Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ESPORÃO DE CALCÂNEO | Dor no calcanhar

0 comentários

ESPORÃO DE CALCÂNEO | Dor no calcanhar:
O esporão de calcâneo, ou esporão de calcanhar, é um problema ortopédico que surge devido ao crescimento anormal de uma parte do osso do calcanhar, formando uma protuberância, que pode provocar intensa dor na sola do pé.



Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o esporão do calcanhar:

  • O que é o esporão de calcanhar.
  • Causas do esporão de calcâneo.
  • Sintomas do esporão de calcanhar.
  • Tratamento do esporão de calcâneo.
O que é o esporão de calcâneo?



Esporão de calcâneoCalcâneo é nome dado ao osso do calcanhar. O esporão do calcâneo é uma protuberância óssea, que surge habitualmente na base do osso calcâneo, na sola do pé (veja ilustração ao lado). Outro local onde o esporão pode surgir é na região posterior do calcâneo, próximo à inserção do tendão de Aquiles.



O esporão costuma se desenvolver devido a microtraumas e inflamação crônica da parte inferior do calcanhar, afetando não só osso calcâneo, mas também os tendões e a fáscia plantar (ligamento localizado na planta dos pés, cuja uma das extremidades fica aderida ao osso calcâneo). Os múltiplos microtraumas e a inflamação crônica ao longo de vários meses favorecem a calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, o que leva à formação dos esporões.



Causas de esporão do calcanhar



Qualquer situação que cause estresse crônico à região do calcanhar pode provocar o desenvolvimento de um esporão. Como uma das extremidades da fáscia plantar fica aderida à base do osso calcâneo, a fascite plantar (inflamação da fáscia) possui os mesmos fatores de riscos que o esporão de calcanhar (leia: FASCITE PLANTAR | Dor no pé), sendo comum a coexistência dos dois problemas ortopédicos.



São fatores de risco para o desenvolvimento do esporão de calcâneo e da fascite plantar:

  • Idade acima de 40 anos.
  • Obesidade (leia: OBESIDADE | Síndrome metabólica).
  • Pé chato.
  • Pé cavo.
  • Prática de esportes de alto impacto nos pés, como corrida, ballet e dança.
  • Trabalhar muito tempo em pé, como seguranças, professores, cirurgiões, trabalhadores de fábrica, etc.
  • Uso excessivo de salto alto.
  • Uso de calçados pouco apropriados para os pés, como sapatos apertados, largos ou velhos.
  • Alterações da marcha, como pisar com o pé torto, principalmente com a parte de dentro dos pés.
    Sintomas do esporão de calcâneo



    Os esporões de calcanhar frequentemente causam pouco ou nenhum sintoma. A simples existência de um esporão não é suficiente para causar dor em cerca de 95% dos pacientes. Para haver dor é preciso existir também inflamação na região ao redor do calcanhar, geralmente com acometimento da fáscia plantar.



    Apesar de ter uma forma pontiaguda, a dor do esporão não costuma ocorrer pelo espetamento de alguma estrutura ao seu redor. A dor surge pelo processo inflamatório local que é provocado por microtraumas repetitivos. Em geral, os pacientes com esporão de calcanhar que se queixam de dor apresentam também o quadro de fascite plantar (é bom salientar que o esporão do calcanhar não provoca a fascite plantar).



    Portanto, não é o esporão em si que causa dor nos pés. O esporão é apenas um sinal indireto de que aquela região do calcanhar esteve nos últimos meses, ou anos, exposta a traumas e estresses repetitivos.



    Quando há inflamação local o sintoma mais comum é uma dor na planta do pé, especialmente na região abaixo do calcanhar. A dor é tipicamente pior durante os primeiros passos, como ao sair da cama de manhã ou levantar-se depois de estar sentado por algum tempo.



    Tratamento do esporão de calcanhar



    O tratamento do esporão de calcâneo só é necessário quando há inflamação dos tecidos ao redor, habitualmente sob a forma de fascite plantar. Inicialmente, o controle da inflamação pode ser feito com repouso e gelo local.



    Em casos mais resistentes, outras opções são a  fisioterapia, com execícios e alongamentos específicos para os pés e panturrilhas, e o uso de calçados com palmilhas especiais para reduzir a pressão sobre o calcâneo e a fáscia plantar. Pessoas obesas devem emagrecer para reduzir o estresse que o excesso de peso provoca sobre os pés.



    Se não houver contra-indicações, o uso de anti-inflamatórios por curto período ajuda bastante no controle do processo inflamatório (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais). Injeções de corticoides no calcanhar podem ser utilizadas nos casos em que não há resposta satisfatória ao tratamento conservador (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | efeitos colaterais).



    A cirurgia para retirada do esporão é a última alternativa e atualmente é raramente indicada, pois a grande maioria dos pacientes consegue controle da dor com medidas conservadoras.




    Clica nas imagens para aumentar! Visita o blog
    www.asminhasvisoesdomundo.blogspot.pt
    para muitas mais fotos.
    Leia mais clicando aqui...

    quinta-feira, 27 de setembro de 2012

    FASCITE PLANTAR

    0 comentários

    FASCITE PLANTAR:
    A fascite plantar (fasceíte plantar em Portugal) é uma das causas mais comuns de dor nos pés, sendo provocada pela inflamação da fáscia plantar, uma espécie de ligamento localizado na sola do pé.



    Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a fascite plantar:

    • O que é fáscia plantar.
    • O que é a fascite plantar.
    • Causas da fascite plantar.
    • Sintomas da fascite plantar.
    • Diagnóstico da fascite plantar.
    • Tratamento da fascite plantar.
    O que a fáscia plantar



    Fascite plantar
    A fáscia plantar, também chamada de aponeurose plantar, é um ligamento que corre ao longo da parte inferior do pé, conhecida como sola ou planta do pé. A fáscia plantar é uma faixa de tecido espesso, intimamente ligada à pele e com propriedades elásticas, capaz de se esticar ligeiramente conforme a movimentação dos pés. Este tecido recobre toda base do pé, estendendo-se desde o osso do calcanhar, chamado osso calcâneo, até a ponta do pés, local onde se divide em cinco ramos, um para cada dedo.



    A fáscia plantar age como um elástico. Ela cria uma tensão de modo a manter o pé sempre levemente arqueado. Quando andamos, no momento em que levantamos o calcanhar do chão e ficamos apenas com a ponta dos pés encostada ao solo, a fáscia plantar age como uma espécie de guincho, diminuído pressão que os dedos sofrem ao receber grande parte do peso do corpo.



    O que é a fascite plantar



    A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar. Habitualmente, o local onde há maior inflamação da fáscia é próximo à sua ligação com o osso calcâneo.



    Causas de fascite plantar



    A fascite plantar surge após repetitivos estresses na região da planta dos pés, causados normalmente por tensão e esgarçamento da fáscia plantar, que levam a micro traumas neste tecido e, consequentemente, inflamação da área lesionada.



    A fascite plantar ocorre habitualmente em pessoas entre 40 e 60 anos, que ao longo de sua vida tiveram atividades ou problemas que provocaram repetido estresse sobre a fáscia plantar, como por exemplo:

    • Obesidade(leia: OBESIDADE | Síndrome metabólica).
    • Pé chato.
    • Pé cavo.
    • Trabalhar muito tempo em pé, como seguranças, professores, cirurgiões, trabalhadores de fábrica, etc.
    • Uso excessivo de salto alto.
    • Uso de calçados pouco apropriados para os pés, como sapatos apertados, largos ou velhos.
    • Alterações da marcha, como pisar com o pé torto, principalmente com a parte de dentro dos pés.
    A fascite plantar também é muito comum em pessoas que praticam determinadas atividades, como corridas, ballet, levantamento de peso e dança. Caminhada sem tênis adequado também pode causar estresse sobre a sola dos pés e levar à lesão da fáscia plantar. Estas atividades podem provocar o aparecimento precoce da fascite plantar, antes dos 40 anos.



    Obs: esporão do calcâneo não é atualmente considerado uma causa de fascite plantar.



    Sintomas da fascite plantar



    O sintoma mais comum da fascite plantar é a dor, tipo pontada, na planta do pé, especialmente na região logo abaixo do calcanhar. A dor é tipicamente pior durante os primeiros passos, como ao sair da cama de manhã ou levantar-se depois de estar sentado por algum tempo. A dor da fascite plantar costuma acometer apenas um dos pés, apesar de não ser impossível ter a lesão em ambos os pés ao mesmo tempo.



    A dor pode ser agravada por andar descalço em superfícies duras ou subir escadas. Em atletas, ela pode ser particularmente agravada pela corrida. Profissionais que permanecem em pé por muito tempo costumam se queixar de piora do quadro ao final do dia.



    Um elemento importante na história clínica é o período que antecede o início da fascite plantar. Os pacientes podem relatar que antes do aparecimento da dor haviam aumentado a quantidade das atividades físicas, mudado o tipo de calçado habitual ou sofrido algum trauma no pé.



    Diagnóstico da fascite plantar



    O diagnóstico pode ser feito através da história clínica do paciente e do exame físico dos pés. O médico irá procurar por sinais de lesão nos pés, pontos dolorosos e alterações anatômicas, como pé chato.



    Em caso de dúvida, a ultrassonografia e a ressonância magnética podem ajudar no diagnóstico. A radiografia do pé é geralmente solicitada quando queremos descartar outras causar para a dor.



    Tratamento da fascite plantar



    O tratamento é inicialmente feito de forma conservadora, com repouso e gelo local. Outros tratamentos para fascite plantar  incluem:



    - Fisioterapia, com execícios e alongamentos específicos para os pés e panturrilhas

    - Calçados com palmilhas especiais. São importantes para quem trabalha muito tempo em pé.

    - Em alguns casos, o uso por poucos dias de um anti-inflamatório pode ser necessário para controlar a dor (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais).

    - O uso de talas noturnas também é uma opção.

    - Pessoas com excesso de peso devem emagrecer.



    Injeções de corticoides no calcanhar pode ser utilizada nos casos em que não há resposta satisfatória ao tratamento conservador (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | efeitos colaterais).



    Em geral, mais de 80% dos pacientes respondem a esses tratamentos. A cirurgia é última opção, sendo  raramente necessária.
    Leia mais clicando aqui...

    quinta-feira, 20 de setembro de 2012

    Novos votos

    0 comentários

    Leia mais clicando aqui...

    terça-feira, 18 de setembro de 2012

    COMO SABER SE ESTOU GRÁVIDA?

    0 comentários

    COMO SABER SE ESTOU GRÁVIDA?: Você teve relações sexuais desprotegidas recentemente e agora está cheia de dúvidas quanto a possibilidade de ter engravidado.



    O que fazer agora?

    Como saber se você está grávida?

    Quanto tempo esperar para fazer um teste de gravidez?



    Neste artigo vamos explicar como deve proceder toda mulher que desconfia que possa estar grávida. Para o texto ficar mais fácil de compreender vamos redigi-lo em forma de perguntas e respostas.



    Como saber se eu estou grávida?



    Classicamente o diagnóstico de gravidez pode ser feito de duas maneiras:

    • Dosagem sanguínea ou urinária do hormônio hCG (Beta-hCG).
    • Ultrassonografia do útero.
    Qualquer outro método diagnóstico que não os dois acima não pode ser considerado adequado.



    O que é o hCG?



    O hCG, também chamado de gonadotrofina coriônica humana, é um hormônio que começa a ser produzido assim que o embrião implanta-se no útero. Conforme a gravidez avança, níveis cada vez maiores de hCG vão sendo produzidos e lançados na circulação sanguínea da mãe, o que permite a sua detecção através de exames de sangue ou urina (parte do hormônio é filtrado pelos rins e excretado na urina). O Beta-hCG é uma fração da molécula hCG que também pode ser usada para doseamento. Tanto o hCG quanto o Beta-hCG podem ser usados para o diagnóstico de gravidez.



    Posso confiar apenas nos sintomas para diagnosticar uma gravidez?



    Não. Os sintomas típicos da gravidez, como atraso menstrual, enjoos, seios inchados, aumento do volume abdominal, desejos alimentares, etc. servem apenas como um alerta para a possibilidade de uma gestação em curso. Esse grupo de sinais e sintomas são inespecíficos e muitas mulheres que não estão grávidas podem apresentá-los.



    Portanto, não se pode descartar nem confirmar uma gravidez apenas baseado nos sintomas.



    Para saber mais sobre os sintomas da gravidez, leia: PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ.



    Existe algum teste caseiro confiável para diagnosticar uma gravidez?



    Não. Teste da fervura da urina, teste do cloro, da água sanitária, da agulha ou qualquer outra dica caseira não servem como alternativa para o diagnóstico da gravidez. Repetindo, os únicos métodos confiáveis são a dosagem sanguínea ou urinária do hCH ou a ultrassonografia.



    Se eu estiver grávida e fizer um toque no meu útero posso sentir alguma coisa?



    GravidezNão. O útero começa a se alterar na 4ª semana de gestação, mas é impossível que uma pessoa leiga seja capaz de identificar estas mudanças. Na verdade, nem mesmo quando o exame é feito por um médico é possível afirmar com certeza que há uma gravidez inicial em curso.



    Tive relações desprotegidas ontem, já posso saber se engravidei?



    Não. O hCG só começa a ser produzido quando o embrião se implanta no útero. Como o óvulo é fecundado nas trompas, ele ainda precisa viajar até o útero para que a gravidez realmente se estabeleça. Essa viagem dura em média 7 dias. E mesmo depois da implantação é preciso esperar mais alguns dias para que a quantidade de hCG produzida seja suficiente para ser detectada através de exames.



    Outro dado relevante é que nem sempre a fecundação ocorre no dia da relação sexual. Os espermatozoides podem ficar vivos no aparelho reprodutor feminino por até 7 dias esperando o aparecimento do óvulo, o que significa que a fecundação pode ocorrer somente uma semana depois do ato sexual. Nestes casos, a implantação no útero só ocorre 14 dias depois da relação sexual (leia: PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR).



    Portanto, se você está ansiosa, seja porque se descuidou e não usou um método contraceptivo ou porque deseja muito ter um filho, não adianta sair fazendo testes de gravidez intempestivamente, pois é preciso dar tempo para eles ficarem positivos.



    Qual é o melhor exame de gravidez: sangue ou urina?



    O exame de sangue é mais confiável que o de urina.



    Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?



    O sinal para se fazer o teste de gravidez é o atraso menstrual. As técnicas atuais de detecção do Beta-hCG permitem que o exame fique positivo com apenas 1 dia de atraso menstrual. Porém, como a concentração do hormônio ainda é muito baixa nesta fase é possível haver falso negativo, principalmente no teste de urina de farmácia, que é menos sensível que o teste sanguíneo feito em laboratórios.



    Portanto, se você tem uma forte suspeita de estar grávida, mas o primeiro teste de gravidez foi negativo, espere mais 5 a 7 dias e repita-o. Os valores de hCG costumam dobrar a cada 2 dias; depois de 1 semana com certeza estarão bem elevados.



    Posso fazer o teste de gravidez antes de ter atraso menstrual?



    Não é o ideal, pois o risco de falso negativo é muito grande. Habitualmente, a menstruação surge 14 dias depois da ovulação; como o óvulo fecundado demora 1 semana para chegar no útero, se você fizer o exame antes da data esperada da menstruação, o embrião pode ter acabado de se implantar na parede uterina e a  produção de hCG pode ainda estar muito pequena, abaixo da capacidade do exame detectar.



    O teste de gravidez de farmácia é confiável?



    Sim, principalmente se feito com mais de um dia de atraso menstrual (leia: TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA).



    Qual o valor de hCG no exame de sangue que indica uma gravidez?



    Na maioria dos laboratórios o hCG é considerado negativo quando o seu valor é menor que 5 mIU/ml.



    Valores entre 5 e 25 mIU/ml são considerados indeterminados, podendo significar um falso positivo ou uma gravidez ainda muito recente. Nestes casos deve-se repetir o teste após 4 ou 5 dias para se ter certeza. Se for mesmo gravidez os valores vão ter triplicado ou quadruplicado neste curto intervalo.



    Valores de hCG acima de 25 mIU/ml são positivos e indicam gravidez em curso.



    Posso saber com quantas semanas de gravidez estou pelo valor do hCG?



    Não. Os valores variam muito de mulher para mulher, não sendo possível estabelecer uma relação linear entre tempo de gravidez e valor do hCG. Para se estimar o tempo de gravidez usamos a data da última menstruação e a ultrassonografia fetal.



    A ultrassonografia é capaz de detectar uma gravidez com quantas semanas?



    A ultrassonografia transvaginal é capaz de detectar o embrião a partir da 4ª ou 5ª semana de gravidez, o que significa que com uma ou duas semana de atraso menstrual já pode ser possível identificar uma gestação inicial em curso.



    Menstruei recentemente, mesmo assim acho que estou grávida. Posso fazer o teste?



    Pode. Se você realmente menstruou não há chance de estar grávida. Porém, algumas mulheres apresentam um pequeno sangramento vaginal no momento da implantação do embrião no útero, o que pode ser confundido com uma menstruação fraca. Portanto, se a dúvida persiste, não custa fazer o teste.



    Tive uma relação desprotegida, mas tomei a pílula do dia seguinte, preciso fazer o teste de gravidez?



    A maioria das mulheres menstrua em torno de 1 semana após o uso da pílula do dia seguinte. Porém, em alguns casos, a menstruação pode demorar mais. Recomenda-se fazer o teste de gravidez se a menstruação não tiver aparecido após 3 semanas do uso da pílula (leia: PÍLULA DO DIA SEGUINTE | Contracepção de emergência).
    Leia mais clicando aqui...

    LAQUEADURA | Ligadura de trompas

    0 comentários

    LAQUEADURA | Ligadura de trompas: A laqueadura tubária, também chamada de ligadura de trompas ou simplesmente laqueadura, é um procedimento de esterilização, que tem como objetivo impedir que a mulher consiga engravidar.



    Neste artigo sobre laqueadura vamos abordar os seguintes pontos:

    • O que é a laqueadura tubária.
    • Para que serve a laqueadura.
    • Como é a cirurgia para laqueadura.
    • Como é feita a laqueadura sem cirurgia.
    • Eficácia da laqueadura.
    • Complicações da laqueadura cirúrgica e da laqueadura não-cirúrgica.
    A laqueadura é um método de esterilização feminina. Para ler sobre a vasectomia, método de esterilização masculina, clique no link:  VASECTOMIA | Cirurgia e reversão.



    O que é a laqueadura tubária



    Laqueadura tubária
    O sistema reprodutor feminino é composto basicamente por dois ovários, duas trompas de Falópio, um útero e uma vagina. As trompas de Falópio, também conhecidas como tubas uterinas, são uma espécie de tubo que liga os ovários ao útero.



    A cada ciclo menstrual um dos ovários libera um óvulo para ser fecundado. Este óvulo é lançado em direção a uma das trompas, e lá fica à espera da chegada de um espermatozoide para uma eventual fertilização.



    A laqueadura tubária funciona como método anticoncepcional definitivo porque é um procedimento que causa interrupção no trajeto de ambas as trompas, impedido, assim, que os espermatozoides cheguem ao óvulo liberado por qualquer um dos dois ovários.



    A ligadura das trompas não impede a ovulação nem interfere no ciclo hormonal feminino, não causando, portanto, nenhuma alteração no ciclo menstrual.



    A laqueadura impede a gravidez, mas não tem nenhum efeito protetor sobre as doenças sexualmente transmissíveis (leia: O QUE É DST?).



    Como é feita a laqueadura



    Atualmente existem três opções para realização da laqueadura tubária:



    1. Via Laparoscópica



    A laqueadura por laparoscopia é um procedimento cirúrgico realizado através de uma pequena incisão perto do umbigo e na parte inferior do abdômen, com introdução de um dispositivo chamado laparoscópio, usado para ver as trompas de Falópio. O médico pode usar anéis ou clips para fechar as trompas. Outra possibilidade é cauterizar as mesmas através de calor.



    2. Minilaparotomia



    A minilaparotomia é um procedimento cirúrgico feito imediatamente após o parto ou até dois dias depois. O médico faz uma pequena incisão no abdômen e, em seguida, remove uma parte das trompas de Falópio de cada lado. O procedimento não deve ser feito muitos dias após o parto para que o útero ainda esteja grande, o que facilita a cirurgia.



    3. Laqueadura tubária histeroscópica



    A laqueadura tubária histeroscópica é uma laqueadura sem cirurgia, que pode ser feita fora de ambiente hospitalar, apenas com anestesia local. Este é atualmente o procedimento mais indicado para laqueadura tubária.



    Este tipo de laqueadura é feito por via endoscópica, através da vagina. Existem dois métodos diferentes:



    a. Técnica Essure®



    Neste procedimento o aparelho endoscópico, chamado histeroscópio, entra pela vagina, atravessa o útero e chega às trompas onde insere uma pequena mola chamada Essure.



    A inserção de um objeto estranho nas trompas, como o Essure, causa uma reação do sistema imunológico, provocando inflamação e posterior crescimento de tecido cicatricial, o que provoca o fechamento das trompas.



    Esse processo de fechamento das trompas demora cerca de três meses para se concretizar. Após esse período a mulher realiza um exame chamado histerossalpingografia, que consiste em uma radiografia dos sistema reprodutor feminino após a administração de contrate. Se o Essure tiver causado interrupção efetiva das trompas, o contraste não conseguirá chegar até o final das mesmas, comprovando obstrução completa da tuba uterina.



    Em 10 a 15% dos casos a laqueadura histeroscópica precisa ser repetida, pois a obstrução das trompas não é 100% obtida após 3 meses.



    b. Técnica Adiana ®



    Este procedimento é semelhante ao Essure, sendo também realizado por via histeroscópica. Porém, em vez de colocar uma pequena mola em cada trompa, o endoscópio emite energia de radiofrequência para o interior das tropas, provocando uma reação inflamatória, e depois insere uma pastilha de silicone no local da ablação para garantir a obstrução das mesmas.



    As vantagens da esterilização histeroscópica (Essure ou Adiana) incluem a ausência de sedação, anestesia geral, incisões cirúrgicas ou internação hospitalar. As desvantagens incluem a necessidade de uma forma alternativa de controle da natalidade durante três meses após a realização do procedimento e a possível necessidade de repetição do mesmo, caso não haja bloqueio total das trompas após 3 meses.



    Complicações da laqueadura



    A laqueadura cirúrgica, realizada por laparoscopia ou por minilaparotomia, apresenta uma taxa de complicações de 0,1%. As mais comuns incluem infecção, lesão de bexiga ou dos intestinos, hemorragia interna ou problemas relacionados à anestesia.



    A taxa de complicação com a esterilização histeroscópica é de cerca de 0,002%. A complicação mais comum é a lesão da parede do útero, um problema que não costuma causar maiores transtornos, até porque a paciente que se submete à laqueadura não pretende mais engravidar.



    As três técnicas de laqueadura apresentam uma taxa de sucesso acima de 99%. Há trabalhos que mostram que após 15 anos de ligação das trompas, menos de 1% das mulheres acabaram engravidando. O grande problema é na maioria dos casos a gravidez acaba sendo sendo ectópica (gravidez tubária). Por isso, toda mulher laqueada deve procurar logo o seu ginecologista caso apresente atraso menstrual.



    A laqueadura tubária não altera o ciclo menstrual nem interfere no desejo sexual da mulher.



    Reversão da laqueadura



    O arrependimento em relação à esterilização definitiva geralmente surge nas mulheres que realizaram a
    laqueadura ainda jovens, antes do 25 anos. São mulheres que muitas vezes
    separam-se, casam-se novamente e passam a querer ter um filho com o
    novo marido.



    A laqueadura é considerado uma esterilização definitiva. Em alguns casos a reversão até é possível, mas há riscos e o procedimento é muito mais complexo do que a ligadura das trompas. A taxa de sucesso da reversão é de apenas 20%. Por isso, se a paciente tiver qualquer dúvida ou insegurança, a laqueadura não deve ser o método contraceptivo de escolha.
    Leia mais clicando aqui...

    quinta-feira, 13 de setembro de 2012

    O QUE É A RESSACA?

    0 comentários

    O QUE É A RESSACA?: Os mais recentes dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 30% dos homens e 10% das mulheres no Brasil consomem álcool em excesso pelo menos uma vez por semana. Além disso, quase 80% dos jovens referem consumir bebidas alcoólicas regularmente.



    Neste texto vamos explicar o que é e por que surge a ressaca, uma das consequências da intoxicação por álcool.



    Para saber mais sobre os perigos das bebidas alcoólicas, leia também os seguintes artigos:

    Para entender a ressaca é preciso antes saber por que ficamos bêbados e quais os efeitos do excesso de álcool no organismo. Portanto, antes de falarmos propriamente da ressaca, vamos revisar o que acontece com álcool após o mesmo ser ingerido.



    Como o álcool é metabolizado no organismo?



    Quando comemos ou bebemos uma substância qualquer, ela passa basicamente passa por três estágios: digestão, absorção e metabolização pelo fígado. Ou seja, todo alimento, que é absorvido pelo trato gastrointestinal obrigatoriamente passa pelo fígado antes de alcançar qualquer outro órgão. Isso vale para alimentos, álcool, remédios, drogas, etc. O fígado é uma espécie de centro de tratamento das substâncias ingeridas. Nada chega à circulação sanguínea central sem antes ter sido processado pelo fígado. O nome desse processo é "metabolização hepática".



    Dentre os vários papeis da metabolização hepática, um deles é inativar substâncias tóxicas que tenham sido ingeridas, como álcool (etanol), por exemplo.



    Bebidas alcoólicas

    Na verdade, o processo de metabolização hepática do álcool  é curioso, pois, como o fígado humano não produz uma enzima que neutralize diretamente o álcool, ele primeiro transforma o álcool em acetaldeído, e só depois em ácido acético, que é um metabólito não ativo e não tóxico. Aqui surgem dois problemas, o primeiro é que o acetaldeído é uma substância mais tóxica que o próprio álcool; o segundo é que o acetaldeído só é inativado em ácido acético após uma segunda passagem pelo fígado.



    Resumindo, consumimos álcool, mas antes do mesmo chegar à circulação sanguínea central, o fígado o transforma em acetaldeído, uma substância ainda mais tóxica. Só depois de rodar todo o organismo e retornar ao fígado é que finalmente o álcool ingerido (agora sob a forma de acetaldeído) consegue se inativado no inócuo ácido acético.



    Após bebermos álcool, o resultado final é o seguinte: 92% do etanol ingerido é metabolizado e inativado pelo fígado, 3% é eliminado na urina, 5% é eliminado pelos pulmões na respiração (daí o teste do bafômetro) e menos de 1% sai na pele através do suor.



    Obs: O acetaldeído é um carcinogênico (substância que causa câncer) e pode levar à lesão do fígado se a exposição for frequente e prolongada (leia: CIRROSE HEPÁTICA | Sintomas e causas).



    Por que ficamos bêbados?



    Bom, até aqui já aprendemos que o álcool, que é uma substância tóxica, após ser ingerido, é transformado em um outro elemento ainda mais tóxico antes de circular por todo o corpo. Mas o problema não termina aí. A absorção do álcool pelos intestinos é muito mais rápida do que a capacidade do fígado de metabolizá-lo. O fígado só consegue metabolizar o equivalente a 1 taça de vinho ou 300 ml de cerveja por hora. Portanto, se tomarmos o equivalente a 5 taças de vinho, o corpo vai demorar, em média, 5 horas para eliminar todo esse volume. Isso significa que após um consumo exagerado de álcool, por várias horas nosso organismo vai ter que lidar com duas substâncias altamente tóxicas circulando no sangue: álcool e acetaldeído.



    Quando estamos de estômago cheio, a absorção de etanol fica mais lenta, dando mais tempo ao fígado para metabolizar o álcool que chega. Por isso, a intoxicação por etanol é mais intensa quando bebemos em jejum. Bebidas alcoólicas gasosas são absorvidas mais lentamente e alimentos ricos em proteínas ou em açúcar reduzem a absorção do álcool.



    O álcool age em todo organismo, mas os seus efeitos mais visíveis são no cérebro, principalmente durante uma intoxicação aguda. Em pequenas quantidades, o álcool tem ação estimulante nos neurônios, levando à euforia e maior interação social. Pequenas doses já afetam a coordenação motora e a capacidade de concentração. Conforme o nível de álcool se eleva, a capacidade de julgamento fica alterada e surgem os comentários e as ações impróprias. Doses maiores de álcool e acetaldeído na circulação intoxicam os neurônios, levando à inibição do funcionamento do sistema nervoso. Conforme a concentração sanguínea se eleva, o paciente vai passando pelas seguintes fases: letargia, sonolência, redução do nível de consciência, coma e, eventualmente, morte.



    Portanto, estar bêbado significa estar com os neurônios intoxicados por álcool (e acetaldeído). Os sintomas da bebedeira duram até o fígado conseguir neutralizar todo o álcool e o acetaldeído que circulam no sangue, o que já vimos que pode levar horas.



    O que é a ressaca?



    A noite acabou e você se depara com luz do sol ardendo nos seus olhos. A boca está seca e com gosto amargo. Você tenta se levantar e nota ainda uma tontura residual e uma fraqueza nas pernas. Neste momento, você repara que uma terrível dor de cabeça lhe atormenta. Como se não bastasse, ainda há um mal estar terrível e uma náusea que só não provoca vômitos porque o seu estômago está completamente vazio. Você corre para o banheiro e nota que está com diarreia, mas as fezes têm um cheiro diferente do habitual. Parece cheiro de ... álcool. Sua mente está um nevoeiro e os detalhes da festa da noite passada são apenas flashes. Isso lhe soa familiar?



    Pois isso é nada mais do que os sintomas da ressaca, o resultado final de horas de exposição a substâncias tóxicas. Na verdade, a ressaca habitualmente surge quando o nível de álcool no sangue já está bem baixo, quase zero, após intenso trabalho de limpeza feito pelo fígado.



    A ressaca parece ocorrer basicamente por três motivos:



    1) Intoxicação pelo acetaldeído.

    2) Queda da glicose sanguínea (hipoglicemia).

    3) Desidratação.



    1) O acetaldeído chega a ser até 30 vezes mais tóxico às células do que o etanol. No caso de um consumo exagerado de álcool pode haver presença deste metabólito tóxico na circulação ainda por várias horas após o indivíduo ter parado de beber. Grande parte do mal estar da ressaca é por consequência da exposição prolongada das células ao acetaldeído, o que provoca uma espécie de inflamação generalizada do organismo. Além disso, os neurônios ficam intoxicados, o que atrapalha o estabelecimento de um padrão adequado de sono. O sujeito fica sonolento, mas a qualidade do seu sono é ruim, mantendo-o cansado.



    2) O processo de metabolização do etanol envolve vias enzimáticas do fígado que também participam da produção de glicose, principalmente em períodos de jejum. Como essa enzimas estão ocupadas metabolizando o etanol, temos uma queda no nível de glicose para o cérebro e outras regiões do organismo. Daí surgem os sintomas de fraqueza e mal-estar.



    3) Um dos efeitos adversos do etanol no cérebro é inativar a produção de um hormônio chamado ADH (hormônio antidiurético). Os rins filtram em média 180 litros de água por dia. Graças ao hormônio ADH, destes 180 litros filtrados urinamos apenas 1 ou 2 por dia. O ADH é um dos principais mecanismos de controle da quantidade de água corporal. Quando ele é inibido, toda água que passa pelos rins acaba sendo eliminada na urina. Por isso, alguns minutos após o ingestão de álcool, começamos a urinar o tempo todo. Já reparou como é clara a urina após consumo de bebidas alcoólicas? Isso ocorre porque neste momento sua urina é basicamente água pura. Esse efeito diurético leva à desidratação, que causa os sintomas de boca seca, sede, dor de cabeça, irritação e câimbras.



    O ADH só volta a ser produzido pelo sistema nervoso central quando os níveis de álcool tornam-se baixos, geralmente após horas de eliminação excessiva de água.



    Como evitar a ressaca?



    A resposta óbvia é: não beba. Mas imagino que não seja isso que você está querendo saber.



    O risco de ressaca é maior quando há um consumo de pelo menos 4 taças de vinho ou 4 latas de cerveja (ou o equivalente em álcool de qualquer outra bebida) no intervalo de 2 horas. Está é uma quantidade de álcool consumido acima da capacidade de metabolização hepática, promovendo grande liberação de acetaldeído para a corrente sanguínea.



    Como já dito, beber mais devagar e depois de ingerir alimentos ricos em proteínas e carboidratos diminui a velocidade de absorção de álcool pelos intestinos, dando tempo para o fígado metabolizar o álcool que vai sendo consumido. O ideal é comer antes de começar a beber. Depois de bêbado, o álcool já foi todo absorvido, comer só vai aumentar o risco de você vomitar. Todavia, nada impede que você belisque durante a festa enquanto bebe, pois isso ajuda a retardar a absorção do álcool.



    Beber muita água antes, durante e depois da festa talvez seja a melhor dica. Toda vez que você for ao banheiro urinar, beba algo não alcoólico, seja água, suco ou refrigerantes (com açúcar de preferência).



    Curiosamente, bebidas mais escuras - como uísque, vinho tinto, tequila (que não é tão escura) e conhaque - geralmente causam ressacas piores do que o vinho branco, cerveja ou bebidas claras, como vodca ou gim. Porém, isso de modo algum significa que cerveja ou vodca não provoquem ressaca.



    Tomar medicamentos anti-ressaca, como Engov, antes de beber tem pouco fundamento científico. São drogas que misturam substâncias contra náuseas, analgésicos e cafeína, tentando amenizar alguns dos sintomas da ressaca. O problema é que o seu efeito já não é tão grande muitas horas depois de tomado, e alguns deles ainda contêm anti-inflamatórios ou aspirina, que são substâncias que irritam o estômago. O Engov (ou similares) não age sobre a desidratação, sobre a hipoglicemia, nem sobre a irritação que o acetaldeído provoca nas células.



    Além de não funcionarem bem como prevenção da ressaca, esses medicamentos ainda podem estimular o indivíduo a beber mais, pois o mesmo passa a achar que está protegido contra os efeitos maléficos de um consumo exagerado de álcool.



    Como curar a ressaca?



    Beba muitos líquidos ao acordar. A não ser que você esteja habituado a beber café de manhã, o ideal é evitá-lo pois a cafeína também é um diurético. Água e sucos são o ideal. Isotônicos (tipo Gatorade) também podem ser usados.



    Não existe remédio que cure ressaca, nem que acelere o metabolismo do etanol. De nada adianta banho frio, café, chás, produtos com cheiro forte ou qualquer outra medicação caseira. O importante é hidratação, carboidratos e bastante repouso. Habitualmente, a ressaca melhora até o final do dia.
    Leia mais clicando aqui...

    terça-feira, 11 de setembro de 2012

    Imagine-se

    0 comentários

    Imagine-se:
    Imagine que num país democrático um governo decida violar deliberada e intencionalmente uma Constituição, impondo ao país uma agenda política que não apresentou em qualquer programa eleitoral, que não negociou com uma maioria alargada ou que não consta em qualquer instrumento legal nacional ou internacional legitimamente adoptado, isto é, adoptado de acordo com o regime democrático e com as suas regras, princípios a que obedece a União Europeia, espaço onde não se aceitam ditaduras.
       
    Imagine-se que nesse mesmo país um Presidente da República a quem a Constituição da República obrigou na sua posse a jurar respeitar e fazer respeitar essa mesma Constituição decide ignorar os princípios constitucionais, dispensando de qualquer verificação pelo Tribunal Constitucional os diplomas governamentais que contêm normas deliberadamente inconstitucionais.
       
    Imagine-se que nessa democracia assente, em princípio, no princípio da separação de poderes os magistrados do MP estão organizados num sindicato com forte intervenção na vida política partidária, que organiza congressos com programas luxuosos, que se envolve em processos mediáticos tomando posições que condicionam os seus intervenientes e até chega a reunir com o presidente para denunciar supostas pressões governamentais. Imagine-se que altos magistrados se envolvem em iniciativas político-partidárias.

    Imagine-se que para condicionar a opinião pública esse governo recorria a esquemas de propaganda semelhantes aos usados por Goebbels, acusando uns de privilégios e de maior responsabilidade pela crise financeira, lançando impostos sobre outros para devolver o dinheiro aos patrões com o argumento de que isso foi uma determinação dos malditos juízes do Tribunal Constitucional, e que para passar a mensagem o governo contava com o apoio de patrões da comunicação social que contam receber em troca uma estação pública de impostos mais um subsídio de milhões a título de um falso serviço público.
       
    Num quadro destes quem vela pelo respeito da democracia, quem assegura a normalidade democrática, quem garante que o poder respeita a vontade dos eleitores?
       
    A democracia cria mecanismos que asseguram que em qualquer caso existam soluções democráticas, assenta n uma constituição cujos princípios todos respeitam, para que as instituições funcionem regularmente estão definidos os limites dos seus poderes e para assegurar o equilíbrio entre estes define-se como regra a separação de poderes. Se tudo isto deixa funcionar como é que a democracia sobrevive enquanto tal, sem se transformar num regime autoritário.
       
    É evidente que não há polícia política mas se alguém criticar o Presidente da República pouco pode dizer sob pena de ser perseguido pela justiça por ofensas ao PR, crime previsto no Código Penal. Se criticar o governo para além dos limites que este aceita pode ser perseguido por ofensa ao governo, crime previsto no Código Penal pois trata-se de uma ofensa a uma instituição.
       
    Resta aos portugueses aos juízes, estes poderão declará-los inocentes, negando a fazer o papel que no passado fizeram os juízes dos tribunais plenários. Mas quando alguém chegar a julgamento já foi arruinado por custas judiciais e despesas com advogados, a justiça em Portugal não se faz na barra dos tribunais, faz-se no Correio da Manhã e na conta bancária e ninguém resiste à difamação e à ruína.
       
    É evidente que qualquer semelhança entre este exemplo teórico e a realidade que vivemos será uma pura coincidência, por cá os magistrados do MP não se metem em político, o governo é escrupuloso na forma como respeita os princípios constitucionais e o Presidentes tem sido um verdadeiro “pitbull” de guarda à Constituição da República. Mas imagine-se que numa qualquer República Centro Africana ou na terra de um qualquer Bokassa esta situação fosse real. Como se poderia sair de uma ditadura disfarçada de democracia e defendida pelos princípios e mecanismos judiciais criados para defender a democracia?
    Leia mais clicando aqui...

    Que merda de governo é este?

    1 comentários

    Que merda de governo é este?: Que merda de governo é este que mete na gaveta um projecto de revisão constitucional absurdo para agora querer governar o país à margem de qualquer regra ou princípio constitucional e quando se sente incomodado pelo Tribunal Constitucional decide vingar-se nos portugueses.

       
    Que merda de governo é este que se aproveita de uma grave crise financeira que ajudou a agravar-se ao opor-se a um programa de austeridade acordado com as organizações internacionais para agora se esquecer de combater a crise e a coberto desta estar a mudar o país para um modelo de sociedade sobre o qual os portugueses não se pronunciaram.
       
    Que merda de governo é este que tem à sua frente um líder com linguagem de discoteca que governa contra a maioria dos portugueses e avalia a situação do país segundo a contabilidade dos banqueiros, do Belmiro de Azevedo, do Soares dos Santos e de mais meia dúzia de portugueses.
       
    Que merda de governo é este que actua como se detestasse o país e não gostasse dos portugueses e em vez de respeitar (pelo menos) os seus eleitores ainda os trata como se os considerasse idiotas. 
       
    Que merda de governo é este que perante o falhanço de uma política de austeridade excessiva e em vez de admitir esse falhanço ainda insiste em mais austeridade, desta vez para encobrir as consequências de um ministro das Finanças incompetente que desde que se apercebeu da ruína a que conduziu o país se escondeu dos portugueses.
      
    Que merda de governo é este que em vez dde política económica implementa medidas que decorrem de uma ideologia que não passa de neo-nazismo na versão das discotecas da capital.
       
    Que merda de governo é este que sem qualquer mandato para isso está a reformatar o país impondo as mudanças aos portugueses como se fossem facto consumado e ignorando os princípios constitucionais.
    Leia mais clicando aqui...

    Jornal de Negócios: “Privados podem afinal perder até dois salários líquidos, Função Pública perde até três” (revisto)

    0 comentários

    Jornal de Negócios: “Privados podem afinal perder até dois salários líquidos, Função Pública perde até três” (revisto): O Jornal de Negócios levou as contas da austeridade mais longe e fez uma simulação mais complexa e, a nosso ver correta face aos dados conhecidos e que, revelam que o Primeiro Ministro omitiu de...



    Clique no título para ler o artigo completo. Obrigado.
    Leia mais clicando aqui...

    segunda-feira, 10 de setembro de 2012

    Direito à indignação, direito à revolta

    0 comentários

    Direito à indignação, direito à revolta:
    Medidas anunciadas por Passos Coelho para 2013 agravam ainda mais as desigualdades e a recessão económica em Portugal: Trabalhadores e pensionistas sofrem um corte de 5.540 milhões euros nos seus rendimentos, patrões recebem um bónus de 2.200 milhões € link 
    Passos Coelho no discurso que fez perante a TV, em 7.9.2013, sobre as novas medidas de austeridade para 2013 afirmou o seguinte: “O que propomos é um contributo equitativo, um esforço de todos para o objetivo comum, como exige o Tribunal Constitucional … Foi com este propósito que o governo decidiu aumentar a contribuição (dos trabalhadores) para a Segurança Social (de 11%) para 18%, o que nos permitirá, em contrapartida descer a contribuição exigida às empresas (ou seja, aos patrões) também (de 23,75%) para 18%” Isto significa que os trabalhadores do setor privado terão de contribuir para a Segurança Social com mais 2.700 milhões € (+63,6%), e os patrões de contribuir com menos 2.200 milhões € (-24,2%). E é precisamente a isto que Passos Coelho chama descaradamente “um contributo equitativo, um esforço de todos para o objetivo comum”. 
    Eugénio Rosa
    Leia mais clicando aqui...

    sexta-feira, 7 de setembro de 2012

    Nokia fail e seu recurso de estabilização de imagem

    0 comentários

    Nokia fail e seu recurso de estabilização de imagem:
    Às vezes as pessoas produzem comerciais caros para mostrar recursos que seus produtos não possuem, na verdade. E as vezes pessoas antenadas assistem de forms crítica a esses comerciais, percebendo claramente que existe toda uma “preocupação” naqueles primeiros em passar a mensagem desejada a qualquer custo. O resultado? Uma falha grotesca da Nokia:

    Trata-se do recurso de estabilização de imagens, dos aparelhos Nokia Lumia 920. A empresa se desculpou e assumiu o erro, claro. Mas será o suficiente para convencer os fiéis consumidores da marca? E você, compraria o mimo ainda assim?
    - – -
    O Diário do Android está de olho.
    Nokia fail e seu recurso de estabilização de imagem é um artigo originalmente publicado no ((( TRETA ))).
    Leia mais clicando aqui...

    quarta-feira, 5 de setembro de 2012

    Médicos de Familia ganham 11 milhões por consultas em casa ?

    0 comentários

    Médicos de Familia ganham 11 milhões por consultas em casa ?:
    Quando muitas das vezes se acusa o SNS de  ser demasiado caro ,  lemos a  a notícia do Correio da Manhã a referir  que os médicos de família das Unidades de Saúde Familiar (USF) receberam no primeiro semestre deste ano 11,2 milhões de euros como pagamento de incentivos pela realização de 374 099 consultas domiciliárias. 

    Em suma por  cada consulta em casa do doente, um médico de família recebe um abono de 30 euros. Ora os Enfermeiros não recebem nem nunca receberam este tipo incentivos, o que é uma “discriminação”.
    Se a este facto acrescentarmos o facto de este grupo profisssional (  Enfermeiros )  ser o Grupo Profissional na Saúde que mais Visitas Domiciliárias faz ,  temos um resultado final ilógico, pelo menos no que dos incentivos diz respeito…
    Acrescido a toda esta confusão surge ainda o conceito de que nas USF´s se trabalha em equipa e que esse resultado se Positivo é reconhecido, através pelo pagamento de Incentivos. Assim:
    Porque é que estes incentivos são são para TODA a equipa das USF´s ? 

    Para quem se esqueceu ainda recentemente houve uma greve dos médicos SUPOSTAMENTE para salvar o SNS . Desta greve surgiram ecos nos media como aqui (LINK). E logo após surgiram outras notícias como a imagem ilustra .

    A nosso ver existem incentivos em Saúde, mas o facto de APENAS os médicos ganharem 30 Euros por consulta domiciliaria a meu ver parece-me um absurdo, até porque se o utente se o utente não se pode deslocar irá precisar certamente de consultas de Enfermagem, e estas Não São pagas através de incentivos !
    Leia mais clicando aqui...

    segunda-feira, 3 de setembro de 2012

    Coelhices

    0 comentários

    Coelhices:
    Que se nomeie para a administração conjunta da Carris e do Metro de Lisboa, um senhor (Silva Rodrigues) que, há cerca de um ano, numa entrevista, dizia que a fusão entre essas duas empresas era uma “ideia sinistra”, ainda vá…
    Que se encarregue um senhor (António Borges), que não faz parte do Governo, de vir anunciar que o mesmo Governo vai fechar a RTP2 e dar a RTP1 a um concessionário privado, que será subsidiado com as taxas que nós pagamos na factura da EDP, sabendo nós que era o Miguel Ervas que estava encarregado de tratar deste assunto, ainda se tolera…
    Que se nomeie para presidente do Instituto de Seguros de Portugal, um senhor (José Almaça), que há uns tempos se demitiu da Universidade Autónoma, depois de ter sido acusado de ter beneficiado o seu filho, que era simultaneamente seu aluno, facilitando-lhe os exames, já começa a cheirar mal….
    Mas nomear, para o quadro de funcionários da Presidência do Conselho de Ministros, o ex-espião João Luis, o tal que, em maio, foi acusado pelo Ministério Público, dos crimes de acesso indevido a dados pessoais, acesso ilegítimo agravado e abuso de poder, concedendo-lhe o mesmo ordenado que ganhava no Serviço de Informações, já é demais.
    O Coelho está de férias?
    Xiça! o que faria se estivesse ao serviço!
    PS – Parabéns ao gangue de oito elementos de etnia cigana, que faziam assaltos violentos e recebiam o rendimento de inserção social. No fundo, estavam a por em prática a nova determinação do Governo, que obriga os beneficiários daquele rendimento, a trabalharem, pelo menos, 15 horas por semana…
    Leia mais clicando aqui...

    Coisas estranhas

    0 comentários

    Coisas estranhas:
    Neste país passam-se coisas estranhas, gente que se comportam de forma estranhamente incoerente, notícias que saem em momentos oportunos, fica-se com a sensação de que há qualquer coisa de errado.
    Paulo Portas tem sido um ministro feliz, conseguiu tirar poder ao ministro da Economia e tem andado numa roda viva de viagens por conta da diplomacia económica, não faltarão os hotéis de cinco estrelas, o champanhe e as viagens em classe executiva. A gestão cuidadosa da agenda levou-o ao estatuto de ministro bem visto, uma vantagem de nunca assumir responsabilidades na austeridade e desaparecer estrategicamente sempre que as coisas estão a correr mal.
      
    Mas o Tribunal Constitucional trocou as voltas ao ministro, decidindo-se pela inconstitucionalidade do corte dos subsídios obrigou o governo a uma redistribuição dos custos da austeridade, situação agravada pelo desvio colossal de quase 2,5% no défice orçamental, que deverá ser compensado no próximo ano. Portas descobriu que os seus eleitores já não suportavam mais impostos e começou a dar sinais de divisão na coligação. À questão dos impostos acrescentou divergências em relação ao trespasse da RTP para os amigos do Passos e do Relvas.

    Quando Portas estava a precisar de ser metido na linha eis que pela primeira vez aparece uma fuga do processo dos submarinos e sai no DN ( logo no DN que muitas vezes mais se parece com o Povo Livre a preto, branco e azul) que o líder do CDS é suspeito no negócio dos submarinos, coincidência das coincidências, a notícia sai um dia depois de a procuradora-geral Adjunta Cândida Almeida ter ido à Lusófona de Castelo de Vide dizer aos pirralhos da JSD que Portugal não é um país corrupto. Que maldade, num dia uma procuradora envolve-se numa iniciativa política do PSD, no outro o líder do CDS é queimado na comunicação social com uma fuga num processo a cargo de Cândida Almeida!
      
    Mas se este é um daqueles processos em que alguém decidiu não brincar em serviço e comportou-se como um mafioso russo, outras situações merecem alguma admiração. Veja-se o que sucedeu com os professores, por causa de uma treta da avaliação fizeram tudo o que se viu. Agora não só aceitaram a avaliação tal qual estava como ainda aceitam milhares de despedimentos e resta saber o que mais. Quanto terão “pago” aos líderes dos professores ou aos responsáveis por alguns blogues guerrilheiros para que estejam calados ou se limitem a alguns arrufos de namorados?
      
    Veja-se também o que se passou com os camionistas nos últimos anos, com o anterior governo tudo fizeram para desestabilizar o país, fizeram boicotes de estradas e seguira uma estratégia de confronto com as autoridades, numa clara tentativa de provocar conflitos. Não admira que um conhecido opinion maker e militante destacado do PSD tenha manifestado alguma desilusão com a falta de autoridade da polícia que não recorreu à bordoada. Agora que o gasóleo é bem mais caro, que a economia está em recessão  e que uma boa parte dos camiões estão parados não se ouve um único protesto.
      
    São três exemplos entre muitos que poderiam ser dados que mostram como a nossa democracia não está lá muito bem de saúde. Há grupos mafiosos a manipular a informação e a ajudar a derrubar ou a manter governo recorrendo a truques sujos.
    Leia mais clicando aqui...

    O QUE É A ADENOIDE?

    0 comentários

    O QUE É A ADENOIDE?: As adenoides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas e aos linfonodos. Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre as adenoides:

    • O que são as adenoides.
    • Problemas comuns das adenoides.
    • Hipertrofia das adenoides.
    • Sintomas das adenoides.
    • Tratamento das adenoides.
    • Cirurgia para adenoide (adenoidectomia).
    O que são as adenoides?



    Localização das adenoidesNascemos com duas adenoides, que ficam localizadas no ponto mais posterior da garganta, especificamente na região da nasofaringe, que é o local onde se encontram o fim da cavidade nasal e o início da faringe. Ao contrário das amígdalas, não é possível ver as adenoides ao abrirmos a boca, pois estas ficam acima do palato (céu da boca).



    Assim como as amígdalas e outros linfonodos, as adenoides têm como função a produção de linfócitos e anticorpos, ajudando o organismo a se defender de micro-organismos que invadem as cavidades nasal e oral. Todavia, as adenoides não são essenciais e a sua retirada cirúrgica não parece causar nenhum problema ao sistema imunológico do paciente.



    Habitualmente, as adenoides são formadas no sétimo mês de vida do feto, continuando seu crescimento até aproximadamente 5 ou 6 anos de idade. A partir dos 8 a 10 anos  as adenoides começam a regredir, desaparecendo totalmente até a vida adulta.



    Problemas na adenoide



    Toda criança tem adenoide. Como acabamos de explicar, adenoide não é o nome de uma doença, mas sim uma glândula que todo ser humano possui durante a infância.



    O problema com as adenoides surgem quando estas crescem demais e passam a obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal. As adenoides grandes são conhecidas popularmente como "carne esponjosa". O termo médico correto é hipertrofia das adenoides.



    As adenoides se tornam hipertrofiadas geralmente em crianças com repetidas infecções de garganta. É comum a inflamação da adenoide, chamada adenoidite, vir acompanhada de amigdalites e faringite (leia: DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE).



    Crianças com hipertrofia das adenoides e/ou adenoidite de repetição costumam apresentar, além dos sintomas de dificuldade respiratória que serão explicados mais à frente, quadros de otite média de repetição, sinusite crônica (leia: SINUSITE | Sintomas e tratamento) e rinite persistente (leia: RINITE ALÉRGICA | Sintomas e tratamento).



    Depois de alguns episódios de amigdalite/adenoidite, a própria adenoide pode passar a albergar algumas bactérias, servindo como fonte para futuras infecções respiratórias.



    Sintomas da adenoide



    As adenoides de tamanho normal não provocam nenhum sintoma e desaparecem na adolescência sem provocar problema algum. Porém, em algumas crianças com infecção respiratória de repetição, as adenoides podem crescer, tornando-se permanentemente hipertrofiadas durante toda a infância.



    As adenoides hipertrofiadas podem obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal, provocando alterações como respiração ruidosa, respiração permanentemente pela boca, apneia do sono, roncos noturnos, voz anasalada, coriza persistente e sensação de ouvido tampado.



    Sintomas da adenoide
    Fácies adenoideana
    As dificuldades respiratórias são mais comuns à noite, pois quando dormimos nossa musculatura relaxa, aumentando, assim, a obstrução das vias aéreas pela adenoide hipertrofiada. Crianças com adenoides grandes podem ter pesadelos frequentes, sono irregular, sono turbulento e episódios curtos de parada respiratória, chamadas apneia noturna. A criança dorme mal e passa o dia irritada, cansada e sonolenta.



    A hipertrofia das adenoides faz com que as crianças respirem persistentemente pela boca, o que leva a alterações na anatomia da face e dos dentes, provocando uma aparência chamada fácies adenoideana. Crianças com fácies adenoideana caracteristicamente possuem um rosto alongado, dentes incisivos proeminentes, dentes agrupados, maxila pouco desenvolvida, lábio superior curto, narinas elevadas e um palato arqueado.



    Tratamento das adenoides



    As adenoides hipertrofiadas só começam a regredir a partir dos 7 anos de idade. Como muitas crianças apresentam complicações desde os 2 ou 3 anos, isso muitas vezes pode significar pelo menos 4 anos de infecções de repetição, dificuldade respiratória, sono ineficaz e alterações na anatomia da face.



    O único tratamento para as adenoides grandes é a cirurgia, chamada adenoidectomia. Como as adenoides regridem espontaneamente com o tempo, a indicação da cirurgia tem que ser bem feita, pesando os riscos cirúrgicos com as complicações causadas pela obstrução das vias aéreas.



    A cirurgia para remoção das adenoides é geralmente indicada nas crianças com obstrução grave das vias respiratórias, principalmente naquelas de 3 ou 4 anos com dificuldades para dormir, com otite média e/ou sinusite de repetição. Nos quadro mais leves, o tratamento é feito com antibióticos e corticoides durante as crises (amigdalites/adenoidites), não havendo indicação para cirurgia.



    Durante o ato cirúrgico para retirada das adenoides, frequentemente as amígdalas também são removidas.



    A adenoidectomia é uma cirurgia relativamente simples e curta, mas é feita sob anestesia geral (leia: ANESTESIA GERAL | Quais os riscos?). O procedimento é feito pelo medico otorrinolaringologista.

    Habitualmente o paciente fica internado apenas por 1 dia. Se tudo correr bem, a criança pode voltar a frequentar as aulas após 1 ou 2 semanas (deve-se evitar contato com crianças com infecção respiratória nas primeiras 2 semanas de pós-operatório).
    Leia mais clicando aqui...

    sexta-feira, 31 de agosto de 2012

    SINTOMAS DA HEPATITE

    0 comentários

    SINTOMAS DA HEPATITE: Apesar da maioria das pessoas achar que a hepatite é uma doença única, este termo, na verdade, se refere a qualquer situação em que ocorra inflamação do fígado. Muitas doenças e complicações podem causar hepatite, por exemplo, uso de drogas, medicamentos, excesso ou uso crônico de álcool, produtos químicos, doenças auto-imunes, infecções por diversos tipos de vírus ou acúmulo de gordura no
    Leia mais clicando aqui...

    quinta-feira, 30 de agosto de 2012

    Austrália apresenta olho biónico que pode ajudar cegos

    0 comentários

    Austrália apresenta olho biónico que pode ajudar cegos: Uma equipa de cientistas australianos implantou o primeiro protótipo de olho biónico numa mulher, e explicaram que o feito poderá devolver a visão a muitos cegos, noticiou hoje a revista Ciência Hoje.


    Leia mais clicando aqui...

    Escândalo na ARS-Norte (5)

    0 comentários

    Escândalo na ARS-Norte (5):
    As nomeações da ARS Norte para Diretores Executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) continuam a surpreender: 
    ACES Vale do Sousa Norte, Camilo Alves Mota , 60 anos, licenciado em Medicina (FMUP) – 1979.  
    Súmula curricular que acompanha o Despacho de Nomeação: linkAtravés deste resumo identifica-se como médico não inserido em carreira, nem possuidor de qualquer especialidade. Refere um Internato da Especialidade de Cirurgia Geral que terá frequentado no Hospital Distrital de São Pedro de Vila Real mas que decorreu apenas entre 1985 e 1986 (!?), quando deveria ter durado 6 anos. Afirma Competências que não são mais do que disciplinas do curso de licenciatura em Medicina. Afirma-se Médico Especialista em Medicina Termal (Especialização de Hidrologia Clínica; Hospital de São João — Porto), sendo que a Ordem dos Médicos não reconhece esta área como especialidade ou sub-especialidade, mas como competência. Um curriculum médico incompatível com qualquer tipo de concurso (graduação ou provimento) dentro do Serviço Nacional de Saúde. 
    Actividade profissional: Feita quase exclusivamente através de trabalho à tarefa desenvolvido em atendimento permanente / serviço de urgência (Santa Casa da Misericórdia de Paredes, Hospital Padre Américo — Vale do Sousa e Tâmega, Hospital Privado da Arrábida, …). Experiência exigida (alinea a) do ponto 2 do Art.º 19 do DL 28/2008 de 22 de Fevereiro): NÃO POSSUI Formação exigida (alinea b) do ponto 2 do Art.º 19 do DL 28/2008 de 22 de Fevereiro): NÃO POSSUI Actividade na área da saúde: POSSUI (exterior ao SNS). 
    Acrescentamos: Não vem mencionado, certamente pelo facto de não ter qualquer influência na nomeação, mas nós acrescentamos:
    • Delegado de Secção ao XXXIV Congresso do PSD (Março 2012) link 
    • Assina regularmente uma coluna de opinião no Jornal Progresso de Paredes, através da qual podemos ter acesso a alguns fragmentos do seu pensamento relativamente a questões de natureza social e política. Dois exemplos : - São as políticas das “interrupções voluntárias de gravidez ou os casamentos de lésbicas e homossexuais”, que resultam na baixa de natalidade, com consequências e prejuízos á vista, que empobrecem o país e a todos nos atinge; - Também as contas bancárias dos anteriores governantes eram passadas a pente fino descobrindo-se apenas 150 contos no homem que governou o País durante 50 anos do Estado Novo, chamado Oliveira Salazar, Presidente do Conselho de Ministros acusado de fascista tenebroso mas que jaz em campa rasa na sua terra natal em St.ª Comba Dão, com a humildade que raramente os grandes Estadistas reconhecem. link 
    Resumindo, um currículo e um perfil que alguém considerou ser o mais adequado para dirigir uma instituição do Serviço Nacional de Saúde com quase 400 profissionais e que serve cerca de 170.000 utentes.
    SIMEDICO
    Leia mais clicando aqui...

    quarta-feira, 29 de agosto de 2012

    Está na hora de ser lobo

    0 comentários

    Está na hora de ser lobo:

    Todos os dias, quer seja nos blogues, nas redes sociais ou nos cafés, transportes, um pouco por todo o lado se ouve a indignação contra a roubalheira e o compadrio que este governo representa e contra estas politicas que conduzem o país à miséria e os portugueses ao desespero da precariedade no trabalho,  no desemprego e na vida. Todos dizem que isto assim não vai lá e que é necessário correr esta escumalha toda a pontapé (os mais moderados). Todos dizem, mas todos olham para o lado à espera de ver quem o vai fazer, à espera de um qualquer Dom Sebastião ou talvez de um milagre. O vizinho do lado também está a olhar para o lado, o Dom Sebastião há muito que é poeira nos desertos bem a sul do Rio Tejo e o melhor mesmo é deixarmos os milagres para Fátima. A solução não passa por olhar para o lado mas olhar em frente e assumirmos cada um de nós os nossos destinos nas nossas mãos.
    Quando vou a uma manifestação contra o desemprego e a precariedade e estão lá três mil pessoas como é possível mudar seja lá o que for? Quando vou a reuniões de indignados e somos vinte ou trinta pessoas a discutir alternativas que deveriam ser debatidas e decididas por todos como podemos apresentar soluções?
    Só, como agora está na moda dizer, saindo do nosso espaço de conforto e participando activamente na busca das alternativas e na ocupação das ruas exigindo a mudança poderemos ser donos do nosso futuro. Há reuniões de indignados um pouco por todo o lado, (onde não houver criem-nas), há um movimento global que há mais de um ano tenta incorporar essa necessidade de mudança e dar-lhe corpo. O que faz falta é que todos assumamos a nossa responsabilidade na sua forma e no seu conteúdo. Vamos todos juntar-nos e fazer a diferença. Vamos ocupar os parques, as ruas e exigirmos um mundo melhor, mais justo, mais solidário e não um em que uns que podem querem e mandam têm tudo e outros quase nada.
    Não olhes mais para o lado, olha em frente e faz a diferença. Afinal está tudo nas tuas mãos.

    Leia mais clicando aqui...

    Tudo em nome da austeridade...dos outros

    0 comentários

    Tudo em nome da austeridade...dos outros:

    Pequenas notícias que alegraram o dia:

    - Os membros dos gabinetes ministeriais não podem "ser prejudicados nos seus direitos, regalias, subsídios e outros benefícios sociais de que gozem na sua posição profissional de origem", pelo que quem recebeu o pagamento de férias em 2012 poderá também vir a receber o subsídio de Natal.

    - Quando o Governo decidiu converter o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) em empresa, no início de Junho, o Ministério das Finanças garantiu que tal alteração não iria aumentar a remuneração dos administradores. No entanto, os estatutos da entidade, publicados em Diário da República, mostram o contrário. Em vez de ficarem limitados ao salário do primeiro-ministro, os três gestores vão ter direito à média de vencimentos que auferiram nos últimos três anos.
    - Os políticos estão a receber este ano mais dinheiro por mês em relação a 2011, apesar dos cortes de subsídios e de salários que foram aplicados no decorrer deste ano.
    A subida média nos salários dos governantes e dos deputados foi de 81 euros. A remuneração média dos representantes do poder legislativo passou de 5605,5 para 5686,6 euros (uma variação de 1,5%) e que, de acordo com o ministério das Finanças, pode ser explicado pela atribuição de factores variáveis nos seus salários, como é o caso de subsídios de deslocação. A verdade é que no final do ano, este acréscimo salarial vai corresponder a dois mil euros.

    Todos os dias somos "surpreendidos" por notícias como estas e ainda há portugueses que se sentem culpados por terem sido demasiadamente esbanjadores por terem vivido com os salários mais baixos da Europa. Há ainda quem acredite que os sacrifícios são necessários e estão a ser distribuídos igualmente por todos e que só assim poderemos pagar uma divida pela se sentem responsáveis. Que mais factos necessitam para ver que andamos a ser roubados e espoliados nos nossos direitos e vidas, que andamos todos a apertar o cinto para que outros possam encher mais o bandulho?
    Leia mais clicando aqui...

    Graxistas

    0 comentários

    Graxistas: Uma das figuras mais repugnantes com o que nos cruzamos ao longo da vida é o “graxista”, alguém que sem capacidades para se superiorizar aos outros mas desejando fazê-lo opta pela “graxa” para conquistar os favores de quem manda, seja o professor ou o chefe. Encontramos graxistas quase desde que nos lembramos da escola e somos obrigados a conviver com este tipo de vermes ao longo da vida.
      
    Esta gente repugnante é tanto mais útil quanto menos competitiva fora a sociedade, é por isso que numa ditadura a graxa tem tanto sucesso, misturando-se com a subserviência e a disponibilidade para fazer os trabalhos sujos de que as hierarquias das ditaduras vivem. Mas em economias pouco competitivas o graxista também encontra um terreno favorável ao seu sucesso.
      
    Ao fim de décadas de ditatura e de mais algumas de uma sociedade de favores, esquemas corrupção e subsídios o graxismo está na massa do sangue de muitos portugueses. Ser graxa é poder singrar segundo a lei do menor esforço, por isso vemos graxistas chegarem a presidentes de empresas, a directores-gerais, a líderes partidários e a outro cargos que não convém enunciar não vá os seus titulares estarem protegidos por algum artigo do Código Penal.
      
    Se é ridículo ver um idiota andar por aí a pavonear-se porque julga que ser tratado por dr lhe confere algum estatuto social, ter uma nota superior à de um colega mais inteligente ou que se esforçou mais só porque se deu graxa ao professor ou passar à  frente de um colega da empresa só porque se bajulou o chefe é repugnante, enoja. Infelizmente no nosso país uma boa parte das promoções em vez de serem alimentadas pelo esforço e pelo mérito são prémios à graxa.
      
    É uma pena que quando se discute tanto a competitividade não se perceba que não há salários baixos que salvem uma empresa ou um país que despreza o mérito em favor da graxa ou que tem governantes para quem o esforço pode ser substituído por truques.
      

    Uma das figuras mais repugnantes com o que nos cruzamos ao longo da vida é o “graxista”, alguém que sem capacidades para se superiorizar aos outros mas desejando fazê-lo opta pela “graxa” para conquistar os favores de quem manda, seja o professor ou o chefe. Encontramos graxistas quase desde que nos lembramos da escola e somos obrigados a conviver com este tipo de vermes ao longo da vida.
      
    Esta gente repugnante é tanto mais útil quanto menos competitiva fora a sociedade, é por isso que numa ditadura a graxa tem tanto sucesso, misturando-se com a subserviência e a disponibilidade para fazer os trabalhos sujos de que as hierarquias das ditaduras vivem. Mas em economias pouco competitivas o graxista também encontra um terreno favorável ao seu sucesso.
      
    Ao fim de décadas de ditatura e de mais algumas de uma sociedade de favores, esquemas corrupção e subsídios o graxismo está na massa do sangue de muitos portugueses. Ser graxa é poder singrar segundo a lei do menor esforço, por isso vemos graxistas chegarem a presidentes de empresas, a directores-gerais, a líderes partidários e a outro cargos que não convém enunciar não vá os seus titulares estarem protegidos por algum artigo do Código Penal.
      
    Se é ridículo ver um idiota andar por aí a pavonear-se porque julga que ser tratado por dr lhe confere algum estatuto social, ter uma nota superior à de um colega mais inteligente ou que se esforçou mais só porque se deu graxa ao professor ou passar à  frente de um colega da empresa só porque se bajulou o chefe é repugnante, enoja. Infelizmente no nosso país uma boa parte das promoções em vez de serem alimentadas pelo esforço e pelo mérito são prémios à graxa.
      
    É uma pena que quando se discute tanto a competitividade não se perceba que não há salários baixos que salvem uma empresa ou um país que despreza o mérito em favor da graxa ou que tem governantes para quem o esforço pode ser substituído por truques.
      
    Mas quando o graxista deixa de ser um verme com duas pernas e passa a ser um país tudo se complica pois se podemos vomitar em cima do verme já temos alguma dificuldade em fazê-lo em cima do nosso próprio país, por mais madrasta que tenha sido a nação que somos.
      
    Num momento em que a troika anda por aí começam a ouvir-se as vozes de pacóvios indígenas que julgam que os rapazolas das instituições internacionais perdem tempo a ouvir comentadores televisivos de domingo à noite. Vemos o Professor Marcelo andar a dizer que merecemos ser bem tratados pela troika porque estamos melhor do que a Grécia.
      
    O que esta gente tem feito ao longo de um ano é dar graxa à senhora Merkel e à toika, eles dizem “adoptem austeridade” e nós adoptamos austeridade a dobrar, eles dizem “privatizem” a EDP e nós privatizamos tudo e ainda alugamos a RTP e pagamos pelo aluguer, eles dizem “reduzam os custos salariais” e nós levamos os trabalhadores à miséria. Até há pouco tempo Portugal era o modelo da austeridade de sucesso, as exportações portugueses eram um verdadeiro fenómeno do Entroncamento, o sôr Álvaro até já era elogiado, vejam bem a loucura que grassava neste país!

    Agora que se tornou evidente a merda de sucesso em que estamos enterrados os ideólogos desta direita miserável recorrem aos seus valores genéticos, a cobardia, a subserviência e a graxa, à falta de melhor chamam a atenção das organizações internacionais para o nosso servilismo e como qualquer graxista da escola primária dizem de forma miserável que estamos melhor do a Grécia, a Espanha e até a Itália. Mais um pouco e até a Merkel tinha inveja de Portugal!
      
    É triste ser um cidadão de um país que se está transformando num estado graxista.
    Leia mais clicando aqui...

    segunda-feira, 27 de agosto de 2012

    Libertadores

    0 comentários

    Libertadores:
    A estátua equestre do Terreiro do Paço devia ser substituída por uma do dr. Catroga, o país só ficaria a ganhar se em vez de um cavalo exibisse um dos seus mais brilhantes libertadores. Catroga é o símbolo vivo da libertação da EDP do jugo do Estado, a empresa que dantes sofria nas mãos do Estado português vive agora a liberdade que resultou da venda da quota estatal.
      
    Dentro em breve o país libertará a RTP do jugo estatal, apenas se está à espera de que comece a dar ainda mais lucros operacionais, depois fica-se com a dívida, elimina-se o canal que não dá lucro e liberta-se o país deste peso entregando-a aos amigos da Covina e da Ongoing pois é tão certo que estes grupos levam a RTP como era certo o comprador do Pavilhão Atlântico.
      
    Entretanto, a Assunção Cristas já encontrou uma forma de levar a liberdade aos terrenos queimados pelos incêndios no Sotavento do Algarve, passarão a fazer para bolsa de terrenos a dar aos jovens do CDS e do PSD e só resta esperar pela alteração da legislação relativa à construção em terrenos agrícolas para depois vermos as serras algarvias cheias de casas de jovens agricultores.
      
    O Pavilhão Atlântico já foi libertado por um genro do senhor Presidente e é de esperar que o Ângelo Correia também consiga libertar o Estado de alguns negócios de águas, coisa para a qual é sabido e cientificamente demonstrável que o Estado não tem qualquer vocação.
      
    Aos poucos o país vai sendo libertado e quando este governo cair, por questões de ordem política ou, o que é mais provável, por razões sanitárias, o país terá sido libertado de todo o património, vendido a preços de saldo. Nessa altura teremos uma nova classe de libertadores e até pode ser que algum deles empregue o António Borges que, como se sabe, é o assessor do governo para a escolha destes novos salvadores da Pátria.
      
    O papel do assessor deverá ser assegurar que a coisa fica bem repartida pelos diversos grupo de libertadores, os sugeridos por Passos Coelho, os protegidos pelo Paulo Portas e os do Relvas. É que a generosidade desta gente no esforço por libertar o país é tão grande que é necessário garantir que tudo corra bem e não haja conflitos, é por isso que é necessário gastar tanto com escritórios de advogados e com assessores especiais.
    Leia mais clicando aqui...

    Mensagens populares

    Partilhando

    A minha Lista

    Links para este blog

    Pesquisa doenças pelo corpo

    Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

    Comentem aqui também