo são agora:
  1. Salto mais alto: 127776 pés
  2. Maior altitude alcançada por um balão tripulado: 127776 pés
  3. Maior velocidade em queda livre: 1136,2 Km/h
Mas para já aqui fica a continuação da conferência de imprensa que a equipa do projecto Red Bull Stratos vai dar e o testemunho de Felix Baumgartne.
Leia mais clicando aqui...

Relvas e Passos agiram juntos para angariar contratos: os documentos

0 comentários

Relvas e Passos agiram juntos para angariar contratos: os documentos: Pelo menos, três documentos de arquivo contam as diligências em simultâneo de Miguel Relvas e de Passos Coelho junto da Ordem dos Arquitectos para conseguirem contratos para a Tecnoforma, no âmbito do programa Foral.
Leia mais clicando aqui...

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Golfe Para Lamentar

0 comentários

Golfe Para Lamentar:

Estado paga torneio de golfe a deputados e não só. Associação dos ex-deputados e grupo desportivo receberam 286 mil euros do Orçamento da Assembleia da República nos últimos cinco anos
Saiu do orçamento da Assembleia da República dinheiro para financiar, este ano, um torneio de golfe para deputados, na Quinta da Marinha, entre 11 e 13 de Julho.
Segundo o jornal a Associação dos ex-deputados do Parlamento (AEDAR) e o Grupo Desportivo receberam à volta de 286 mil euros do orçamento da Assembleia da República nos últimos cinco anos. Só em 2012, a primeira encaixou 42,5 mil euros vindos do Estado e a segunda outros 15,2 mil euros.
Um montante que se destina também a custear o gabinete que a associação possui na assembleia, com uma funcionária a tempo inteiro e um técnico de contas, para além de apoiar antigos deputados com reformas baixas.

Contrariamente a muitos que defendem a diminuição do número de deputados eu prefiro que se lhes reduzam as mordomias. Olhe-se para o exemplo da Suécia em que os deputados vindos de fora da capital vivem em pequenos apartamentos com cozinha e sala de lavagem comuns onde cada um faz a sua comida e lava a sua roupa. Não Têm empregada, assim como o Primeiro Ministro, nem assessores ou secretárias. Afinal o deputado devia ser visto como alguém que ser o país e não como alguém que se serve dele. Temos de procurar uma nova forma de democracia mais verdadeira e participativa e modificar tanto na forma como são escolhidos como na forma como representam e são avaliados pelos seus eleitores. Aquilo que temos é uma vergonha que faz da democracia que temos uma palhaçada.

Leia mais clicando aqui...

Mais uma Reunião do Conselho de Ministros

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

A 'Crash? média

0 comentários

Leia mais clicando aqui...

A solidariedade da ESEP!

0 comentários

A solidariedade da ESEP!:

As Escolas de Enfermagem andam "aborrecidas" com a Ordem dos Enfermeiros no que concerne à atribuição de títulos de Enfermeiro Especialista. Apenas porque a Ordem decidiu exercer, meticulosamente, de forma escrupulosa a suas atribuições.
.
Durante anos, abriram cursos, especializações e tudo mais, ao sabor duma intolerável maré anárquica - sem quaisquer critérios de necessidade, adequação e razoabilidade, ou sem qualquer estratégia formativa. Cingiram-se tão só ao argumento do tacho. Para alimentar um corpo docente faminto, era um "toc'abrir" de cursos e cursinhos, para que se vendessem a Enfermeiros, em troca de uns euros, para manter o nome na porta de um gabinete. Não interessava o respeito pelo quadro legal vigente, nem por regra definida alguma. Mudavam as regras do jogo quando lhes apetecia, enquanto continuavam a extorquir dinheiro, a alunos que nelas confiavam
.
A Escola Superior de Enfermagem do Porto (dirigida pelo Prof. Paulo Parente, que é contra tudo o que posso "ameaçar" o seu "tacho"), emitiu um comunicado indignado (põe tudo em causa, menos os seus próprios erros) porque a Ordem recusou a atribuição de títulos de Especialista a alunos da instituição. Em reposta, a Ordem dos Enfermeiros emitiu um comunicado, perfeitamente sustentado, esclarecendo os (já cristalinos) motivos da decisão: 
.
(Clicar para ampliar e ler)
.
Desprovida de argumento válidos, a ESEP, no tal comunicado assinado pelo Prof. Parente, é peremptória: "como principais visados, caberá, em primeira instância, a estes enfermeiros, e não à Escola, responder em sede de audiência de interessados (...) Aqueles que o desejem fazer poderão contar, desde já, não só com a solidariedade, mas, também, como o apoio da ESEP [que não cumpriu os requisitos legais]".
.
Ou seja, o guito das propinas já está do lado da ESEP (já pagou o vencimento ao Prof. Parente), agora cada um que se desenrasque como quiser e boa sorte. Solidariamente lindo!

Leia mais clicando aqui...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Racionar a vida

0 comentários

Racionar a vida:

No parecer solicitado pelo Ministério da Saúde o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida defende que o racionamento de tratamentos é legítimo e deve ser feito depois de ouvidos os médicos, os gestores e os doentes.
Em entrevista à Antena 1, Miguel Oliveira da Silva, presidente deste órgão consultivo, afirma que "não só é legítimo como, mais do que isso, desejável". "Vivemos numa sociedade em que, independentemente das restrições orçamentais, não é possível, em termos de cuidados de saúde, todos terem acesso a tudo", diz.
"Será que mais dois meses de vida, independentemente dessa qualidade de vida, justifica uma terapêutica de 50 mil, 100 mil ou 200 mil euros? Tudo isso tem de ser muito transparente e muito claro, envolvendo todos os interessados", sustenta.

Já há algum tempo num debate a Manuela Ferreira Leite e o empregado do grande merceeiro, o António Barreto tinham questionado se valeria a pena pagar os tratamentos mais caros a que quem tivesse mais de 70 anos. Esta gente só pensa em números e colocam-nos acima das pessoas. Agora é um Conselho que se diz da ética da vida que quer racionar os tratamentos dizendo que não podem ser para todos. Sorteia-se ou escolhe-se pela cor do cartão do Partido? Já agora, para as finanças mais vale dar logo uma injecção atrás da orelha a quem atinja a idade da reforma que passam a ser gente que só dá despesa.
Mas, por mais indignados que possamos ficar com esta corja toda até pode ter uma vantagem é que um dia não teremos tantos escrúpulos na forma de os corrermos a pontapé.
Leia mais clicando aqui...

Se o ridículo pagasse imposto este ia à falência

0 comentários

Se o ridículo pagasse imposto este ia à falência:

Miguel Relvas avisou para a falta de confiança dos cidadãos nos políticos Europeus. Olha quem vem falar de confiança nos políticos. Um cadáver politico que já faz parte da história das anedotas do país, merecido porque ser a única coisa conseguida sem ser por equivalências. Haverá ainda alguém neste país que não se ria ou vomite quando o ouve falar? Pessoalmente a mim dá-me náuseas mas acabo sempre por me rir com mais uma anedota.
Leia mais clicando aqui...

Pânico no 5 de Outubro

0 comentários

Pânico no 5 de Outubro:

5 de outubro: a República proclamada... à porta fechada. Sem primeiro-ministro, longe do povo e pela última vez antes do fim do feriado, esta será uma data comemorada quase às escondidas. 112 anos depois chegámos ao dia em que pela primeira vez o chefe de Governo não vai estar nas comemorações e as cerimónias oficiais (com direito a discurso do Presidente da República) não decorrerão no Largo do Município, mas num outro espaço logo ali ao lado, o Pátio da Galé.

Desde que Cavaco Silva chegou à Presidência, em 2006, os jardins do Palácio de Belém estavam abertos ao público no dia da República, e próprio chefe de Estado costumava aparecer e contactar com os visitantes mas este ano os jardins de Belém não abrirão ao público por «razões de contenção de custos», disse à Lusa fonte oficial da Presidência da República.
Bem podem falar de contenção de custos que é evidente que é medo que os faz esconderem-se por detrás de portas. Quando se chega a um momento em que os governante têm medo do seu povo isso quer dizer que a democracia já não existe. Quando só saem à rua com reforços policiais, entram pelas portas das traseiras para evitar contactos com os cidadãos e levam para dentro de portas e transformam em privadas celebrações que sempre foram públicas é porque o medo já se transformou em terror e vivem num constante pânico. Esse é um momento em que já só representam os seus donos e a democracia está morta. Também é este o momento em que temos nós que reconstruir uma nova democracia, mais participativa e mais verdadeira. Uma democracia que vai exigir o empenho e a participação de todos mas que vale a pena pois assim poderemos construir um futuro para todos alternativo a este a que nos querem condenar de precariedade, desemprego, fome e miséria. Está na hora de a exigirmos e a construirmos.


Leia mais clicando aqui...

Mais uma poupança do governo...para os amigos

0 comentários

Mais uma poupança do governo...para os amigos:

«O Governo decidiu extinguir a Fundação das Salinas do Samouco, instituição que o Estado se comprometeu a criar junto de Bruxelas como contrapartida do financiamento comunitário para a construção da Ponte Vasco da Gama.  
A fundação tinha por objectivo preservar as salinas que se encontram na Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo. Entre as entidades presentes na génese da fundação, está a Lusoponte, presidida por Ferreira do Amaral, que, como concessionária da ponte, assumiu o compromisso de contribui r com 300 mil euros anuais, até 2030, para o funcionamento da fundação. Com a extinção decretada, o Estado liberta a Lusoponte de qualquer compromisso e transfere todas as responsabilidades para o Instituto Nacional de Conservação da Natureza.
» [CM]

Mais uma enorme poupança. Não para o Estado mas para a Lusoponte. Vivemos tempos loucos em que uma vezes por incompetência, noutras por desespero e noutras por compadrio este governo vai destruindo o país e quem nele vive. Esta noticia prova-o e mostra que temos de mudar e quanto mais depressa melhor. Tem de ser antes que destruam o pouco que ainda nos resta e já não é muito.

Leia mais clicando aqui...

Assembleia da República Paga Torneio de Golfe a Deputados

0 comentários

Assembleia da República Paga Torneio de Golfe a Deputados:
A associação dos ex-deputados do parlamento português e o grupo desportivo receberam mais de 286 mil euros nos últimos 5 anos! A informação é avançada pelo jornal “i”. Só este ano, a associação de ex-deputados recebeu 42,5 mil euros e o grupo desportivo 15,2 mil euros. De acordo com o parlamento, estas comparticipações são aprovadas [...]

Clica aqui para ver o artigo completo: Assembleia da República Paga Torneio de Golfe a Deputados

Leia mais clicando aqui...

Junta gasta dinheiro em vacinas da Gripe para proveito das Farmácias ??

0 comentários

Junta gasta dinheiro em vacinas da Gripe para proveito das Farmácias ??:
Ao lermos o anúncio que se segue onde a Junta de Matosinhos  escreve  relativamente à vacinação da gripe sazonal: ”O Governo falha e a Solidariedade resolve”, ficamos curiosos …
Ainda mais alarmados  ficamos ao lermos  que esta  Junta está preocupada  com as Fármacias e com os seus stocks excessivos ????
Ora,  este ano o Governo e o Ministério da Saúde, até reforçaram a campanha da vacinação da gripe e esta passou a ser distribuída de forma gratuita, nos Centros de Saúde   a todos os utentes com mais de 65 anos de idade (se calhar o problema foi aqui para algumas fármacias) , logo não entendo onde é que o Governo falhou .. tal como o post no site desta junta refere !
Pior levanto algumas preocupações: 
  • Quem administra estavas vacinas da Gripe – Os farmacêuticos ?
  • No caso de uma Paragem Cardio-Respiratória existe o material que a DGS refere ser necessário ?
  • Qual o circuito de lixos, para o lixo doméstico ?
  • Quanto custará esta campanha de vacinação da junta ?
  • O registos destas vacinas serão efectuados no programa informático SINUS nos centros de saúde ?
Em suma apesar  das 1,1 milhões de vacinas que estão  disponíveis nos centros de saúde, sem ser necessária receita, e são gratuitas para todas as pessoas com idade superior a 65 anos, ao contrário do que acontecia no ano passado, esta junta acredita que ainda é necessário ir mais longe !
Quantas mais juntas deste Portugal seguirão este exemplo Eleitoral ?
Para mais informações sobre a campanha de vacinação poderão ainda consultar o Site da DGS e a Orientação nº 013/2012 de 21/09/2012 – Atualização 24/09/2012
Leia mais clicando aqui...

CERÚMEN | Cera do ouvido

0 comentários

CERÚMEN | Cera do ouvido:
O cerume ou cerúmen, vulgarmente conhecido como a cera do ouvido, é uma substância produzida pelas glândulas dos ouvidos, que tem como função proteger a pele do canal auditivo externo de danos provocados pela água, traumas, corpos estranhos, infecções, etc.



O acúmulo de cerume é geralmente assintomático, mas pode, ocasionalmente, causar sintomas incômodos, como a perda de audição, coceira, desconforto ou sensação de ouvido entupido de cera.



Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a cera de ouvido:

  • O que é o cerúmen.
  • Sintomas do ouvido entupido de cera.
  • O que causa impactação de cera no ouvido.
  • Como remover cera do ouvido.
O que é o cerúmen



O cerúmen é uma substância produzida no canal auditivo, que é a parte mais externa do sistema auditivo, localizada entre a membrana timpânica e o orifício da orelha (ver imagem abaixo).



Cera de ouvido
O ragião mais próxima do exterior do ouvido possui glândulas ceruminosas e glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo e gordura. A cera do ouvido é o resultado da mistura deste sebo com sujeiras, pele descamada, bactérias, água e restos de pelos que existem no ouvido. A cera é produzida exclusivamente no terço mais externo do ouvido, podendo ser encontrada mais profundamente, perto do tímpano, somente se tiver sido empurrada por cotonetes, grampos, tampa de caneta ou qualquer outro corpo estranho introduzido no ouvido.



O cerúmen é importante para a saúde do ouvido, pois ele serve de proteção contra traumas, ressecamento e bactérias. A cera possui diversas propriedades protetoras, como impermeabilidade à água, presença de anticorpos e um pH ácido (que combatem germes presentes no ouvido), consistência pegajosa, que ajuda a grudar corpos estranhos minúsculos, além de servir como lubrificante do canal auditivo, o que diminui o risco de ressecamento e lesões.



O ouvido externo é "autolimpante". As suas células vão se renovando sempre de dentro para fora, o que faz com que o cerúmen seja naturalmente e continuamente empurrado para fora do ouvido. As pessoas tendem a achar que a existência de pedacinhos de cera do lado de fora do ouvido seja um sinal de excesso de cerúmen ou de ouvido entupido por cera. Na verdade, isto é apenas o ouvido trabalhando adequadamente para eliminar porções de cera antiga.



Sintomas do ouvido entupido de cera



Como já explicado, a cera não é uma doença ou problema de saúde, por isso, a sua simples existência não causa nenhum sintoma.



O problema da cera do ouvido surge quando a mesma fica impactada e causa obstrução do canal auditivo. Neste caso os seguintes sintomas podem estar presentes:

Por que a cera fica impactada no ouvido?



Uma das causas mais comuns de entupimento do canal auditivo por cera é o uso de cotonetes ou outros objetos com intuito de limpar o ouvido. O cotonete é muito grande e acaba que empurra a cera muito mais do que consegue remover. O seu uso frequente pode criar um grande rolha  no fundo do canal auditivo, fazendo com que o processo de natural de limpeza do ouvido seja incapaz de empurrar todo o cerúmen impactado.



O processo normal de envelhecimento também pode ser um fator de risco. Pessoas mais velhas produzem um cerúmen mais duro e menos lubrificado, que, junto com alterações e agressões à pele que recobre o ouvido, provocam uma redução na capacidade de expulsar a cera.



Pessoas com alterações na anatomia do ouvido, seja de nascença, por infecções frequentes de ouvido ou causada por traumas, podem ter um canal auditivo mais apertado, o que favorece a impactação do cerúmen.



Em alguns casos, porém, não conseguimos encontrar nenhum motivo claro para a ocorrência do entupimento do ouvido por cera. Algumas pessoas simplesmente produzem mais cerúmen do que o ouvido é capaz de eliminar, estando sob risco permanente de criar rolhas de cerúmen.



Como remover cera do ouvido



O cerúmen deve ser removido sempre que o paciente tiver algum dos sintomas descritos anteriormente. Existem basicamente três modos para se remover o excesso de cera dos ouvidos: ceruminolíticos, irrigação ou remoção mecânica pelo otorrinolaringologista.



Os ceruminolíticos são são substâncias que podem ser pingadas nos ouvidos com o objetivo de amolecer o cerúmen, facilitando sua expulsão natural. Um dos ceruminolíticos mais conhecidos é o Cerumin®. Gotas de óleo mineral também podem ser usadas. O uso de ceruminolíticos, apesar de serem simples e vendidos sem necessidade de receita médica nas farmácias, não deve ser feito sem orientação de um otorrinolaringologista. Pessoas com lesões do tímpano, dor ou sinais de infecção do ouvido não devem pingar nada sem orientação médica. Há também o risco dos ceruminolíticos ficarem presos atrás da rolha de cera, provocando irritação da membrana timpânica.



A irrigação é outra opção válida para remoção do cerúmen. O procedimento é geralmente feito com um jato de soro morno no ouvido com uma seringa grande de 200ml. O uso prévio de ceruminolíticos ajuda a amolecer a cera e aumenta a eficácia do procedimento. A irrigação também não deve ser feita em pacientes com dor, perfuração do tímpano ou sinais de infecção do ouvido. Apesar de ser um procedimento simples, o mais seguro é evitar o seu uso em casa, sem assistência de um profissional treinado, pois há riscos de perfuração do tímpano e infecção do ouvido se a irrigação for feita de forma errada.



A remoção mecânica do cerúmen é o método mais rápido e eficaz, mas só pode ser feito por um otorrinolaringologista. O médico, com instrumentos especiais, consegue visualizar diretamente o interior do ouvido, podendo remover facilmente o excesso de cera impactada.
Leia mais clicando aqui...

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também